Autor Tópico: amigos, ajudem-me!  (Lida 2178 vezes)

Putardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
    • All Fotos
Online: 23 de Setembro de 2005, 20:33:10
Pelo menos considero um teste de fogo!


amanhã fotografarei meu primeiro show com a minha Rebel 300D... não sei ainda todas as nuances do formato RAW, então estou considerando fotografar em modo JPEG large, com o ISO 1600...será que vai rolar?São fotos pro site da Via Funchal... eu sempre tirei fotos legais, mas antes eu usava filme, iso 400 e flash (por causa da falta de $$$recursos$$$)... e como serão 3 bandas, acho que dá a'te pra fazer umas experiencias, primeiro no modo automatico e depois fazendo ajustes manuais...

ou o lance do RAW não é muito complicado?é que eu gostaria de ter a possibilidade de fazer as ampliações no maior tamanho possivel em papel...suponho que teria que fotografar em RAW, não?


bom, é isso...abraços a todos!


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2005, 21:00:22
Putardo,

Não sou a pessoa mais indicada para falar a respeito e provavelmente muitos foristas irão me suceder para falar a respeito, mas pelo que andei lendo, o modo RAW permite que você faça ajustes no computador que não seria possivel em outros formatos, principalmente em JPG. Baseado nisso, não vejo o motivo pelo qual você deva privar-se do RAW (já que sua câmara oferece esse formato) e gravar as fotos em JPG. Acredito que você deva usar o RAW e fazer retoques necessários; somente depois gravar em JPG (ou outro formato) e mandar imprimir. vamos aguardar a opinião dos mais experientes a respeito.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2005, 21:10:52
O raw vai te dar principalmente maior controle do balanço de branco, se for bater em jpge bata o branco antes, se for bater em raw, desencana pq vc resolve isso no computador, mas leve em consideração o número de fotos que v ai bater, quanto vc tem de cartão de memória, pq o rasw ocupa bem mais espaço....

Sobre o iso, bom bater em filme e em digital nesse aspecto é a mesma coisa, só na hora vc vendo a luz pra saber se vai precisar de iso alto ou não. dependendo de onde vc fique no show um flahs pode ser útil
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


magoorf

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2005, 21:38:36
Oi

Citar
Não sou a pessoa mais indicada para falar a respeito e provavelmente muitos foristas irão me suceder para falar a respeito, mas pelo que andei lendo, o modo RAW permite que você faça ajustes no computador que não seria possivel em outros formatos, principalmente em JPG. Baseado nisso, não vejo o motivo pelo qual você deva privar-se do RAW (já que sua câmara oferece esse formato) e gravar as fotos em JPG.

Tb acho,

Se tu já fazia foto boa com filme 400asa e flash, imagina agora...

abraços,

Magoorf :thmbup:  


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2005, 08:19:32
Citar
...mas leve em consideração o número de fotos que v ai bater, quanto vc tem de cartão de memória, pq o raw ocupa bem mais espaço....

Bem lembrado...além disso considere também a quantidade de fotos que pretende tirar. Como vc falou que sao 3 bandas....haja foto...
E retocar (quase) todas no PS haja tempo....será que nao vale a pena tirar em jpeg mesmo?  :denken:  
Deutschland

Flickr


Putardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
    • All Fotos
Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2005, 08:24:54
Eu tenho um cartão de 256 e outro de 512...acho que em RAW, eu tiraria por volta de 80 fotos...confere?acho que 80 é mais do que suficiente, ainda mais levando em consideração que só posso ficar lá no "chiqueirinho" nas tres primeiras musicas de cada banda...mas eu nunca fui muito de "metralhar", sempre tiro as fotos conscientemente...

mas a idéia do RAW era pra realmente poder fazer ampliaçoes grandes no papel...eu nem faço ideia de como fazer o lance do WB na hora de passar pro computador...

alguém pode me elucidar sobre esse pós processamento do RAW?o ajuste de branco, principalmente....

abraço!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2005, 08:50:35
Olhja o Raw não amplia o tamanho da foto (tá certo que te dá um poder a mais de interpolação direto no raw), então o tamanho da foto em jpge e em raw é o mesmo.

Qual o tamanho das fotos que vc quer bater?
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Putardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
    • All Fotos
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2005, 08:56:17
Alex, eu gostaria de trabalhar a partir de 20x30... será que rola?

to vendo que eu vou ter é que fazer um curso em digital!hehe


brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2005, 09:49:24
Eu nunca fotografei em RAW, porém falam muito bem, e não deve ser atoa.

Agora, se quiser fotografar em JPEG use o modo Fine.

 
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2005, 13:33:21
Citar
Alex, eu gostaria de trabalhar a partir de 20x30... será que rola?

to vendo que eu vou ter é que fazer um curso em digital!hehe
Com 3072 x 2048 tu faz 20X30 tranquilamente. Eu tinha uma F717 e com apenas o 5mp dela eu fiz umas 30X40 que ficaram ótimas. Nem te preocupa que no JPG vai tranquilo. Claro que o RAW vau te dar mais qualidade (principalmente mais autonomia sobre o resultado final), mas se tu não tem muita noção sobre ele, acho melhor deixar pra próxima vez...
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


joana_fotopsi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
    • http://
Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2005, 13:46:03
e aí?? como foi???

[]'s
Joana


Putardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
    • All Fotos
Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2005, 14:44:19
Joana, foi legal!!!

coloquei um tópico na sala Galerias...dá uma olhada lá!

beijos!