Autor Tópico: como montar um estudio fotografico com instrumentos improvisados  (Lida 90645 vezes)

kisshel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2009, 05:10:17
Ivan sabe me dizer se posso usar outra lampada que num seja alogeneio?


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #16 Online: 08 de Outubro de 2009, 21:09:59
Olá Ster essa dica do imagine, é muito boa mesmo eu assino embaixo, :clap: pois ja uso desde os tempos da fotografia analogica, só que com uma diferença, o suporte para os refletores eu usei um pedestal para microfones, serve perfeitamente, e tem em preto fosco e cromado, sendo que o ultimo é bem mais caro, pois eles tem apoio estilo tripé e pode ser regulado na autura que voce quiser, fica na autura maxima de aproximadamente 1,90m, e minima de 1,10m e vem com uma base e parafuso para fixar o refletor, essa base tambem é regulavel em um angulo de aproximadamente 340º, ou seja, pode-se colocar a luz na autura desejada sem levantar a aste do mesmo, o meu é de 500w. o incoveniente é o calor pois a luz é incandecente. Se seu anbiente for em arcodicionado tudo bem, outro problema é o consumo de energia, é bem auto viu. Mais uma coisa as foto tendem a ficar puxada para o vermelho mas, se seu equipamento for digital não há problema.
Espero ter ajudado. :ok:
Abraço.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #17 Online: 08 de Outubro de 2009, 21:17:11
Ops! :doh: :D uma coisa que esqueci de dizer voce encontra o pedestal em quaquer loja de instrumentos musical,
o valor varia de marca. Lembro que na epoca os meus custaram R$ 25,00 cada. :ok:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


JulioS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Web Site Pessoal
Resposta #18 Online: 08 de Outubro de 2009, 22:33:39
Quando comecei eu fiz muitas fotos com refletores alógenos. São muito eficientes, de fácil transporte, manutenção simples e de fácil aquisição. Tentei outros tipos de luz, como as fluorescentes, que esquentam muito menos o ambiente, mas são muito mais delicadas. No caso, havia montado dois painéis de lâmpadas fluorescentes. A vantagem das fluorescentes, além de não esquentarem, é que o painel fica comprido e pode iluminar uma modelo com uma luz mais difusa, mesmo quando posicionado próximo a ela, tal qual um hazy. A grande desvantagem é que as lâmpadas fluorescentes de tubo são muito delicadas. Embora nunca tenha ocorrido nenhum acidente comigo, sempre fiquei com medo de bater algo nelas e explodir. Outras lâmpadas que testei foram as photoflood. São realmente muito interessantes, pois são potentes e com boa reprodução de cores, mas tem vida útil muito curta. Hoje uso flashs de estúdio e os devidos acessórios.

Com estas experiências todas, o que posso afirmar é o seguinte: toda iluminação é boa, desde que esteja sob controle e seja bem aproveitada. Outra dica importante: cada lâmpada tem uma temperatura de cor diferente, saiba qual é a temperatura de cor da iluminação que você está usando e nunca misture fontes de temperaturas diferentes (a menos que queira criar um efeito proposital).

É preciso entender as limitações do que você possui e trabalhar o equipamento para produzir o que se quer. Hoje prefiro os flashs, mas trabalhar com eles é muito difícil, pois você tem que posicioná-los e prever como a foto sairá. A principal vantagem da luz contínua para quem está iniciando com iluminação é que você fotografará o que está vendo.
_____________ @juliosene _________________
Tutorial Básico sobre Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/basico-lightroom-3.html
Tutorial sobre Importação no Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/lightroom-3-importacao.html


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #19 Online: 09 de Outubro de 2009, 06:57:18
Quando comecei eu fiz muitas fotos com refletores alógenos. São muito eficientes, de fácil transporte, manutenção simples e de fácil aquisição. Tentei outros tipos de luz, como as fluorescentes, que esquentam muito menos o ambiente, mas são muito mais delicadas. No caso, havia montado dois painéis de lâmpadas fluorescentes. A vantagem das fluorescentes, além de não esquentarem, é que o painel fica comprido e pode iluminar uma modelo com uma luz mais difusa, mesmo quando posicionado próximo a ela, tal qual um hazy. A grande desvantagem é que as lâmpadas fluorescentes de tubo são muito delicadas. Embora nunca tenha ocorrido nenhum acidente comigo, sempre fiquei com medo de bater algo nelas e explodir. Outras lâmpadas que testei foram as photoflood. São realmente muito interessantes, pois são potentes e com boa reprodução de cores, mas tem vida útil muito curta. Hoje uso flashs de estúdio e os devidos acessórios.

Com estas experiências todas, o que posso afirmar é o seguinte: toda iluminação é boa, desde que esteja sob controle e seja bem aproveitada. Outra dica importante: cada lâmpada tem uma temperatura de cor diferente, saiba qual é a temperatura de cor da iluminação que você está usando e nunca misture fontes de temperaturas diferentes (a menos que queira criar um efeito proposital).

É preciso entender as limitações do que você possui e trabalhar o equipamento para produzir o que se quer. Hoje prefiro os flashs, mas trabalhar com eles é muito difícil, pois você tem que posicioná-los e prever como a foto sairá. A principal vantagem da luz contínua para quem está iniciando com iluminação é que você fotografará o que está vendo.


Está certissimo Sr.Julios
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


BRUNNO OLIVER

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Bruno Oliveira
Resposta #20 Online: 10 de Outubro de 2009, 20:53:23
gostei muito da ideia do bambolê... vou ver se consigo o material pra fazer...  :D

abs :ok:
Bruno Oliveira


awern

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 11 de Outubro de 2009, 18:39:12
Para um difusor muito bom, compra numa loja de material de construção madeira para fazer uma moldura no formato que você quiser. Numa papelaria você compra papel vegetal para usar com a moldura. Você pode encontrar papel vegetal em rolos que é mais conveniente para usar com a moldura, porem se você não quiser gastar muito pode comprar folhas individuais e colar uma na outra com durex.  :ok:
Anton Werner


alexandreprainha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #22 Online: 15 de Janeiro de 2010, 13:59:15
Para um difusor muito bom, compra numa loja de material de construção madeira para fazer uma moldura no formato que você quiser. Numa papelaria você compra papel vegetal para usar com a moldura. Você pode encontrar papel vegetal em rolos que é mais conveniente para usar com a moldura, porem se você não quiser gastar muito pode comprar folhas individuais e colar uma na outra com durex.  :ok:
durex no calor intenso derete, não faça isso não vai estragar sua luz.


Sissa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 19 de Janeiro de 2010, 15:10:50
Pessoal, para rebatedor, dá para comprar também um daqueles pára sol de pára brisa de carro.
Comprei no Extra - Hipermercados por R$19,90. Já utilizei e valei super a pena.
É bom que ele já é prateado, do outro ládo pode passar um spray dourado, fica perfeito!  :ok:


ericsons

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • that´s all folks
    • meu flickr
Resposta #24 Online: 31 de Março de 2010, 16:32:21
achei um setup bem interessante no improviso



e para fotos de produtos é mais fácil ainda de fazer:





manjando do conceito fica relativamente fácil improvisar um estúdio  :D
----------<br /><br />Canon T1i - nikon D40


Júnior.Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2010, 01:07:09
Eu tambem estava procurando como fazer um estuido caseiro, mais só encontrei nesse link aqui :

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?PHPSESSID=ec820aae5a0d1fdc6383cd7719e187db&topic=33104.0
Júnior Fotos


Júnior.Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 04 de Abril de 2010, 01:23:26
:D Achei isto pela internet e achei demais:

"Montei um pequeno e simples estúdio para tirar fotos, em um espaço na minha casa, seguindo várias dicas pela internet e quero compartilhar com todos as minhas experiências.
Quero registrar meus agradecimentos aos amigos da comunidade fotografia sensual do orkut e também ao Flávio Steffens, onde colhi muitas informações extremamente úteis."


Primeiramente comprei o seguinte material:

Refletor halógeno de 1000w por R$60,00 (tive de encomendar, pois só encontrava refletores de até 500w);



Suporte para o refletor, com 1,6m, em ferro com pintura preta fosca especial para não descascar, cabo de força (5m) e tomada, tudo por R$50,00;


Plástico Lisolene (1m) nr 20, servindo de difusor. Custo de 2,00 (é importante frisar que o lisolene não pode tocar no refletor, caso contrário, derreterá)!



Tecido Brim (100% algodão), 2,5m x 1.60, que foi usado como fundo infinito... R$30,50.




Ressalto que o calor resultante do halógeno é bem alto! :assobi:
onde eu encontro este suporte do refletor ?
Júnior Fotos


Riquelme

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #27 Online: 01 de Setembro de 2010, 09:46:46
 oI GUIGO É UM PRAZER FALAR COM VC.TENHO ACOMPANHADO O FORUM SOBRE ESTUDIO IMPROVISADO,E SOU MAIS UMA FOTOGRAFA NO COMEÇO DE CARREIRA.GUIGO MINHA DUVIDA É O SEGUINTE ,JA FIZ ALGUNS BOOK NO MEU ESTUDIO EM CASA,MAS REBOLEI PARA UM RESULTADO SATISFATORIO,EU SÓ TENHO OS FUNDOS DE TECIDO BRANCO E PRETO E UM SIMPLE REFLETOR DE MESA DE LEITURA,MAS IMPROVISEI COM PAPELAO FAZENDO A LUZ FOCAR E NAO SE ESPALHAR.MAS NOTEI QUE EM ALGUMAS FOTOS NAO CONSEGUI ESCAPAR DAS SOMBRAS DAS MODELOS.
AI ESTOU QUERENDO SABER SE EU COMPRANDO O 2 REFLETOR HALOGENO DE 500W CADA SE VAI ME SUPLI.E QUAL A MELHOR POSIÇÃO PARA COLOCA-LOS.AINDA NAO TEM OS REBATEDORES.A CAMERA QUE USO É UMA NIKON D3000,MAS SE DEUS ME AJUDAR QUERO COMPRAR UMA MELHOR,MAS POR ENQUANTO ESSA JÁ ME AJUDA.GOSTARIA DE UMA OPINIAO SUA.
POIS TENHO UMA FOTO MARCADA PARA O FERIADO DO DIA 7/9 E PRECISO URGENTE PROVIDENCIAR ESTE MATERIAL.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2010, 09:47:21 por Riquelme »


taize

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #28 Online: 02 de Setembro de 2010, 10:35:53
Bom dia,
bom, sobre refletores não posso te ajudar mto, pois tb sou iniciante e vou comprar equipamentos da ATEK,
sobre rebatedores posso te indicar o material de isolamento térmico, em lojas de materiais de construção vc encontra a venda por metro,
eu comprei o isolamento termico que eh prateado, comprei um pedaço de isopor (daquele mais grosso) e e fixei o isolamento no isopor com fita tape...hehehe   puro improviso, mas gastei uns 15 reais enqto um rebatedor prata custa mais de 100 contos....
Agora vou comprar um tecido dourado legal e fazer um rebatedor dourado igual....

espero ter ajudado em alguma coisa
 :ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #29 Online: 02 de Setembro de 2010, 10:51:45
Uma dica BBB (boa, bonita e barata) pra fazer um rebatedor...

Compra um cesto de roupa grande, daqueles dobráveis, na 25 de março custa uns "5 real"



Compra um pedaço de TNT prata e um dourado (vai dar nem R$ 10,00), arranca os arames do cesto e costura o TNT nele, um lado prata e o outro dourado... pronto, um rebatedor 2 em 1 e ainda dobrável  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).