Autor Tópico: Adobe RGB x sRGB  (Lida 13591 vezes)

spositom

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Resposta #15 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 13:23:15
Putz, sou bem ruinzinho pra explicar :doh: e ainda não aprendi a postar imagem aqui... :doh: :doh: :doh:

sRGB é o menor espaço de cor e a sua câmera trabalha no maior espaço possível,  se for em RAW

Entenda que cor é matiz. Uma mesma cor você pode ver diferente, saturando,  deixando mais claro ou mais escuro (luminância) e ambos. Parece doido, mas fotograficamente eu entendo isto assim

As cores do Prophoto que excedem o espaço sRGB necessitam de uma ação, as que escrevi no post acima. Da uma olhadinha neste link, a grosso modo uma comparação entre relative x perceptual

http://blog.xritephoto.com/2014/09/file-basics-rendering-intent/#sthash.frHlbrEk.dpbs

Na perceptual da pra notar que além das cores fora do circulo, outras já dentro do espaço se movimentam fazendo que a percepção de visualização seja simulada e pareça igual. Na relativa somente as cores fora se alteram. Tem que experimentar qual método utilizar para saber qual fica melhor na foto

No absolute as cores fora da curva são descartadas, o que deixa tudo meio "morto"

Pras encardenadoras, tem que ver o perfil que eles trabalham, 99,9% é sRGB.

JPG é 8 bits. TIFF trabalha em 16bits

Abs

Marcio
















vangelismm

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Resposta #16 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 14:37:42
Ainda não conheci uma encadernadora que trabalhe com algo diferente de jpg e srgb.
Não sou exigente, qualquer impressão que tenha a qualidade das fotos que eu revelava em minilab na época do filme me atende.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lee.

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Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 13:35:20
percebi essa diferença de cores entre as duas. Cheguei a ter um problema semelhante no passado

Eu trabalho em Adobe RGB mesmo. Maioria das fotos ficam apenas no computador mesmo. Quando vou fazer um quadro mando para um lab de fineart que aceita RGB.

Como não trabalho com ensaios, álbuns com centenas de fotos pra um único cliente o preço acaba não sendo um empecilho
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Arda

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Resposta #18 Online: 01 de Julho de 2016, 19:56:33
A maioria dos monitores não alcança nem sRGB. Minilab é sRGB e olhe lá. As gráficas tradicionais não chegam nem perto disso.
Onde pode se ver Adobe RGB? Nos bons monitores Dell (Premier Color) e naquelas impressões Fine Art.
Porque salvar em Adobe RGB ?
Eu salvo tudo em PhotoRGB que ninguém alcança ainda. Mas um dia as impressoras vão imprimir em PhotoRGB e monitores vão mostrar PhotoRGB também. O espaço em HD é o mesmo. Não tem pq salvar no pior.
Lembro que quando eu estava começando a fotografar, me falavam para fotografar em RAW e eu não queria pq ocupava muito espaço no HD. Hoje estou arrependido. Muitas fotos ótimas eu não posso tratar direito pq estão em JPG.
Agora é só PhotoRGB


Pictus

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Resposta #19 Online: 01 de Julho de 2016, 20:55:57
Periféricos de saída dificilmente vão ter um gamut tão largo como
o ProPhoto RGB devido ao fato do mesmo conter "imaginary colors"
https://en.wikipedia.org/wiki/Imaginary_colors
cores que não podemos enxergar...
Mas Parece que o mercado almeja o padrão Rec.2020 para monitores/TVs e afins.
https://en.wikipedia.org/wiki/Rec._2020

Ultra HD 4K TV color, part I: Red, green, blue and beyond
http://www.cnet.com/news/ultra-hd-tv-color-part-i-red-green-blue-and-beyond/
Ultra HD 4K TV color, part II: The (near) future
http://www.cnet.com/news/ultra-hd-tv-color-part-ii-the-future/

Mas editar em ProPhoto RGB é plenamente válido para impressoras
bombadas com papel glossy
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=110408.0
ou certos tipos de tratamentos
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=120640.msg1244014#msg1244014