Autor Tópico: Duvida !!!  (Lida 2220 vezes)

vicvolp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 09 de Julho de 2009, 13:50:04
Oláaa!!
eu irei começar um curso de fotografia, eu nao entendo nada de maquina (ainda), então gostaria de uma ajudinha para comprar uma boa!

Estava entre a Nikon P90 e a Canon SX10 IS!
mas me falaram para comprar a a Nikon D40x pois tem mais recursos e blablabla, mas para ele tem que comprar lentes a parte nao é??

qual seria melhor??
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 14:04:30 por vicvolp »


j. boni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
    • Minha galeira no Flickr
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2009, 17:20:53
Olá!!
Eu aconselharia a comprar a D40x. Tb tenho uma compacta (muito boa, como compacta) mas jah to doido pra comprar uma DSLR. A qualidade das imagens é bem melhor apesar da limitação qto ao zoom no caso dessas zupersooms q vc citou pq o kit q vem nao tem muito alcance. Mas ainda sim acho vantagem a DSLR. A medida q for aprendendo mais vc vai sentir as limitações das compactas.
Espero ter ajudado!

T+!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2009, 19:46:36
Quem opta por uma SLR não terá o resultado de uma compacta de cara, sem ajustes na imagem. A compacta entrega imagens mais prontas, acabadas (e saturadas), coisa que as reflex não trazem de cara. Mas as reflex tem inúmeras funcionalidades e possibilidades que as compactas não têm. As principais é a capacidade de ter o controle total da imagem, com acesso fácil e rápido, aliado à capacidade de ter fotos com pouca luz (todas as compactas penam em fotos indoor ou noturnas).

Eu comprei recentemente uma SLR MAS após ANOS estudando sobre fotografia.

Não arrependo nada. Gastei 3 a 5 vezes mais que numa compacta, e não tenho o zoom dessas duas, mas tenho outras possibilidades.
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 19:47:15 por dkfuji »


vicvolp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2009, 20:25:34
entãoooo como sou iniciante, é melhor comprar uma compacta para depois de um tempo investir numa SLR?
porque eu pesquisei, tem a D40x e a D40, a D40x tá bemmmmm mais cara...e a D40 tem pouca diferença de preço com a P90, mas pelo menos ela É  SLR, mas acho que no momento não irei investir em ficar comprando lentes, até entender melhor... e ouvi falar que a D40 saiu de linha tb o.O"
bom, acho que fico com a compacta por enquanto :)
farei q nem fiz com flauta transversal, comecei com uma barata e usada e depois investi numa melhor o/
obrigadaaaaaaaaaaa X***


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2009, 21:48:23
vicvolp,

Com a D40+lente do kit vc terá bem mais qualidade de imagem de ISO baixo até alto, por outro lado perderá o modo de filmagem e a lente com grande zoom.

Além das vantagens acima com a reflex vc terá um AF bem mais rápido, maior autonomia da bateria, e não terá o Live View (Tirar foto com o LCD).

Valeu


vicvolp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2009, 22:21:56
a D60 é melhor que a D40?? 


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2009, 22:24:45
a D60 é melhor que a D40?? 

Sim, tem uma lente com VR e um limpador de sensor.

Ela tem 10Mp, mas não representa muita melhora com os 6Mp da D40.

Valeu


vicvolp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2009, 22:34:47
"Além das vantagens acima com a reflex vc terá um AF bem mais rápido"

qual é a Reflex? o_o"


vicvolp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2009, 22:36:46
se eu pegar uma D40 com extra lens: Nikon Zoom-Nikkor 55-200mm f/4-5.6G ED AF-S DX zoom eens
fica melhor doq uma P90?


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2009, 22:41:42
se eu pegar uma D40 com extra lens: Nikon Zoom-Nikkor 55-200mm f/4-5.6G ED AF-S DX zoom eens
fica melhor doq uma P90?

Reflex é a DSLR que é a D40/D60....

Sim fica bem melhor que a P90 na qualidade da imagem, porém vc perderá o modo de filmagem e a melhor portabilidade da P90.



vicvolp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2009, 22:45:02
e o que seria melhor para um amador iniciante ?
filmagem não faz tanta diferença pra mim! e eu não ligo tanto pra portabilidade tambem não! quero qualidade mas não muito custo >_<"
é que eu não sei se é melhor grande zoom e menos qualidade, ou mais qualidade e pouco zoom ._.
obrigada pela paciencia xDDD
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 22:50:40 por vicvolp »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2009, 22:49:53
e o que seria melhor para um amador iniciante ?
filmagem não faz tanta diferença pra mim! e eu não ligo tanto pra portabilidade tambem não! quero qualidade mas não muito custo >_<"
obrigada pela paciencia xDDD

Isso é uma questão difícil de responder, pois vc poderá comprar uma compacta e ficar satisfeita pro resto da vida e nesse caso a compacta é sem dúvida alguma o melhor negócio. O grande problema é quando chega um momento que a qualidade da imagem da compacta não lhe satisfaz e vc resolve comprar uma DSLR e aí pra esses caso seria melhor já ter começado com uma DSLR.....gastaria menos dinheiro.


vicvolp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #12 Online: 09 de Julho de 2009, 23:06:41
eu li que a compacta é melhor para "colocar no bolso da camisa e levar para a festinha e fotografar em locais iluminados" (li isso na internet)
e que a Reflex é melhor para fazer fotos artísticas com menos luminosidade
seria assim q funciona? 


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2009, 08:58:33
eu li que a compacta é melhor para "colocar no bolso da camisa e levar para a festinha e fotografar em locais iluminados" (li isso na internet)
e que a Reflex é melhor para fazer fotos artísticas com menos luminosidade
seria assim q funciona? 

Esta assertiva é quase verdade. Uma P90 não cabe no bolso. É quase do tamanho de uma D40 (ou D60 ou até mesmo uma D5000) com lente do kit (beeeem menos versátil que a lente da P90).
Para fotos Indoor (ambientes internos) a diferença passa a aparecer. Mesmo que exista razoável iluminação. ISO 400 das compactas já perde tanta qualidade que você perderá a capacidade de ampliações e a capacidade de fazer crops na imagem (recortes das partes mais interessantes), seja pq sobrou muita coisa desnecessária, seja para passar uma idéia melhor.
Com uma SLR (reflex, que tem este nome por ter um espelho dentro dela, logo ela reflete a imagem) a coisa é diferente. Mesmo com uma lente complementar 55-200 VR que não custa caro (somada à 18-55 com ou sem VR), você terá muito menos zoom que a P90 (na P90 você terá 26-624mm equivalentes, enquanto na reflex você terá 27-300 equivalentes).

Entretanto o sensor das reflex comuns e mais baratas são de 5 a 10 vezes o tamanho de um sensor de câmera compacta. Logo consegue captar mais luz. Faça um paralelo com uma antena parabólica: quanto maior, mais limpo é o sinal e mais sinais você consegue pegar.
Quando o sinal (luz) é fraco, os sensores das compactas (parabólica pequena) não interpreta de forma correta, prejudicando muito a imagem (é uma forma simplista de dizer como surge o ruído/a granulação na imagem). Com os sensores maiores a imagem passa a ter melhores definições com pouca e média luz. Um sensor APS é 7 a 8 vezes o tamanho do sensor da P90, um sensor Full Frame que é 225% do tamanho de um sensor APS, ou mais de 16 vezes o sensor da P90.

Se sua opção for uma P90 ou semelhante, você não se arrependerá por algum tempo, mas você se tornará mais exigente com o passar do tempo. Não há compacta que traga resultados melhores em pouca e média luz que a fusquinha das SLR (D40, que aliás é muito boa).

Daniel