Autor Tópico: Testes com flash em diversas posições.  (Lida 14852 vezes)

Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Online: 09 de Julho de 2009, 23:01:01
Olá Pessoal.

Depois de muitas pesquisas e conversas sobre o uso do flash, posição da cabeça, potência, etc para fotografar pessoas em eventos, obtive várias dicas de como usar, porém não fiquei muito satisfeito com o resultado.
Pensando nisso resolvi fazer uns testes e gostaria muito de compartilhar com vcs o resultado. Gostaria muito da opinão, sugestão de melhoria e crítica (desde que construtivas, é claro), dos fotógrafos mais experientes.
Primeiro de tudo gostaria de dizer que não sou profissional, mas como todos aqui, amante da fotografia. Ainda chego a ser profissional. rs

O equipamento usado foi uma canon 450D com lentes de 15-55mm e 50mm e flash sigma. Quanto aos modelos, foi que consegui arrumar aqui em casa por conta das cores (vermelho, verde, azul e amarelo). Se esse teste for aprovado, ai sim farei tudo novamente em pessoas.

Enfim, chega de blá, blá, blá e vamos ao que interessa.

Esse teste foi feito no salão de festa do prédio onde moro.

Abaixo, segue na ordem de como a posição do flash foi usado em todas as fotos.

1- Flash rebatido no teto.
2- Flash com um tipo de cartolina branca. Vejo bastante isso nas câmeras.
3- Flash com rebatedor. Cabeça do flash um pouco inclinada fazendo com que o rebatedor ficasse paralelo com o chão.
4- Flash direto.
5- Flash usando folha de papel vegetal. Vi um comentário a respeito do uso desse papel e por isso resolvi usá-lo como teste tbm.



1º Teste - lente 18-55mm
velocidade 1/50s
f/4.5
ISO 800


Resultado
1-condições em que a foto foi tirada - todas as luzes do salão acesa.
2-flash rebatido no teto: foto escura
3-flash com cartolina: um pouquinho mais clara que a primeira
4-flash direto: formação de sombras
5-flash com rebatedor: parte de cima da foto ficou escura
6-flash com papel vegetal: foto clara, mínimo de sombras e área total bem homogénea

2º Teste - lente 18-55mm
Velocidade 1/40s
f/4.5
ISO 800


Resultado
1-condições em que a foto foi tirada. apenas algumas luzes do salão acesas.
2-flash rebatido no teto: foto escura
3-flash com cartolina: um pouquinho mais clara que a primeira
4-flash direto: formação de sombras
5-flash com rebatedor: parte de cima da foto ficou escura
6-flash com papel vegetal: foto clara, mínimo de sombras e área total bem homogénea

3º Teste - lente 18-55mm
Velocidade 1/40
f/6.3
ISO 800


Resultado
1-condições em que a foto foi tirada. pouca luz e duas cadeiras simulando um casal sentado.
2-flash rebatido no teto: foto escura
3-flash com cartolina: um pouquinho mais clara que a primeira
4-flash direto: formação de sombras
5-flash com rebatedor: foto escura e com sombras bem definidas
6-flash com papel vegetal: foto clara, pouca sombra e área total bem homogénea

4º Teste - lente 50mm 1.8
Velocidade 1/80s
f/2.8
ISO 800


Resultado
1-condições em que a foto foi tirada. todas as luzes do salão acesas
2-flash rebatido no teto: foto escura
3-flash com cartolina: um pouquinho mais clara que a primeira
4-flash direto: formação de sombras
5-flash com rebatedor: foto escura e com sombras
6-flash com papel vegetal: foto clara, mínimo de sombra e área total bem homogénea

Conclusão:

Flash rebatido no teto- todas as fotos ficaram escuras.
Flash usando a cartolina branca - um pouquinho mais claras que as rebatidas no teto.
Flash com rebatedor - parte de cima da foto mais escura que a parte de baixo.
Flash direto - todas as fotos estão com sombras.
Flash com papel vegetal - visando o melhor custo benefício, o uso do papel vegetal obteve um excelente resultado.
Todas as fotos com ele ficaram bem iluminadas sem estourar, sem sombra e toda a área da foto ficou com uma luminosidade uniforme.
Enfim, para quem não quer gastar uma grana comprando o lightspere, está ai uma dica.

É claro que tudo isso não é uma regra, mas serve de ajuda. Usei o papel vegetal algumas vezes no último aniversário de 15 anos que fotografei. Gostei do resultado
Amanhã fotorafarei um aniversário e sábado um recém-nascido. Se for preciso o uso do flash, com certeza usarei o papel vegetal.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estando dentro de minha capacidade, responderei com maior prazer.

ps: nenhum foto teve algum tipo de alteração no ps ou lr.

Att.




« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 23:08:20 por Luciano Moraes »
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Leonardo Mota

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2009, 00:12:33
Muito bom Luciano, parabéns!

As vezes gosto de fazer alguns testes deste tipo também, mas esse do flash eu nunca tinha feito...

Agora tira uma dúvida, não consegui reparar no detalhe de como você usa o papel vegetal no flash, poderia explicar, porque gostei muito do resultado com ele e gostaria de passar a usar também.

Minha dúvida é, qual o tamanho do papel vegetal acima do flash, e se o topo do flash também recebe papel vegetal ou fica aberto, como se o flash rebatesse no teto também. Poderia explicar.

Obrigado e mais uma vez parabéns!
Leonardo Mota


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2009, 00:36:14
Muito bom Luciano, parabéns!

As vezes gosto de fazer alguns testes deste tipo também, mas esse do flash eu nunca tinha feito...

Agora tira uma dúvida, não consegui reparar no detalhe de como você usa o papel vegetal no flash, poderia explicar, porque gostei muito do resultado com ele e gostaria de passar a usar também.

Minha dúvida é, qual o tamanho do papel vegetal acima do flash, e se o topo do flash também recebe papel vegetal ou fica aberto, como se o flash rebatesse no teto também. Poderia explicar.

Obrigado e mais uma vez parabéns!

muito bom esse topico que voce fez Luciano valeu  :ok:!! e faço a mesma questão do Leonardo , da para passar os detalhes?  :assobi:

« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 00:36:56 por lee oliveira »


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2009, 08:58:47
Olá pessoal, obrigado.
Fiz esse post sobre o flash pensando nas dificuldades que todos temos com a luz.
Bom, como não sou nenhuma físico ou engenheiro para fazer cálculos, hehe eu pensei nele esteticamente falando. Uma vez que o lightspere é meio gigante. rs

O meu genérico de lightspere tem +-9cm de altura sendo que de 2 a 1,5cm ficam presos no flash. Então vc tem +-7cm onde a luz vai bater no teto. Entende-se teto como a parte de cima fechada/dobrada com o próprio papel vegetal.

Enfim, na teoria, a luz emitida pelo flash baterá no "teto" direcionando/forçando a luz para o lado. Ao atravessar o papel vegetal sairá uma luz difusa.

Espero ter ajudado. QQ dúvida, estanto dentro de minha capacidade, responderei com maior prazer.

Att
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2009, 11:23:57
Legal o teste, faltou só especificar um item importante:
Vc usou o flash no Automático? TTL? ou Manual?
abs!!!


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2009, 11:28:16
È vero!!! ho dimenticato.. rs

Usei em TTL todos os testes.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Andersonpsk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2010, 17:01:25
Gostei muito do seu tópico, estou precisando de um flash e aprendi um pouco mais como usá-lo, valeu pelo trabalho e pelo tópico!


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2010, 17:33:40
eu estava fazendo testes para encontrar um material difusor que me ajudasse com o flash popup, vou testar com o papel vegetal tb. Valeu mesmo pelo topico.
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


mlacerda

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • Marcelo Lacerda
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2010, 17:44:48
Parabéns pelo teste
Design Marcelo Lacerda<br<br />Cola em mim que eu sou sucesso!<br />VIVO 62 9979-1039<br />NEXTEL 62 7813-0848<br />ID 92*4174


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2010, 10:43:32
Muito interessante o teste. O papel vegetal teria o mesmo efeito que um stofen?
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2010, 01:01:35
Ja fiz alguns testes destes tambem, mas nao com tanto foco no mesmo assunto, na real eu tinha alguns dispositivos (rebatedor, sto-fen, rebatido no teto) e comecei em momentos oportunos a ver as diferencas e vi que para cada situacao um se comportava melhor que o outro....

por exemplo...

no caso de ambientes com pe direito alto ou teto muito baixo encontrei problemas com rebatido no teto e a melhor solucao foi o difusor...
ja com boa reflexao no teto (teto branco e nao muito alto) achei bons resultados com rebatedor e flash ligeiramente inclinado pra frente

mas isso depende de cada situacao, ambiente, tipo de lente, angulo da foto, etc.... mas e importante fazer estes testes e descobrir qual a melhor solucao para cada ambiente e poder sempre entregar o melhor resultado em qualquer situacao.

keep going...
absss


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2010, 11:02:26
Prezados colegas, como pode se notar nas primeiras séries de fotos, o papel vegetal é na verdade um Stofen feito de papel vegetal.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2010, 16:21:46
Interessante pra mostrar algumas diferenças, mas falta uma coisa fundamental: saber ajustar corretamente a potência do flash em cada uma dessas situações. As fotos escuras não são "culpa" dos acessórios e/ou posição do flash, mas da falta de compensação na carga do mesmo. Sem isso, fica até mais difícil notar as diferenças na característica da luz produzida em cada um dos casos. :ok:


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2010, 16:23:23
Prezados colegas, como pode se notar nas primeiras séries de fotos, o papel vegetal é na verdade um Stofen feito de papel vegetal.
:ok:
Dá pra fazer com fundo de pote de shampoo tbém. :ok:


Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2010, 20:40:39
Bruno, qual seria o melhor método para cálcular a compensação?
WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )