Autor Tópico: Quantidade VS Qualidade  (Lida 5626 vezes)

Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #30 Online: 27 de Julho de 2009, 14:54:12
Quem trabalha com foto tem que se acostumar com algumas coisas:
Tem sim que ter quantidade. Hoje em dia se você faz um casamento e entrega 200 fotos vai ter dor de cabeça. Na época do filme eram no máximo 10 rolos de 24 poses por casamento. A digital veio facilitar e complicar. E outra coisa que existe: com a popularização das câmeras e dos pseudos-fotógrafos, tamanho passou a ser sim documento na fotografia. Aparecer com uma câmera com grip e uma objetiva de boca 77mm causa mais impacto no marketing pessoal do que ir com uma Leica. Leigos ficam impressionados com isso. Se a câmera tem grip embutido então é o "must".
Eu procuro sempre dosar qualidade com quantidade. O cliente está pagando. Se ele também espera quantidade, vou dar isso para ele. Claro que isso implica em um custo um pouco maior, que obviamente tem que entrar na planilha de orçamento pois obturador não é eterno. Mas prefiro computar isso e deixar o cliente satisfeito.
:ok: :ok: :ok:
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #31 Online: 27 de Julho de 2009, 15:01:13
Sei não. Nunca estipulei quantidade em contrato. Estou meio por fora do ramo de eventos há algum tempo, mas, embora na maioria dos eventos a quantidade era razoávelmente uniforme de um para o outro, cada um tem sua dinâmica. Já fiz casamento extremamente monótono, onde as famílias não se davam bem, ou que o casamento não foi, digamos, "muito espontâneo". Então não rolava nada mais além das "posadinhas". Assim como já fiz festaços, nos quais para onde se apontasse a câmera tinha algum momento legal acontecendo, tinha foto.

Então sempre expliquei esta questão sobre "dinâmica" aos clientes verbalmente e falei sobre mínimos e máximos. Nunca coloquei em contrato. Penso que isso te obrigaria a "inventar" foto em alguns casos, o que seria péssimo para a qualidade do trabalho como um todo, ou estipular uma quantidade pequena demais, e acabar perdendo clientes para os clicadores que prometiam 2.000. Perigoso! Assim como nunca coloquei em contrato a quantidade de fotógrafos que eu levaria. Sempre deu certo, sempre compreederam e sempre ficaram satisfeitos com o resultado.

Bem, mas cada um tem seu sistema.

Abraço

Para nao dizer todas,
o 99% das produtoras venden por foto o por pagina e consta nos contratos se va 1 o 2 fotografos, etc.
Mas como voce bem disse cada um tem seu sistema!!
abs.Angelo.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #32 Online: 27 de Julho de 2009, 15:21:08
Para nao dizer todas,
o 99% das produtoras venden por foto o por pagina e consta nos contratos se va 1 o 2 fotografos, etc.
Mas como voce bem disse cada um tem seu sistema!!
abs.Angelo.

Desculpa Angelo, sei que você está muito mais inserido neste mercado do que eu. E certamente está falando com muito mais embasamento. :ok:
Mas uma coisa é especificar a quantidade de fotos no álbum, ou livro-álbum. Mas desde que migramos para o digital, deixou um pouco de fazer sentido cobrar por ampliação ou coisa do gênero. Sim, como disse, o material que vai ser impresso pode estar contratado e especificado, mas tanto eu como a maioria dos fotógrafos (e digo como fotógrafo, pois foi sempre o serviço que fechei: fotografia. Não trabalhei com produtora) da minha cidade e muitos com quem mantinha contato em São Paulo, fornecia todo o material digital útil em mídia para o cliente. Não praticavam mais a venda de cópias, mesmo porque, com as compactas nas bolsas e bolsos de todos os convidados, isso não me parece mais lucrativo.

Então, findo o trabalho, entregava o álbum combinado, especificado e acertado e mais todos os arquivos (com exceção das repetições, erros e irrelevâncias) em CD.

Abraço
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 15:44:39 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #33 Online: 27 de Julho de 2009, 15:30:11
se va 1 o 2 fotografos, etc.


Ah, e a questão dos fotógrafos, penso o seguinte.
É você quem tem que saber quantos profissionais são necessários para cobrir o evento totalmente e com segurança. Acho uma questão técnica isso, e não cabe ao cliente negociar em cima disso. Por isso (e esta sim, era uma prática minha), eu não poderia abrir mão do número de profissionais, mesmo que fosse o caso de reduzir custo por qualquer razão. Já levei mais profissionais que o necessário por segurança minha, mesmo o cliente jurando que queria algo bem simples ("só umas fotinhos da benção"). Outrossim, se eu especificasse em contrato para uma grande festa que iriam 3 fotógrafos e um freela me desse o cano em cima da hora (dor de barriga todo mundo tem) e eu não conseguisse substituto, eu estaria descumprindo um contrato, mesmo que com dois o trabalho ficasse a contento. Mas se eu não especificar isso, não teriam do que reclamar.

Bem, como eu disse, essa era uma filosofia minha. E não tive problemas
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #34 Online: 27 de Julho de 2009, 15:45:52
Ah, e a questão dos fotógrafos, penso o seguinte.
É você quem tem que saber quantos profissionais são necessários para cobrir o evento totalmente e com segurança. Acho uma questão técnica isso, e não cabe ao cliente negociar em cima disso. Por isso (e esta sim, era uma prática minha), eu não poderia abrir mão do número de profissionais, mesmo que fosse o caso de reduzir custo por qualquer razão. Já levei mais profissionais que o necessário por segurança minha, mesmo o cliente jurando que queria algo bem simples ("só umas fotinhos da benção"). Outrossim, se eu especificasse em contrato para uma grande festa que iriam 3 fotógrafos e um freela me desse o cano em cima da hora (dor de barriga todo mundo tem) e eu não conseguisse substituto, eu estaria descumprindo um contrato, mesmo que com dois o trabalho ficasse a contento. Mas se eu não especificar isso, não teriam do que reclamar.

Bem, como eu disse, essa era uma filosofia minha. E não tive problemas
Normalmente se especifica a quantidade porque o cliente paga 1 ,2 ou 3.
O cliente esta comprando um produto feito por certa quantidade de prof.
Frela dar cano e regra do jogo.Ajuda muito conhecer muita gente, para ter posibilidade de estepe.
PROFISSIONAL NAO TEM DOR DE BARRIGA!!
mas vamos a combinar esta cheio de oportunistas aventureiros
A questao ai , e ter equipe de profissionais a disposiçao , mas isso ai e outra historia
nao e muito facil, porem nao e imposivel.
Eu consegui ter uma agenda com gente que posso confiar, e isto me ajuda muito

abs
Angelo.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #35 Online: 27 de Julho de 2009, 15:45:56
 :snack:
 :clap:
 :worship:

Aprendendo com feras da fotografia!

Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #36 Online: 27 de Julho de 2009, 15:57:44
Está certo Ângelo, como disse, está mais nesse meio do que eu, então sua estrutura certamente é outra e seu staff mais "estável" também.

Mas só fazer uma observação aqui:
PROFISSIONAL NAO TEM DOR DE BARRIGA!!

Desculpa sair fora um pouco do tópico, é mais para contar um "causo".
Já teve cólica renal? :eek: Bem, uma vez estava a caminho de um casamento quando tive uma crise. Fiquei lá, mais marcando minha presença e cuidando para que o segundo fotógrafo fizesse tudo corretamente enquanto disfaçava a agonia. Quase impossível ficar de pé... sorrir então!!! Cliquei muito pouco, um mínimo para dar suporte na igreja.

Agora, será que um freela faria isso? Seria humano eu permitir que o cara trabalhasse assim para cumprir uma cláusula que coloquei no contrato? Por curiosidade apenas, o que se faria numa situação dessas (lembre-se, não havia tempo de ligar pra mais ninguém...)?

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #37 Online: 27 de Julho de 2009, 16:44:47
Está certo Ângelo, como disse, está mais nesse meio do que eu, então sua estrutura certamente é outra e seu staff mais "estável" também.

Mas só fazer uma observação aqui:
Desculpa sair fora um pouco do tópico, é mais para contar um "causo".
Já teve cólica renal? :eek: Bem, uma vez estava a caminho de um casamento quando tive uma crise. Fiquei lá, mais marcando minha presença e cuidando para que o segundo fotógrafo fizesse tudo corretamente enquanto disfaçava a agonia. Quase impossível ficar de pé... sorrir então!!! Cliquei muito pouco, um mínimo para dar suporte na igreja.

Agora, será que um freela faria isso? Seria humano eu permitir que o cara trabalhasse assim para cumprir uma cláusula que coloquei no contrato? Por curiosidade apenas, o que se faria numa situação dessas (lembre-se, não havia tempo de ligar pra mais ninguém...)?

Abraço
E legal trocar experiencias, ja que nao e no boteco que seja na frente do micro :hysterical:
Entao cara o que voce fez e o que eu digo que profissional nao tem dor de barriga.
Se nao tem sustituto o freela devera se esforçar para nao deixar a gente na mao.
agora se esta por morrer, melhor ir para a uti ou o cemiterio   :hysterical:
Ja teve umas bronquitis pesadas, e na hora da crise ,
meu caro e muito dificil aguentar,
mas como eu sempre me virei sozinho,
nao tenho essa cultura de ficar doente,
mesmo estando detonado tratava de aguentar o massimo.
Agora pensa que ja vi freela que da cano, porque esqueceu.
"como?, era na sexta, nao era no sabado????" :aua:
Se for algo grave e razoavel , mas sempre temos que fazer um esforço para ser responsaveis, confiaveis.
Sao esses freela vagabundos que reclamam que nao ha serviço!!!
abs.
Angelo
Ja ouvi dizer que as colicas renais sao pior que dor de parto!!! :eek:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 27 de Julho de 2009, 16:47:40
:snack:
 :clap:
 :worship:

Aprendendo com feras da fotografia!


Luciano,obrigado pelo elogio,
mas aqui nao tem fera,
no maximo profissionais com certa kilometragem, :hysterical:
Grande Abraço
Angelo.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #39 Online: 27 de Julho de 2009, 18:32:03
Interessante esse ponto.
Eu sempre especifico a quantidade de fotógrafos. Isso porque é também uma forma de explicar o valor cobrado bem como evitar que o cliente feche com outro pensando que eu vou sozinho quando irei com três. Tem muito picareta no mercado, então quanto mais detalhe for falado com o cliente, melhor. No meu contrato tem especificado o valor do fotógrafo adicional, e a multa estipulada se algum não for. Aí entra um pouco o que o Ângelo falou: Eu confio nos meus freelas e sei que só deixariam de ir se algo muito grave acontecesse. E ter a agenda com números de amigos é importante nessa hora. Digo AMIGOS porque no sufoco são eles que nos livram da enrascada. Então ter alguém ( quanto mais melhor ) para que você possa em uma emergência ligar é fundamental.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #40 Online: 27 de Julho de 2009, 19:30:47
Interessante esse ponto.
Eu sempre especifico a quantidade de fotógrafos. Isso porque é também uma forma de explicar o valor cobrado bem como evitar que o cliente feche com outro pensando que eu vou sozinho quando irei com três. Tem muito picareta no mercado, então quanto mais detalhe for falado com o cliente, melhor. No meu contrato tem especificado o valor do fotógrafo adicional, e a multa estipulada se algum não for. Aí entra um pouco o que o Ângelo falou: Eu confio nos meus freelas e sei que só deixariam de ir se algo muito grave acontecesse. E ter a agenda com números de amigos é importante nessa hora. Digo AMIGOS porque no sufoco são eles que nos livram da enrascada. Então ter alguém ( quanto mais melhor ) para que você possa em uma emergência ligar é fundamental.
totalmente de acordo
so amigo te salva quando o Dr freela esquece a data :hysterical: :aua:
A agendinha magica e igual que ter 3 corpos na mala. :hysterical:
abs.
Angelo


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #41 Online: 28 de Julho de 2009, 12:57:41
Olá, pessoal!

Estou adorando esse tópico e me identifiquei com várias respostas. Embora eu não seja profissional, já fotografei alguns eventos e a pessoa que me convidou disse: tira o máximo de fotos, indenpendente da qualidade.  :no:
Fiquei na minha e tirei a mesma quantidade de fotos que estou acostumado.
Outra coisa, é quando coloco uma 50mm fixa na minha câmera e perguntam: isso aí faz algo?  :(
O pior que me aconteceu foi eu fotografar em um passeio (que não era fotográfico) e uma pessoa, com uma compacta, esqueceu de levar pilhas.  :aua: Ao término do passeio, eu anotei o e-mail dela e enviei as fotos - era um passeio noturno, eu estava sem tripé e tirei umas 50 fotos num período de 3 horas. Dessas, aproveitei umas 30 e enviei para essa pessoa. Depois veio o retorno: "me manda mais, que como vi que você estava com o tempo todo olhando pela câmera (sic), vc deve ter tirado mais de 300". Será que ela sabe o que é enquadramento e ajustes da câmera?  :aua:
Vou continuar acompanhando o tópico.
 :snack: :snack: :snack:
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #42 Online: 28 de Julho de 2009, 13:50:40
Olá, pessoal!

Estou adorando esse tópico e me identifiquei com várias respostas. Embora eu não seja profissional, já fotografei alguns eventos e a pessoa que me convidou disse: tira o máximo de fotos, indenpendente da qualidade.  :no:
Fiquei na minha e tirei a mesma quantidade de fotos que estou acostumado.
Outra coisa, é quando coloco uma 50mm fixa na minha câmera e perguntam: isso aí faz algo?  :(
O pior que me aconteceu foi eu fotografar em um passeio (que não era fotográfico) e uma pessoa, com uma compacta, esqueceu de levar pilhas.  :aua: Ao término do passeio, eu anotei o e-mail dela e enviei as fotos - era um passeio noturno, eu estava sem tripé e tirei umas 50 fotos num período de 3 horas. Dessas, aproveitei umas 30 e enviei para essa pessoa. Depois veio o retorno: "me manda mais, que como vi que você estava com o tempo todo olhando pela câmera (sic), vc deve ter tirado mais de 300". Será que ela sabe o que é enquadramento e ajustes da câmera?  :aua:
Vou continuar acompanhando o tópico.
 :snack: :snack: :snack:
tem doido para tudo :hysterical: :hysterical:


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #43 Online: 28 de Julho de 2009, 16:42:22
Ah, eu fazia isso com os convidados que pediam fotos. Com os bêbados então... vixe!!!

Gente, ninguém merece foto de bêbado.... Já tirei mta... hoje em dia é só flash.

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 28 de Julho de 2009, 16:47:43 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #44 Online: 28 de Julho de 2009, 16:47:10
Interessante esse ponto.
Eu sempre especifico a quantidade de fotógrafos. Isso porque é também uma forma de explicar o valor cobrado bem como evitar que o cliente feche com outro pensando que eu vou sozinho quando irei com três. Tem muito picareta no mercado, então quanto mais detalhe for falado com o cliente, melhor. No meu contrato tem especificado o valor do fotógrafo adicional, e a multa estipulada se algum não for. Aí entra um pouco o que o Ângelo falou: Eu confio nos meus freelas e sei que só deixariam de ir se algo muito grave acontecesse. E ter a agenda com números de amigos é importante nessa hora. Digo AMIGOS porque no sufoco são eles que nos livram da enrascada. Então ter alguém ( quanto mais melhor ) para que você possa em uma emergência ligar é fundamental.

Isso aí Gutão!
Por isso seu nome está na minha lista telefonica e pode deixar o meu aí! Sabe que precisando a gente tá sempre pronto pra dar uma mão (caso a agenda aguente! :D)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!