Autor Tópico: Ruído X megapixels [edit: fz20xfz30]  (Lida 3663 vezes)

ot4vio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Online: 26 de Setembro de 2005, 01:23:26
Há muito tempo venho com essa dúvida e resolvi perguntar pra vocês aqui do forum... Bom, seguinte:

Vou dar um exemplo, a fz15 x fz20... A fz20 tem mais ruídos porque usa o mesmo sensor só que aumentou seus megapixels, correto? Então, isso seria resolvido se eu abaixasse os megapixels dela, e só usasse em 4mp? Ou seja, a foto de 4mp na fz15 e na fz20 ficariam com o mesmo nível de ruído?

Também poderia pegar a foto em 5mp e dar resize para 4mp, mas acho que nao ficaria a mesma coisa, ficaria melhor ou pior?(em detalhes e suavidade?).

Bom, algum indouto(oq nao significa q esteja errado) me disse que se a camera é de 5mp e eu coloco ela pra 4mp, ela tira a foto em 5mp e da resize pra 4mp... se é de 4mp a mesma coisa, resize pra 3mp etc... entenderam?

Alguém me ajude! Pois estou em dúvida entre a fz15, a fz20 e a fz30... Eu conseguiria e preço baixo, porque meu tio compraria lá fora, então a fz30 ia sair mais barato que a fz10 aqui... entenderam? Me ajudem! Abraços!

(to tentando comparar fotos dos reviews, mas não é muita certeza essas fotos =(   )
« Última modificação: 26 de Setembro de 2005, 02:55:15 por ot4vio »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2005, 01:52:38
Tem um artigo do Leo lá na sala do artigo que fala bastante sobre isso. Dá uma passada lá.
Abraços!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2005, 02:14:23
Já está meio ultrapassado (meio não inteiro), mas não custa dar uma lida, como os fabricantes não fornecem mais os dados temos que nos virar com isso mesmo :/

Ruído X Pixels II - O retorno, Escolha melhor relação MP X Ruído

Leia as respostas do tópico tbm para entender os mecanismos de funcionamento da coisa. :)
« Última modificação: 26 de Setembro de 2005, 02:14:53 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ot4vio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2005, 02:50:09
Obrigado pela indicação do tópico, já estou lendo já, só contribuindo com algo que eu postei lá no digiforum! Valeu!

PS. Lá eu não achei sobre os sensores das panasonics né =( Dentro dessa complexidade toda eu não to conseguindo nem pensar em um cálculo para o sensor 1/1.8 da fz30 contra o 1/2.5 da fz20... =ajude-me Leo!)

Tava comparando certas experiências aqui no meu pc, logo, passo pra vocês. Seguinte, peguei as imagens do dpreview e comparei a fz20 com a fz30, uma comparação nada profissional, mas, acho que muito prática, lá vai:


[[[[[[ ISO 80 ]]]]]]

FZ30 em ISO80 (tamanho original):


X

FZ20 em ISO80:


X

FZ30 em ISO80 (redimensionada):


X

FZ30 em ISO80 (+filtro noiseware default):


X

FZ30 em ISO80 (+filtro noiseware default e redimensionada):


X

FZ20 em ISO80 (+ filtro noiseaware default):


-----------------------------------------------
-----------------------------------------------
-----------------------------------------------

[[[[[[ ISO 400 ]]]]]]

FZ30 em ISO400 (tamanho original):


X

FZ20 em ISO400 (tamanho original):


X

FZ30 em ISO400 (redimensionada):


X

FZ30 em ISO400 (+filtro noiseware default):


X

FZ30 em ISO400 (+filtro noiseware default e redimensionada):


X

FZ20 em ISO400 (+filtro noiseware default):



=====================
=====================

FZ30 em ISO80 (+filtro noiseware default e redimensionada):


X

FZ20 em ISO80 (+filtro noiseware default):


///////////////////
/////////////////
///////////////
/////////////
///////////
/////////
///////
/////
///
//
/
Deu trabalho mas valeu a pena pra mim, quanto mais pra quem não teve trabalho e ta curioso =)

Comentem ai sobre o que vocês estão vendo, particularmente, eu achei as fotos da Fz30 melhores, em ISO400 necessita um simples tratamento, mas mesmo assim achei melhores, agora, em questão de custo benefício eu realmente não sei.

PS. Essas fotos foram feitas em .jpg, não sei como seriam em .raw; e alguém comentou que dá daria pra simular um ISO800 usando .raw, mas como?

  8-)
« Última modificação: 26 de Setembro de 2005, 02:54:38 por ot4vio »


marlonguerios

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
    • http://www.marlonguerios.com
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2005, 08:12:09
Na minha opinião as fotos da FZ30 estão melhores, com mais detalhes e menos ruído que a FZ20.
Marlon Candido Guérios
Ottawa - ON - Canadá
Canon EOS60D
EF-S 18-200 IS
EF 50mm 1.8
>> www.marlonguerios.com <<


ot4vio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2005, 09:47:55
Citar
Já está meio ultrapassado (meio não inteiro), mas não custa dar uma lida, como os fabricantes não fornecem mais os dados temos que nos virar com isso mesmo :/

Ruído X Pixels II - O retorno, Escolha melhor relação MP X Ruído

Leia as respostas do tópico tbm para entender os mecanismos de funcionamento da coisa. :)
Valeu por ter colocado o link do tópico, li ele todo... Pelo que eu entendi lá daquela discussão toda é que por exemplo(!!!), a fz20 tem 85% de fidelidade, ou seja, qualidade; a fz30 por exemplo teria 75% de fidelidade; porém os 75% da fz30 valem mais que os 85% da fz20, entendeu o que eu quis dizer? Isso sem se ater aos detalhes, ai eu não sei =(

Queria que você desse seu parecer ai Leo, sobre essas câmeras ou seila oq.. Abraço!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2005, 12:25:38
Olha é chutômetro, mas mesmo pelas antigas medições o sensor da FZ-30 deve ser bem superior ao da FZ-20. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2005, 12:31:18
Citar
Há muito tempo venho com essa dúvida e resolvi perguntar pra vocês aqui do forum... Bom, seguinte:

Vou dar um exemplo, a fz15 x fz20... A fz20 tem mais ruídos porque usa o mesmo sensor só que aumentou seus megapixels, correto? Então, isso seria resolvido se eu abaixasse os megapixels dela, e só usasse em 4mp? Ou seja, a foto de 4mp na fz15 e na fz20 ficariam com o mesmo nível de ruído?

Também poderia pegar a foto em 5mp e dar resize para 4mp, mas acho que nao ficaria a mesma coisa, ficaria melhor ou pior?(em detalhes e suavidade?).

Bom, algum indouto(oq nao significa q esteja errado) me disse que se a camera é de 5mp e eu coloco ela pra 4mp, ela tira a foto em 5mp e da resize pra 4mp... se é de 4mp a mesma coisa, resize pra 3mp etc... entenderam?

Alguém me ajude! Pois estou em dúvida entre a fz15, a fz20 e a fz30... Eu conseguiria e preço baixo, porque meu tio compraria lá fora, então a fz30 ia sair mais barato que a fz10 aqui... entenderam? Me ajudem! Abraços!

(to tentando comparar fotos dos reviews, mas não é muita certeza essas fotos =(   )
Eu posso tar falando besteira, mas eu acho que nao da certo.
Acho que quando vc bate a foto, a camera bate na resoluçao maxima, e depois da um resize para o tamanho e definicao que vc escolheu....mas nisso eu acho que o ruido continua, é que nem is no PS e dar um resize... isso nao vai tirar o ruido...

Acho que o ruido é mais de vc bater uma foto em um ambiente bem iluminado, quanto melhor o ambiente... menos ruido.. ë isso nao ?
Eu acho que as fabricantes estao apelando muito em MegaPixels sem aumentar o sensor... pow, o sensor da FZ30 pelo que eu vi é do mesmo tamanho da Canon A95... nao podia ser assim.

Me parece que a SONY lançou uma nova camera para substituir a F-828 ( é este o modelo mesmo ? nao lembro..rs...rs ) , bom .. mas o sensor desta nova cam (nao lembro o modelo...) é MUITO maior do que a SONY antiga.... acho isso uma evoluçao.

Deveria ser assim.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2005, 12:49:12
Citar
Eu posso tar falando besteira, mas eu acho que nao da certo.
Acho que quando vc bate a foto, a camera bate na resoluçao maxima, e depois da um resize para o tamanho e definicao que vc escolheu....mas nisso eu acho que o ruido continua, é que nem is no PS e dar um resize... isso nao vai tirar o ruido...
 
Está correto, a câmera sempre usa a resolução máxima do sensor para a foto, e o que imoprta no ruído é o tamanho físico dos pixels, que não muda no caso de alterar a resolução de saída de uma câmera :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2005, 12:53:53
Citar
Está correto, a câmera sempre usa a resolução máxima do sensor para a foto, e o que imoprta no ruído é o tamanho físico dos pixels, que não muda no caso de alterar a resolução de saída de uma câmera :)
Uma pergunta: e no caso da Fuji S7000? Quando ela interpola, a interpolação não é totalmente por software, é?
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2005, 13:26:18
Na verdade o que a S7000 faz é ocupar os espaços vazios entre os pixels com um ponto de luminância que não existe (Ela não tem pixel de controle de luminância), esse procedimento é feito por software mas usando a característica de geometria diagonal da imagem O funcionamento do Super CCD, Respondendo porque a resolução é maior Tem várias coisas que influenciam nesse "aumento de resolução" do Super CCD, mas na verdade todos são oriundos de um melhor aproveitamento geométrico do sensor, ai vem a pergunta que não quer calar, isso não tem efeitos colaterais? Claro que tem, tudo tem um preço e o preço que a Fuji paga por isso é o elevado nível de ruído, a falta do pixel de controle de luminância impede a Fuji de fazer bons processamentos de ruído em suas imagens. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ot4vio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2005, 02:25:45
Mais ninguém quer dar seu parecer?


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2005, 02:45:59
Achei muito grande a diferença na cor verde e vermelha (saturação?).... Isso não tá cheirando bem.. ou é diferença no software da cam ou o review usou configurações diferentes nelas (o que acho dificil...).
« Última modificação: 27 de Setembro de 2005, 03:55:29 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Omar.Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2005, 11:18:51
tb achei isso xiru, parece que foi usado configurações de WB diferentes

Presidente do Sul Foto Clube
---
Se você é de Porto Alegre ou de outra cidade do estado, entre em contato conosco e faça parte do nosso foto clube.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2005, 11:57:54
Citar
tb achei isso xiru, parece que foi usado configurações de WB diferentes
Existe a chance, vindo do Phil eu não duvido, ele fez o teste de resolução da S3 com Wide desligado, ou seja, jogou fora metade da resolução da câmera para fazer o teste de resolução, vai entender isso. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.