Autor Tópico: Protetor de objetiva  (Lida 3654 vezes)

vvieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 20 de Julho de 2009, 12:45:52
Comprei uma Sony H50 que vem com o protetor de objetiva. Ele deve ser usado em quais situações? Estava com ele acoplado (de acordo com as indicações do manual) e tirei uma foto a noite e uma parte ficou com sombra. Não devo usá-lo a noite?


Paulo Dupin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.102
Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2009, 15:53:35
Olá, Vieira.

Seja bem-vindo ao Mundo Fotográfico.

Sobre sua dúvida, e sem ver a foto: se o objeto fotografado estiver muito próximo o tubo provocará essa sombra.
Experimente retirá-lo nessas situações. Com o tempo você vai aprender qual a distância mínima para fotografar com o flash evitando essa sombra.
Em tempo: na verdade esse tubo tem a função de permitir o uso do para-sol, além de adaptar outras lentes à H50. Mas é uma boa idéia usá-lo o tempo todo. Além de proteger a lente melhora muito o manuseio da câmera.

Abraços.
Paulo Dupin
Belo Horizonte MG
too old to rock'n'roll, too young to die


vvieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2009, 00:36:52
Salve Paulo, obrigado pela resposta. Acoplei o protetor da objetiva conforme está no manual, mas a sombra aparece em todas as fotos (com o objeto próximo e distante).
Por que será que isso está acontecendo






Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2009, 10:04:56
Olá,

Por muito tempo usei uma H9, irmã mais velha da H50, uma ótima câmera por sinal.

Como o Paulo bem disse é um bom acessório, mas tem seus limites de utilização, eu observo que na H9 Só posso usar o flash com este acessório se colocar o zoom acima de 1,5x, experimente afastar-se um pouco do motivo a ser fotografado e usar um pouquinho do zoom, vai tirar a vinheta (sombra) e ainda irá evitar o estouro do flash nas pessoas e/ou objetos fotografados.



Paulo Dupin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.102
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2009, 16:37:06
Vieira, uma das tantas coisas positivas aqui no MF é a turma da Sony série H.
Muitos usam e muitos outros já usaram (e ainda as preservam), então tem muito que se aprender delas no Fórum.
Eu comecei aqui também trazendo uma dúvida sobre a H2.

O Guigo falou da distância mínima e fator de zoom, a minha dica agora é para que você retire o para-sol quando usar o flash.
Repare que o desenho da sombra é o mesmo da pétala do para-sol. O flash das Hs é muito baixo e o para-sol acaba ficando na frente dele.

Continue testando e trazendo as dúvidas para nós.

Abraços.
Paulo Dupin
Belo Horizonte MG
too old to rock'n'roll, too young to die


fp2008

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2009, 00:58:31
Esse protetor tem a funão de evitar flare quando em situação de luz muito intensa.