Autor Tópico: Fotos de cirurgia intraorais  (Lida 4635 vezes)

Femussi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 23 de Julho de 2009, 00:07:58
Ola! sou novo aqui, desculpem qualquer sinal d ignorancia hehe!
estou quase comprando uma nikon d5000, com lente original (18-55?)!
porem preciso d uma camera que me permita tirar fotos d cirurgias da face e cirurgias orais, alem disso quero uma camera para lazer tambem!
 como o dinheiro ta curto, fica dificil comprar uma lente macro!! so uma zoom (Nikon Zoom-Nikkor 55-200mm f/4-5.6G ED AF-S DX zoom lens)  ajuda??? o flash circular ("macro") 'e realmente necessario??? esta camera 'e a de escolha?? o q acham da lente citada?
 agradeco desde ja!! abraco
     


Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2009, 08:20:10
Olá Femussi,
Não é a máquina que vai fazer a diferença das suas fotos, é a lente.
Tenho uma Canon XS com a lente KIT 18-55 3.5-5.6 e faço fotos de joias com ela.
Ficam boas...   :assobi: confessando que uma lente macro seria mais indicada (mas custam uma paulada).
Tenho feito algumas fotos com um filtro close-up +2 da Greika. Esse filtro aumenta um pouquinho e dá alguma melhora na foto.
É o tipo do quebra galho e é você que tem de avaliar se vai servir aos seus objetivos e necessidades.
No caso de um filtro close-up o investimento não é grande, da ordem de uns R$ 35,00 ou R$ 45,00 Reais o que eu acho bem suportável.
Então você vai se capitalizando para comprar uma macro decente. Uma Sigma 105 macro 2.8 nova achei pela faixa de R$ 1700,00, um preço bem forte para quem está bonito na foto.
Sinceros [  ]´s
Sergio Portela
« Última modificação: 23 de Julho de 2009, 08:22:28 por Portela »
www.photoportela.com.br
Canon XS com EF-S 18-55 IS | Canon EF 28-135 USM IS
Speedlite 430EX II,
RS-60E3


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2009, 15:34:08
Para fotografia odontológica, acho que vc não tem como economizar não. Filtro closeup acredito, para esse tipo de aplicação, não servir nem como quebra-galho. No máximo um tubo extensor. Flash circular faz muita diferença, para esse tipo de foto. Mais até do que para outros tipos de fotografia macro, como insetos por exemplo em que vc pode usar um flash comum e obter boas fotos, mas para odonto não creio que vc consiga abrir mão do flash circular e de ao menos uma boa lente.

Acho que as exigências para este tipo de fotografia não permite muito improviso. Tenho uma amiga cirurgiã, vou perguntar para ela qual equipamento ela usa.

[ ]s

Formel


Femussi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2009, 09:50:52
agradeço a ajuda desde ja!!!
aguardo maiores informaçoes!! obrigado!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2009, 22:38:53
Também acho que não tem muito como fugir de uma boa Macro + Ring Flash.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2009, 17:06:52
Recebi a resposta dela (a cirurgiã). Ela disse que tem uma câmera específica para isso, mas que usa uma DSLR mesmo e que os resultados ficam melhores com uma câmera comum, pois a específica é melhor para filmar do que para fotografar. Ela disse que o flash não é indispensável, ela usa o próprio refletor para iluminar, mas uma boa lente macro é indispensável.

Na minha opinião acho que vc até pode usar um tubo extensor, mas filtro macro vai ficar muito ruim.

[ ]s

Formel


Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2009, 17:44:09
Olá Femussi! :ok:

Utilizo para este tipo de foto uma lente macro e um flash circular. Uma boa iluminação é importante pois muitas vezes vc precisa de uma grande profundidade de campo e apenas com a luz do refletor ou luz natural não dá. Segue abaixo o endereço de um tópico que postei a alguns meses atrás sobre fotos de dentes. Dá uma olhadinha lá pois tem o EXIF das fotos...  :D

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=26784.msg253470#msg253470

Espero ter te ajudado!

Abraços,
Alexandre.
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 17:49:54 por Alexls »


Helena.sbs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:12:13
Gente, sou nova por aqui e estou pesquisando qual seria a melhor opção câmera + lente + flash, para meu marido, que é dentista.
Estamos com viagem marcada para os EUA e aproveitaremos para comprar lá.
Se puderem, gostaria de opções para quem puder gastar bastante e para quem não quer gastar tanto assim.
Obs.: não entendo absolutamente nada do assunto, se puderem escrever do jeitinho que tenho que solicitar na loja, eu agradeço!


Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2009, 22:14:34
Gente, sou nova por aqui e estou pesquisando qual seria a melhor opção câmera + lente + flash, para meu marido, que é dentista.
Estamos com viagem marcada para os EUA e aproveitaremos para comprar lá.
Se puderem, gostaria de opções para quem puder gastar bastante e para quem não quer gastar tanto assim.
Obs.: não entendo absolutamente nada do assunto, se puderem escrever do jeitinho que tenho que solicitar na loja, eu agradeço!

Olá Helena! Seja Bem vinda ao fórum... :ok:

Segue uma sugestão de equipamento:

- Canon EOS Rebel XSi US$569,95
- Canon EF 100mm f/2.8 USM Macro Autofocus Lens US$569,95
- Canon MR-14EX TTL Macro Ring Lite Flash US$470,00
- SkanDisk 4GB Ultra II Secure Digital (SDHC) Card US$19,95

Cotação pela B&H Photo Vídeo.

Abraços,
Alexandre.