Autor Tópico: Adobe RGB x sRGB  (Lida 16062 vezes)

almor67

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Online: 10 de Julho de 2009, 17:17:25
 :assobi:
Boa tarde!!!

Pesquisei aqui e em vários lugares na internet sobre esse assunto e acho que o entendi razoavelmente, mas minhas dúvidas não são técnicas, são práticas. Configurei monitor, câmera, photoshop e adobe camera raw para Adobe RGB (1998). Até aí tudo bem, mas quando abro algumas fotos mais antigas, elas ficam, é claro com um colorido meio apagado, pois estão em sRGB. Li em outro tópico que essa diferença era quase imperceptível então a questão era sem sentido. A diferença se percebe sim, claramente, embora pequena.

Minha questão prática é: Não seria melhor deixar a câmera em Adobe RGB (1998) - pelo que entendi não faz diferença se você fotografa em RAW, que é o meu caso, pois o sistema de côr será definido no Adobe camera RAW posteriormente - e colocar monitor, photoshop e adobe camera raw para sRGB. Assim eu não veria diferença entre as minhas fotos, pois salvaria todas em sRGB (as novas e as antigas que já estão). Se os laboratórios fotográficos e internet trabalham em sRGB, qual seria a grande vantagem de salvar meus arquivos em Adobe RGB? Apesar de ter entendido que a gama de côres é maior, não entendi utilidade prática desse formato.

Eu fiz essa configuração seguindo os passos do livro "The Photoshop CS2 Book for Digital Photographers" que é um grande livro, mas acabei encafifado com a questão.

Alguém sabe o que é mais prático?

Pitus, bate o martelo ai... :snack:
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 17:20:19 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
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almor67

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Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2009, 18:25:14
Bem,

Eu não sei direito o que estou fazendo... :doh: mas depois de calibrar o monitor pelos métodos de olhômetros, já que não tenho outra forma de fazê-lo, fiz o seguinte: Monitor e photoshop estão com sRGB e adobe camera RAW e câmera com Adobe RGB (1998). Fiz testes com várias fotos antigas e novas e agora não noto mais diferença entre elas. Posso ter feito uma besteira muito grande, mas acho que assim ficou bom.

Se alguém puder acrescentar algo, fico grato...

Abraços,

Achilles
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Pictus

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Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2009, 18:39:32
No "olhometro" não rola...

A única vantagem é se a saída(impressora) pode reproduzir as cores do Adobe RGB/ProPhoto, fora isto
não tem vantagem nenhuma, nem tratar em aRGB/ProPhoto vai trazer nenhuma vantagem pq na hora
de converter para sRGB *tudo* que estiver fora do sRGB vai ser detonado pq até agora a Adobe utiliza
profiles ICC V2 Matrix, se fosse ICC v4 LUT na hora da conversão(perceptual  with black point compensation)
ia ter um remapeamento que no ICC v2 não acontece, obviamente as cores do aRGB/ProPhoto não vão aparecer
no sRGB, mas os canais RGB não iam estourar como ocorre no ICC v2.

Quem quiser usar ICC V4 tem aqui os profiles, instruções e tal... http://www.color.org/faqs.xalter

OBS, eu só trabalho com sRGB bocó então não me perguntem *nada* pq está tudo lá no site.
E se quiser saber sobre sRGB/aRGB/ProPhoto e etc está tudo em
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0 na parte Color Space Workfow Guidelines


almor67

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Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2009, 19:01:39
Pois é Pictus,

Eu já li isso tudo.

Não imprimo nada em casa, aliás, ultimamente, nem em laboratório tenho feito ampliações, por isso acho melhor deixar em sRGB o photoshop e o monitor. Como disse antes, não estou vendo diferenças nas fotos processadas e salvas em adobe RGB no camera RAW (quando abro os arquivos jpg no photoshop), sendo assim, acho que posso deixar dessa forma. Se um dia precisar usar uma impressora que trabalhe com adobe RGB as fotos já estarão salvas assim.

Achei esse artigo. O cara é simple e direto, para não dizer curto e grosso, mas de alguma forma me respondeu... :fight: Ou seja,acho que vou passar tudo para sRGB.

http://www.kenrockwell.com/tech/adobe-rgb.htm

Abraços,
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 19:14:14 por almor67 »
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Nigazz

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Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 15:11:04
Depois de anos eu sei...

Mas só para entender mesmo que meu monitor tenha o Perfil RGB e sRGB, não muda nada muita coisa, pois as fotos vão para MiniLab, Obrigado .
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Pictus

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Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 19:20:49


Nigazz

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Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 19:42:01
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Rafa_Meira

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Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 14:55:13
Cara, poucos monitores hoje mostram adobe RGB, a absoluta maioria é capaz de mostrar apenas o sRGB. Por isso vc não vai conseguir notar diferença nunca.

De cabeça agora, só lembro de monitores da Dell que reproduzem o espaço adobe RGb, como esse:
http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=210-AGJQ

Eles denominam PremierColor os monitores deles com espaço de cor maior que sRGB.

Em questões práticas, diria pra vc trabalhar apenas com sRGB. Só pense em adobe RGB ou ProPhoto RGB quando for trabalhar com laboratórios que imprimam nesse espaço de cor, como os de impressão Fine Art (maravilhosos, porém caros). Aqui em Salvador tem um excelente, o Ateliê 2ART, por exemplo.


Nigazz

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Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 15:15:28
Cara, poucos monitores hoje mostram adobe RGB, a absoluta maioria é capaz de mostrar apenas o sRGB. Por isso vc não vai conseguir notar diferença nunca.

De cabeça agora, só lembro de monitores da Dell que reproduzem o espaço adobe RGb, como esse:
http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=210-AGJQ

Eles denominam PremierColor os monitores deles com espaço de cor maior que sRGB.

Em questões práticas, diria pra vc trabalhar apenas com sRGB. Só pense em adobe RGB ou ProPhoto RGB quando for trabalhar com laboratórios que imprimam nesse espaço de cor, como os de impressão Fine Art (maravilhosos, porém caros). Aqui em Salvador tem um excelente, o Ateliê 2ART, por exemplo.

Rafa_Meira, eu acabei de pegar um Dell U2410H, é uma monitor fora de linha já, mas excelente e mostra RGB também, mas como você disse, a maioria dos minilabs não usam o espaço RGB.
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vangelismm

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Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 23:08:07
Rafa_Meira, eu acabei de pegar um Dell U2410H, é uma monitor fora de linha já, mas excelente e mostra RGB também, mas como você disse, a maioria dos minilabs não usam o espaço RGB.

Só um detalhe, RGB não é sinônimo de Adobe RGB.

Eu optei por um mundo onde só existe sRGB rsrsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Nigazz

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Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2016, 23:27:39
Só um detalhe, RGB não é sinônimo de Adobe RGB.

Eu optei por um mundo onde só existe sRGB rsrsrsrs
Olha eu estou optando também rssrssrs...
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Danilo_cs

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Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 14:52:42
Não sei se estou certo, mas em Adobe RGB as cores das fotos ficam mais bonitas.

Eu li no manual da d90 que o ideal para a impressão era deixar em sRGB e meu deu maior dor de cabeça. Levou muito tempo para mim entender o problema das cores sem vida e a diferença que dava aqui e no laboratório de impressão :)

Portanto eu só deixo em aRGB e nunca mais tive nenhum problema :)


spositom

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Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 20:23:54
Danilo, só pra entender o "fenômeno" da foto ruim com um gamut de cor maior

Ao comprimir um espaço de cor, existem 3 formas disto ocorrer

Perceptual: todas as cores são "dessaturadas" até encaixar no menor gamut
Relative colorometric: somente as cores fora do gamut tem a perda de saturação
Absolute colorometric: os pontos fora do gamut são descartados, e neste caso fica uma coisa sem graça mesmo

Quanto o próprio fotografo manda certo ao LAB elimina a opção de escolha do operador e  parece que ele sempre escolhe a pior  :doh:

Quando se fotografa em RAW é como um prophoto 16 bits, e ao exportar pra sRGB e se for em jpg, 8 bits vai comprimir tudo

Pra impressões em grandes tamanhos, pra exposição por exemplo e se fosse a minha foto trabalharia em prophoto 16 bits e procuraria um local apropriado pra impressão

Normalmente o cliente final comum só vai perceber a diferença colocando uma foto ao lado da outra





Nigazz

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Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 22:21:14
Citar
Normalmente o cliente final comum só vai perceber a diferença colocando uma foto ao lado da outra

É realmente uma realidade, e as vezes nem notam a diferença.
Luiz Lima
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Danilo_cs

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Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 00:08:57
Danilo, só pra entender o "fenômeno" da foto ruim com um gamut de cor maior

Ao comprimir um espaço de cor, existem 3 formas disto ocorrer

Normalmente o cliente final comum só vai perceber a diferença colocando uma foto ao lado da outra

Obrigado pela explicação. Eu não tenha entendido muuuuuuuuito beeeeem.... :doh:
Mas por exemplo será que para fazermos um foto-livro é melhor então exportar em png ou em jpg 16 bits, é isso?