Autor Tópico: Fator Crop e Visualização da Imagem.  (Lida 1472 vezes)

bnda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 14 de Julho de 2009, 16:58:08
Olá, bom pessoal estou começando na fotografia digital, e gostaria de saber se o fator crop interfere na imagem que vemos no visor.

Por exemplo, se eu estiver fotografando com uma 35mm (50mm equivalente), eu verei no visor tudo o que irei fotografar? ou o enquadramento precisa ser diferente levando em conta o fator crop?

Obrigado.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2009, 17:17:16
Voce não disse qual a sua câmera, mas se for uma DSLR o que voce vê é o que sai na foto. Alguma diferença por que o viewfinder da maioria das câmeras não cobre todo o quadro, chegando a 95%. As top o viewfinder vê 100% do que sai na foto.
O viewfinder é feito considerando o fator de crop.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2009, 18:03:43
bnda,
Quando você vê no visor a imagem, você terá de 95% a 100% da imagem que será registrada no sensor. O visor já está preparado/foi desenvolvido para mostrar só o que aparecerá no sensor.
Assim 100% do que está no visor aparecerá na imagem, mas (se sua câmera não for top) um pequeno pedaço da imagem registrada não foi vista por você.

Para ilustrar, considere uma lente 24mm (ou uma lente zoom em 24mm). Ela lhe trará o equivalente a uma lente 35mm com filme (ao fazer a conta 24X1.5=36mm ou aproximadamente 35mm).


bnda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2009, 23:28:19
Obrigado poelas respostas, pois a minha dúvida era a diferença das DSLR para as SLR de filme, já que pretendo comprar minha primeira DSLR em breve.

Apenas mais uma dúvida, no caso das Nikons, qual é a diferença entre as objetivas DX para as objetivas comuns? Nas DX a 35mm, por exemplo, capta a imagem sem o "crop"?

Obrigado.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2009, 06:57:55
DX recorta as bordas da imagem (faz o crop), tornando a imagem menor no sensor, desta forma, so funciona em digitais com sensor APS (OK, ate funciona em FX mas considere que não, para facilitar a explicação).
Uma 35mm em câmera 35mm trará uma imagem diferente desta 35mm em um sensor APS.
Uma lente 50mm em camera 35mm trará uma imagem praticamente igual à 35mm em sensor APS (multiplique 35mm pelo CROP 1,5).
Então uma lente 70-300mm VR que funciona em sensor APS (DX) e também em Full Frame (tamanho de filme, ou sensor FX) trará resultados diferentes nas duas situações.
No sensor FF trará exatamente o mesmor esultado 70-300, e no sensor APS trará uma ampliação desta imagem, pois só trara o centro dela, sendo o equivalente à 105-450mm.