Autor Tópico: Uma pessoa precisa de "clima" para fotografar?  (Lida 4747 vezes)

Duende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 07 de Julho de 2009, 01:14:31
Hehehe!

Essa questão de obrigação eu deixo para as exigências do meu trabalho lá na universidade (assistente técnico administrativo)e para a minha faculdade, que já tá me rendendo umas consultas no psiquiatra!

Agora como eu to começando com fotografia e como é um hobbie, eu vou lá e meto o dedo na d90, e depois volto olhando o que tá errado o que deu certo o que eu estou pecando.

Acho que pra tudo na vida precisa de inspiração e motivação e para tudo isso varia.
Do advogado que precis argumentar, que mesmo que tenha esquemas prontos, precisa ir lá e selecionar os julgados que lhe servirão melhor, pro juiz que precisa estar atento, pro funcionário que filtra dados, e por que não para aqueles que lidam com arte diretamente? Não é fácil né, se fosse fácil ninguém precisaria contratar um profissional...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #16 Online: 07 de Julho de 2009, 12:04:13
Com certeza acho que todos tem razão e tem opiniões semelhantes.
Como profissional, não se pode deixar abater, siga um script técnico que seu cliente sai satisfeito.
Como diversão a história é outra. Separo minhas fotos cronológicamente, e vi recentemente uns diretórios e percebi que em alguns meses foram mais de 1200 cliques particulares, e em outros 50.
Essa diferença (24 vezes) decorreu desses períodos inférteis.
Motivação é uma coisa que não se passa para outros, apenas se estimula (quando se consegue).
Atualmente estou, entretanto, num bom período, rindo de fratura exposta com meu novo brinquedinho (D5000).

Abs


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #17 Online: 07 de Julho de 2009, 17:29:58
Profissionalmente não posso deixar meu cliente na mão, mesmo não estando inspirado conheço a técnica e a utilizo para obter o resultado que meu cliente quer. Mas claro quando a inspiração encontra a técnica é o melhor dos mundos, pois ai nem estou trabalhando, estou sendo pago para me divertir.


Ah, sei bem o que é isso!!


Se fosse profissional, bem não consigo me imaginar profissional da fotografia, aí teria que cumprir prazos, fazer o que os outros querem, etc. deixava de ter piada :)


Deixava não Alfarrob, o segredo é fazer o que os outros querem do seu jeito! E então os outros vão querer trabalhar com você por causa desse "seu jeito" de fazer. Então, como disse o Formel, ganhasse para se divertir!

Abç
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2009, 19:33:53
Fotógrafo amador que sou, às vezes passo semanas sem dar um clique. Então, só fotografo quando dá vontade, e mesmo assim muitas vezes só sai caca, mesmo me achando "inspirado", "no clima"  ou qualquer coisa assim.

Li muito tempo atrás que alguns escritores seguem uma rotina interessante: trabalham como se fossem empregados, acordando em horários certos, vestindo uma roupa para "ir" ao trabalho, cumprindo até mesmo horário. Nesse caso, não esperam a inspiração, antes disciplinam seus talentos para produzir sempre. Claro, com altos e baixos, mas sempre com uma "produção" constante.

Creio que fotografar profissionalmente seja a mesma coisa. Os fotógrafos acabam é disciplinando suas atividades de modo a "sempre fazer o serviço", com uns dias sendo mais produtivos que outros.
« Última modificação: 07 de Julho de 2009, 19:38:43 por marcospr »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 07 de Julho de 2009, 20:05:36
Li muito tempo atrás que alguns escritores seguem uma rotina interessante: trabalham como se fossem empregados, acordando em horários certos, vestindo uma roupa para "ir" ao trabalho, cumprindo até mesmo horário. Nesse caso, não esperam a inspiração, antes disciplinam seus talentos para produzir sempre. Claro, com altos e baixos, mas sempre com uma "produção" constante.

Não que eu me julgue escritora, mas eu fazia isso quando estava escrevendo a dissertação e depois a tese ou sempre que tenho que escrever algo, como agora que estou escrevendo verbetes biográficos para DHBB, bem mais lentamente porque fico por conta da Alice. Mesmo com todo esse ritual, tinha, tem vezes que eu ficava o dia inteiro num único parágrafo, mas não saia dali de jeito nenhum pois da mesma forma que a coisa não rendia, tinha horas que rendia do nada. E pior não é isso. Pior é escrever mais de 400 p. e terminar a tese com a sensação, que aumenta a cada leitura, de que deixou a desejar. Mas, enfim, é um processo meio extenuante e um pouco diferenciado.

A fotografia, pra mim, depende de um certo ânimo para levantar a b* da cadeira e me colocar em movimento. Depende de um outro tipo de estímulo. Depois de ficar o dia inteiro no computador a trabalho, com a cabeça fervilhando, às vezes não tenho muito ânimo pra pegar a câmera, dar um reset no cérebro e sair pra rua, ainda mais se o trabalho não está concluído e o pior é que ele nunca acaba. Embora se tivesse que escolher entre as duas coisas, preferiria a segunda certamente. Por isso que, vira e mexe, eu venho aqui encher o s* de vocês, é uma forma de não me desligar do assunto predileto, mesmo quando não tenho tempo só pra ele.

Mas, é claro, que uma rotina, inspirada ou não, ajuda muito qualquer atividade. Ir atrás da foto dá mais certo do que ficar esperando-a sentada.
« Última modificação: 07 de Julho de 2009, 20:10:56 por Kika Salem »


caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Julho de 2009, 04:05:37
adoro os seus tópicos, kika!

escrevo pouco por aqui, leio muito. resolvi responder este tópico.

uma vez, eu saí acompanhando a editora da revista em que eu trabalhava pra fazer um perfil do designer de móveis sérgio fahrer. o cara é absolutamente fantástico - móveis e projetos premiados ao redor do mundo, reconhecimento na sua praça, grana etc. e, quando perguntado sobre seu processo criativo, o cara disse que sentava numa cadeira e rabiscava durante 8 horas diárias.

algumas pessoas divagam sobre a proporção de transpiração e inspiração que leva ao talento ou ao sucesso (no sentido de êxito, não de fama). acabo pensando que cada um tem a sua, oras.

mas creio que um passo importante para se chegar a esse sucesso é fazer o que gosta - como já foi dito por aqui. já me senti, algumas vezes, sem uma vontade muito grande de começar uma cobertura de evento ou um retrato. mas, não sei ao certo em qual momento, a paixão pela fotografia me parecia sempre superar qualquer obstáculo. por mais piegas que isso possa parecer, era essa chama que me fazia encarar o trabalho como um desafio a ser conquistado.

trabalhei durante algum tempo como professor, também. consigo traçar um paralelo perfeito com esse assunto. era muito fácil chegar na sala e dar uma aula meia boca, sem preparo, sem motivação. mas ao ver uma centelha de felicidade pelo aprendizado no rosto de um aluno, eu me via numa situação quase impossível de não querer dar o melhor de mim e ganhar todos os alunos ao final do dia (muitas negativas na mesma frase. fez sentido?).

por isso, acho complicado relacionar a fotografia a esse negócio de inspiração ou clima. creio ter muito a ver com o seu conhecimento adquirido do processo - o famoso know-how - e o jeito com o qual vc lida com as situações - sejam elas pertencentes à sua profissão ou ao seu hobby.

acho complicadíssimo dar palavras aos sentimentos, mas acho que é alguma coisa por aí.

fico sempre feliz ao escrever por aqui. =)


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 08 de Julho de 2009, 11:48:37
adoro os seus tópicos, kika!
[...]
fico sempre feliz ao escrever por aqui. =)
Obrigada Caio. Ainda bem que alguém lê as coisas que escrevo porque às vezes tenho a sensação de que não tem serventia nenhuma.

Já fotografei até a Praça Tiradentes de madrugada. E quem disse que Deus não protege os bêbados?!?  :hysterical:
Ôooo, é o que eu mais tenho dito nos últimos tempos, o santo protetor dos bêbados é poderosíssimo, tem trabalhado bastante, coitado!

kika!
Segundo o que eu penso, vc acertou.
Não sei bem no quê, mas que bom que dessa vez eu não lhe decepcionei. ;)

***

Usei vários termos que podem provocar uma confusão danada e não soube deixar claro as diferenças entre DISPOSIÇÃO que está mais relacionado à iniciativa do indivíduo de INSPIRAÇÃO que se costuma associar a uma coisa mais involuntária, que vem de dentro (na minha época de escola, essa expressão "vir de dentro" era usada de outra maneira pelos meninos).

Eu não acredito muito em inspiração, embora alguns digam que ela exista. Será que é como naquele provérbio espanhol: "Yo no credo en las brujas, mas que las hay, las hay". Aliás, um colega aqui do fórum disse, inclusive, que eu sou uma delas. (não é porque eu sou feia ou má não, que fique claro, é porque, segundo ele, eu tenho poderes ocultos kkkk)

Agora disposição é outra história e, pelo que li aqui, alguns dispõem até algumas técnicas para se auto-motivar (junto ou separado?).

Pois bem, penso que disposição e inspiração não são bem sinônimos.
« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 12:47:30 por Kika Salem »


latreitel

  • Trade Count: (38)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #22 Online: 08 de Julho de 2009, 19:49:12
Como profissional de eventos vejo como mais importante fazer o que se gosta.
Tenho como norma ficar concentrado, como os jogadores de futebol. Sempre deu certo.

No mais é ficar atento a tudo que acontece e trabalhar sempre com bom humor.

Claro que não se pode esquecer o lado técnico e pra isso procuro inovar sempre e fazer aquela foto que ainda não fiz.

Abç a todos.
« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 19:50:08 por latreitel »


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #23 Online: 08 de Julho de 2009, 22:39:57
Obrigada Caio. Ainda bem que alguém lê as coisas que escrevo porque às vezes tenho a sensação de que não tem serventia nenhuma.


Que bobagem, Kika. Embora eu responda pouco a seus tópicos, sempre os acho interessantes.  :ok: O forum precisa de pessoas como você. ;)

E respondendo à sua pergunta:

Tem dias que são noites. :D :shock:

Mas não só na fotografia, na ourivesaria também. Tem dias que não produzo nada, falta tudo: vontade, inspiração, disciplina, sei lá o quê....só sei que não sai nada. :doh:
« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 22:46:40 por Celia H. »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 09 de Julho de 2009, 22:28:00
Que bobagem, Kika. Embora eu responda pouco a seus tópicos, sempre os acho interessantes.  :ok: O forum precisa de pessoas como você. ;)

Valeu Celia!!! Mas não precisa exagerar...

Aliás, disse acima que acredito pouco em "inspiração". Pensei bem e lembrei que numa coisa eu tenho bastante inspiração, disposição então nunca me falta pra falar bobagem, rir à toa. kkkk

Agora falando sério...
Não vi ninguém dizendo que quando está meio acabrunhado (desenterrei agora) resolve fotografar. É isso mesmo? Fotógrafo e melancolia, tristeza, desânimo, problema (ou outro nome que se dê) não andam juntos?
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 22:39:44 por Kika Salem »


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #25 Online: 09 de Julho de 2009, 22:56:52
Kika, acho que vou repetir o que os amigos já disseram. Serei breve.
Sou amador, mas vez por outra rola um trabalho.
Como amador sinto necessidade de estar inspirado, mas se me chamam pra fazer um trabalho a coisa é diferente.
Uso as técnicas que aprendi até agora e mando ver. Até hoje não reclamaram.

Contudo, uma boa foto é 90% de transpiração e 10% de inspiração

abraço a todos


Duende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Julho de 2009, 10:04:23

Não vi ninguém dizendo que quando está meio acabrunhado (desenterrei agora) resolve fotografar. É isso mesmo? Fotógrafo e melancolia, tristeza, desânimo, problema (ou outro nome que se dê) não andam juntos?


Certeza que andam as vezes sim. O  Ozzy Osbourne disse que só faz música se estiver mal! Pq isso não pode ocorrer com fotografia?
Eu mesmo já fiz uma foto dessa maneira(uma quer dizer uns 2% do que eu já coloquei no Flickr)


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #27 Online: 18 de Julho de 2009, 17:00:47

Certeza que andam as vezes sim. O  Ozzy Osbourne disse que só faz música se estiver mal! Pq isso não pode ocorrer com fotografia?
Eu mesmo já fiz uma foto dessa maneira(uma quer dizer uns 2% do que eu já coloquei no Flickr)


Funciono ao contrário. Sempre estive envolvido em atividades ligadas à arte. E sempre produzi mais quando o astral estava em alta. Como fotógrafo é a mesma coisa. Mas temos que ter um padrão mínimo de produtividade mesmo "naqueles dias". Não dá pra escolher muito o dia.

abç
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 18 de Julho de 2009, 20:13:57
Contudo, uma boa foto é 90% de transpiração e 10% de inspiração


Achei excelente a idéia do tópico e muito interessante a forma generosa que os colegas estão expondo sua forma de criação.
Particularmente, quanto ao comentário do dantas, no meu caso está acontecendo o oposto: 90% de inspiração e menos de 10% de transpiração.
Me pego "enquadrando" mentalmente por vários locais que passo cotidianamente, mas a correria do dia-a-dia e minha prioridade em acompanhar o crescimento da minha jóia de 2 anos sempre me fazem porcrastinar meus projetos em fotografia. Não sei quem disse que "suas primeiras dez mil fotografias serão as piores da sua vida", como ainda não alcancei este limite, tenho me concedido um crédito.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Resposta #29 Online: 04 de Agosto de 2009, 19:48:44
Creio qualquer atividade é melhor realizada no clima que seja mais propicio ao profissional ou artista. Mas já imaginou um neurocirurgião um bombeiro ou um guarda-vidas que não saiba segurar a onda quand o bicho está pegando? O mesmo acontece com fotógrafos...  acho que depende da situação.. tem dias que o guarda-vidas fica só de bobeira, tomando sol... o mesmo acontece om o fotógrafo..
Particularmente eu peno muito mais quando clico para mim mesmo do que para clientes...