Autor Tópico: Hot pixel  (Lida 1757 vezes)

Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Setembro de 2005, 12:35:26
Olá a todos,

Minha FZ-20 tá com um hot pixel !!  :rude:
Ele é mais evidente quando a área onde ele está capta uma imagem escura. Ele aparece em todos os isos, mas notei que ele é mais evidente em iso 400, chegando às vezes a incomodar. Quanto mais clara for a imagem captada mais ele diminui sua intensidade. chegando ás vezes a desaparecer.

Não sei até que ponto é comum o surgimento deles, mais me incomoda um bocado ver aquele pontinho vermelho maculando as imagens que saem da minha, tão esperada, câmera  :boos2:

Sentimentalismo a parte, surgiram algumas preocupações:

Isto pode indicar que o sensor é mais suscetível a a este tipo de problema que o normal, e que isto vai se multiplicar com o tempo ?

Minha câmera tem 3 meses de uso, isso seria motivo para troca, ou manutenão no equipamento?

Resumindo, isso é algo com o que devo me preocupar??? :bye2:


Uma abraço,

Osni
« Última modificação: 26 de Setembro de 2005, 12:36:47 por Osni »
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2005, 12:41:59
Se aparece na imagem para mim já seria motivo de preocupação. Se você comprou a 3 meses ela deve estar na garantia. Portanto, aproveite e peça a troca da máquina ou do sensor.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2005, 12:46:09
Citar
Olá a todos,

Minha FZ-20 tá com um hot pixel !!  :rude:
Ele é mais evidente quando a área onde ele está capta uma imagem escura. Ele aparece em todos os isos, mas notei que ele é mais evidente em iso 400, chegando às vezes a incomodar. Quanto mais clara for a imagem captada mais ele diminui sua intensidade. chegando ás vezes a desaparecer.

Não sei até que ponto é comum o surgimento deles, mais me incomoda um bocado ver aquele pontinho vermelho maculando as imagens que saem da minha, tão esperada, câmera  :boos2:

Sentimentalismo a parte, surgiram algumas preocupações:

Isto pode indicar que o sensor é mais suscetível a a este tipo de problema que o normal, e que isto vai se multiplicar com o tempo ?

Minha câmera tem 3 meses de uso, isso seria motivo para troca, ou manutenão no equipamento?

Resumindo, isso é algo com o que devo me preocupar??? :bye2:


Uma abraço,

Osni
Isso é sim motivo para troca, não tenho relatos de maiores problemas com a FZ-20, mas problemas sempre podem acontecer, um hot-pixel é uma falha de sensor e deve ser corrigida caso o produto esteja na garantia.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2005, 12:51:54
Valeu Srs.,
amanhã mesmo vou levá-la de volta ao vendedor.
Espero que ele não crie grandes dificuldades.


Muitíssimo obrigado,


Osni



 
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2005, 13:31:50
Estando na garantia, tente trocar, mas não acho que isso seja motivo para tanta preocupação. Veja as samples da FZ15 no Steves. TODAS têm pelo menos 3 dead pixels. Se não me engano, a FZ20 também tem. Minha A2 têm 2 pontinhos vermelhos. Algumas câmeras não mostram isso porque simplesmente fazem o remapeamento dos pixels mortos por software. O problema é se outros começarem a aparecer.  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


dfcamara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://danilo.fcamara.net/
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2005, 13:59:05
Minhas duas câmeras anteriores apresentaram HotPixel depois de algum tempo de uso. Como eu uso Linux, eu não uso o software da câmera para baixar minhas fotos para o computador. Usando um script que eu mesmo fiz, eu incluí um código para corrigir o HotPixel sem recodificar o JPEG. No script eu uso o programa Jpegpixi para corrigir as fotos automaticamente no momento do download. Felizmente minha nova câmera não apresentou nenhum (ainda).


Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2005, 18:07:06
Citar
Estando na garantia, tente trocar, mas não acho que isso seja motivo para tanta preocupação. Veja as samples da FZ15 no Steves. TODAS têm pelo menos 3 dead pixels. Se não me engano, a FZ20 também tem. Minha A2 têm 2 pontinhos vermelhos. Algumas câmeras não mostram isso porque simplesmente fazem o remapeamento dos pixels mortos por software. O problema é se outros começarem a aparecer.
realmente Fábio,
já havia, por várias vezes, olhado as fotos no site do steves, porém, nunca tinha atentado para isso.
Na foto da lua, por ex, além dos 3 pontos vermelhos aparecem mais 3 azuis....
Vendo isto fiquei mais preocupado ainda, 1 até vai, mas 6 já é um número de assustar, não ?!
« Última modificação: 26 de Setembro de 2005, 18:19:37 por Osni »
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm


Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2005, 18:18:18
Citar
Minhas duas câmeras anteriores apresentaram HotPixel depois de algum tempo de uso. Como eu uso Linux, eu não uso o software da câmera para baixar minhas fotos para o computador. Usando um script que eu mesmo fiz, eu incluí um código para corrigir o HotPixel sem recodificar o JPEG. No script eu uso o programa Jpegpixi para corrigir as fotos automaticamente no momento do download. Felizmente minha nova câmera não apresentou nenhum (ainda).
legal Danilo, vou dar uma olhada no código e ver se eu consigo implementar algo pra windows... apesar que sou meio fraco em c.
depois te peço umas dicas  :thmbup:

valeu,
« Última modificação: 26 de Setembro de 2005, 18:19:07 por Osni »
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm