Autor Tópico: "Metralhando a modelo" - vida útil do equipamento e outras conjecturas  (Lida 3763 vezes)

smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Estava vendo um vídeo sobre iluminação, uso de rebatedores e etc, e lá pelos 2 minutos do vídeo percebi que o cara estava "metralhando" sem dó a modelo.

O vídeo é esse:

http://www.sunbounce.com/cms/index.php?id=...son_1_3&L=1

Fiquei pensando 2 coisas:

Primeiro, isso não "judia" da camera? A vida útil do equipamento não é medido em "clicks"? O cara não tem dó da sua camera?

E segundo, isso seria "normal" no meio fotográfico (em editorial, moda, sei lá), tirar 10 fotos seguidas do mesmo tema e depois escolher a melhor? E na época de filme, qts mil rolos o cara usava num ensaio então?

Eu levei uma pequena bronca (na verdade foi uma "aula") de um grande amigo qdo fui de assistente em um casamento com ele e ele disse que eu fazia muitas fotos pra escolher uma, quando na verdade o ideal seria fazer pensando em ter "A" foto já no primeiro click, ou seja, pensar no que está fazendo e fazer a foto com consciência.

Concordo em fazer 2 ou 3 fotos na sequencia, pra tentar não pegar a pessoa piscando, ou ainda, qdo a modelo está se movimentando ir pegando os movimentos, mas no vídeo parece que ele deixa o dedo e tira 10 fotos da mesma coisa.

Isso é uma coisa rotineira nos tempos digitais???

Eu tenho me policiado ultimamente, tentando fazer menos cliques e mais fotos.

Qual a opinião de vocês?


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2009, 13:20:27
É uma coisa corriqueira em moda, e já era assim nos tempos do filme.
Nos anos 80 fui assistente de um fotog de moda que usava uma 6X6 e era isso mesmo. Uma sessãozinha iam 10, 15 rolos fácil.
Em moda , qualquer dobrinha na roupa, qualquer sombrinha errada faz diferença, enquanto numa foto de um grupo em um casamento o máximo que acontece é o que vc mencionou : alguém de olho fechado ou boca aberta.
Se isso consome o equipamento? Claro que sim ! Por isso todos nós fotógrafos temos que incluir o desgaste do equipamento do preço dos trabalhos, sempre !!
 :ok:



dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2009, 13:55:27
Não sou da era do filme (ao menos como profissional), mas num casamento com uma câmera só, facilmente passamos de 2.000 disparos. Com duas ou mais, esse número chega aos 3.000.
O cliente normalmente só sabe de 500 a 1000, o resto é descartado sem conhecimento do cliente (após ver o resultado em um bom monitor, não no LCD).
Em festas infantis e eventos sociais, 600 disparos é uma base facilmente ultrapassada.
Se a câmera tem vida útil de 100K, tenho que diferir 1/150 do preço da câmera em cada evento (algo como R$30). Isto faz parte do custo variável do evento.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2009, 16:23:32
Normalíssimo! Em fotojornalismo também!

A melhor expressão espontânea de alguém pode durar uma fração de segundos. E sempre, sempre, sempre: Desgaste de equipamento vai para a planílha de custos. Por isso quem cobra barato demais não vai a parte alguma.
Cuidar do equipamento é uma coisa, agora, dó de usar? Como dizem os marinheiros, barco bom é o que está navegando.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2009, 18:32:56
É certo que o custo de depreciação tem que se considerado na hora de calcular o preço cobrado. Não há dúvidas disso. Mas eu acho uma judiação! rs rs rs!  :D

Mas a idéia principal da minha questão seria se é válido tirar 30 ou 40 fotos para escolher 1.

Isso não é sinal dos tempos, da era digital?

É claro que cada caso é um caso, qdo fotografo motocross por exemplo eu tiro vários FPS, mas num casamento acho pouco producente (e até meio inadequado) um monte de "plec-plec-plec" durante a cerimônia.

Acho que tem horas que deve-se pecar pelo excesso, para tentar não perder uma expressão ou um momento, mas isso não deveria ser o usual, a regra, e sim, a exceção. Ou não? :-)

abs!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2009, 07:25:12
Como eu citei, o custo de uma cobertura cheia de "plec-plec" é muito pequeno perto do valor cobrado. Desta forma cada vez mais este comportamento virará rotina. Clientes, entretanto, não ficam sabendo da quantidade de disparos que fiz, pois só mostro uma fração previamente escolhida por mim.
Este comportamento virou regra e não exceção, com muito respeito à sua opinião.
Disparar 600 cliques em um aniversário hoje em dia é fácil demais.


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2009, 14:38:10
- Perdoem a possível estupidez da pergunta ( AMADOR )

- Já havia lindo algumas coisas a respeito do tempo de vida de uma maquina...
- MAs lendo agora este tópico me surgiram algumas dúvidas...

- Por exemplo.
- Quem decide o tempo de vida útil, são as empresas?
- Digamos q uma maquina deu 100.000 Tiros ela obrigatóriamente vai parar?
- Alguém sabe qual a peça exata ( processador ) q para de funcionar e se existe possibilidade de arrumar???

- E a que p/ mim é muito importante (((risos))) Alguém sabe o numero exato de clicks de uma D60???? E A onde é q se vê quantos já foram dados???

- desculpem pelo questionários ((( risos))) mas é q nunca ganhei um centavo c/minhas fotos e me matei p/ comprar ela e lentes só de pensar q uma hora ela não vai funcionar mais eu fico P***!
- Hoje em dia eu nem digo mais q fotografar é um hobby pq p/mim é muito + do q isso é uma paixão.
Valeu!


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2009, 15:39:25
É uma estimativa, não quer dizer que com 100 mil clicks ela trava ou simplesmente pára de funcionar qdo o contador mudar de 99.999 para 100.000.

É o desgaste natural do equipamento (como qq outro material, um carro, uma TV de LCD, etc), uma hora ele abre o bico... tb não quer dizer que ela vai chegar a 100 mil (pode pifar antes, ou muito depois).

Para saber a vida util estimada da sua camera sugiro consultar o site do fabricante, ou fazer uma pesquisa no google, nao deve ser dificil achar a resposta.

Em tempo: 50 mil ou 100 mil disparos é muita coisa! Pode clicar tranquilo (se sua consciência assim mandar)  :D

abs.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2009, 17:03:42
Em geral é feita uma estimativa baseada em amostras estatísticas das partes mecânicas. Pegam 1.000 câmeras e disparam até que ela pare de funcionar (ou 2.000 ou 500, ou qualquer outro número que eles creem ser suficientes).
Simples? Quase isso, mas eles colocam estes dados em ferramentas estatísticas e verificam qual a distribuição estatística que mais é aproximada pela amostra. Supondo que seja uma distribuição estatística NORMAL. Eles então definem que 99% de confiança (ou 95% ou 90% ou outro número) para indicar que a câmera vai durar pelo menos esta quantidade de cliques.
Se deu um número "quadrado", eles arredondam.
Pronto.
Sua câmera vai durar 40.000 disparos (acho que a D60 é isso) com 99% de certeza (ou 95% ou 90%, pois esses são os números mais comumente usados).


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2009, 17:58:51
Brigadão... Valeu mesmo pelos esclarecimentos... Vou ver no site da nikon os detalhes específicos dela... 


mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan