Autor Tópico: Lentes M42  (Lida 5108 vezes)

frenato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 26 de Abril de 2009, 23:21:32
Alguém aqui do fórum usa lentes M42 em câmera reflex digital? Pergunto isso pois o meu irmão tá vindo agora da California e está trazendo algumas lentes e estou pensando se vale a pena pegar alguma das lentes para a minha câmera.

Como funciona o foco? É só botar o adaptador e a lente e sair para fotografar, sem mais complicações?


EDITADO PELA MODERAÇÃO
Vendas apenas no sala Classificados
Regras dos Classificados
« Última modificação: 03 de Maio de 2009, 10:56:22 por André Sena »


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2009, 06:39:26
Quanto a adaptar, se for Canon é moleza, se for Nikon tem uns mistérios. Eu uso Nikon, e meu adaptador tem uma lente que, dizem as más línguas, degrada a imagem. Já vi no eBay lentes Zenitar e Peleng (que em tese seriam M42) vendidas como "mount nikon". Pelo que eu ouvi de um companheiro em outro fórum, essas vêm com um adaptador sem lente, enroscado por cima da rosca M42. Aí eu não sei se a lente é mais curta, ou se esse adaptador sem lente funcionaria em M42 originais, que vieram sem ele, enfim... A verdade é que cada lente com cada câmera é um caso.

Dá uma pesquisada, procura no google, "vintage lenses", mas já vou te avisando que não tem muita coisa em português sobre o assunto. Procura em inglês que vc acha tudo.

« Última modificação: 03 de Maio de 2009, 10:56:48 por André Sena »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2009, 17:35:48
Quanto à utilização, já que citaram Canon e Nikon, eu cito Pentax, que aceita lentes M42 sem o menor problema, com fotometria em 'manual' e em 'prioridade de abertura'.

.
« Última modificação: 03 de Maio de 2009, 10:57:47 por André Sena »
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Roberto Miglioli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2009, 16:57:29
Olá, Renato. Eu tenho uma boa experiência com lentes manuais em máquinas digitais. Dá para usar sem restrições em todas as marcas, exceto na Nikon, pois a lente não "entra" o suficiente para possibilitar o foco no infinito. As lentes Peleng e Zenitar com "mount Nikon" não oferecem foco no infinito (tá lá escrito no site deles) e foi por esse motivo que eu escolhi comprar uma Canon 20D que usava com lentes manuais (M42 e Contax/Yashica).

Eu comprei no e-bay dois adaptadores com confirmação de foco. Funciona assim: você aperta meio-curso do botão disparador (como se fosse fazer o foco) e vai girando devagarzinho o tambor da lente; vai girando, girando, girando... de repente: PI-PI!!... deu o foco!! É só disparar. Funciona legal.

Para trocar de lentes, os adaptadores M42->Canon/EOS permitem que você troque a lente sem ter que tirar o adaptador da câmera (UM passo). Já os adaptadores Contax/Yashica->Canon/EOS obrigam você a soltar a lente da máquina e o adaptador da lente (DOIS passos).

Eu também já experimentei o adaptador Canon/FD->Canon/EOS e o resultado é ótimo. Ele tem uma lentezinha para permitir o foco no infinito mas não há nenhuma degradação na imagem. Pode confiar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2009, 17:00:26
Eu uso na Canon EOS. Funcioa bem desde que a lente tenha aquela chave que poe o diafragma em modo manual.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2009, 19:10:13
e vai girando devagarzinho o tambor da lente; vai girando, girando, girando... de repente: PI-PI!!... deu o foco!!

Quando isso ocorrer é hora de trocar a fralda dele senão vai ter assaduras!!!


 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
-22.352971,-48.775582


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2009, 10:51:30
Oi pessoal, eu não entendo nada de adaptação de lentes M42 em digital, mas como usuário e apaixonado por câmeras russas entre elas a Zenit que uso a 17 anos, conheço uma pessoa que pode ajudar e o Professor da PUC-RJ que trabalha com industria fotografica Luis Paracampo , já vem a um bom tempo fazendo adaptações das lentes da Zenit em câmeras digitais, vale a pena falar com ele. WWW.novacon.com.br
Um abraço Marcelo Domarco
MD-Zenit


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2009, 12:02:55
Olá, MD-Zenit. Adquiri recentemente uma XP12 com uma lente Helios-44M, e já visitei o site da Pentcon várias vezes para pesquisar sobre as lentes para Zenit. Realmente, o material em lingua protuguesa disponível é muito bom. E como já disse o Tiago, é bem difícil encontrar informação sobre lentes vintage em nossa língua. Porém, me parece que o Prof. não passa por lá faz tempo... Nunca obtive resposta para as dúvidas que enviei ao site.
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2009, 10:40:47
Oi Obelix realmente tá dificil falar com o prof. mas vou ligar para ele é ver se ele quer participar do grupo , aí fica mais fácil. vou ver os materiais que eu tenho sobre as lentes russas e te passo.

um abraço Marcelo Domarco
MD-Zenit


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2009, 13:21:04
O que vocês precisam saber ?


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:28:36
Afshalders, desde já agradeço a atenção. Eu preciso saber quais são as opções disponíveis de lentes M42 que me proporcionem a capacidade de fazer enquadramentos próximos ou distantes. Penso em utilizar a Zenit para registrar, em preto e branco, o trabalho de campo de minha pesquisa sobre os trabalhadores do café. A fim de poder elaborar uma etnografia dos trabalhadores, preciso de algo versátil, não no tamanho/peso, mas na capacidade de registro, com qualidade, em diferentes situações.
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2009, 00:53:18
tem muita coisa !

Vou te listar os fabricantes que já fizeram coisa em M42, que me vem a cabeça:


- Pentax
- Chinon
- Praktica
- Pentacon
- Zenit (Krasnagorsk)
- Tron
- Mamiya
- Tamron (via adaptall-2)
- Sigma
- Tokina

O que você pede é muito vago... Poderia ser mais específico ?

Senão a lista básica:

28mm
35mm
50mm
90mm
135mm

da uma olhada aqui: http://m42.artlimited.net/site_lenses.php

« Última modificação: 02 de Novembro de 2009, 00:54:57 por afshalders »


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2009, 15:52:57
Valeu pela força! Desculpe pela amplitude da questão, é que o aprendizado da arte fotográfica está caminhando junto com a pesquisa.
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35