Autor Tópico: Quantidade VS Qualidade  (Lida 5568 vezes)

Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Online: 23 de Julho de 2009, 17:52:44
Pessoal, percebi uma coisa quando entreguei as fotos do último evento que fotografei.
A primeira coisa que a contratante disse foi:
- quantas fotos deu?
- 320
- está bom!

Foi então que fiz uma revisão nos meus eventos e percebi que já tinha ouvido essa pergunta antes, creio que pela 4º ou 5º vez.

Será que no final das contas o contratante vai fazer Valor/Qtd.fotos e ver se valeu a pena?

Meio que fiquei P$%#$%¨quando ela perguntou isso, mas guardei o pensamento só pra mim e agora divido com vcs. rs

Será que o pessoal ultimamente está só pensando só na quantidade e não na qualidade das fotos?

o que vcs acham disso? ou isso só aconteceu comigo? rs

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2009, 00:34:17
Isso é comum. E também é comum "fotógrafos" que se vangloriam de ter tirado 3 mil fotos em um único dia.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2009, 02:02:09
Outro dia eu estava num passeio fotográfico e uma pessoa passou ao meu lado e disse :
" nossa ! Vc viu o tamanho da lente dela? ??"   :D :D

É assim mesmo. Quem não entende de fotografia tem parâmetros equivocados. Se vc tiver tempo e saco e ela te der a chance, explique `a ela porque  5 mil fotos pode não ser tão bom quanto 300. Se vc não tiver nem saco nem ela te der a chance, então diga " viu ? Fiz XXXXX fotos, que máximo ! "   ;) :D :D


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2009, 07:47:05
XXXX fotos comuns que ninguém vai lembrar, enquanto uma foto show fica na memoria...


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2009, 08:09:01
É preciso entender a cabeça do cliente. Na maioria dos casos, num evento, ele se preocupa se a cobertura foi abrangente, se todos (ou principais) convidados foram registrados, se não se perdeu nenhum lance importante.

Claro, sempre há o cliente que percebe o diferencial de um bom trabalho, mas na maioria das vezes ele pressupõe que você é profissional e o por isso o trabalho é bom (e não sabe exatamente o que é um trabalho bom, ele é cliente, leigo!). Então quer saber "quanto" de trabalho bom ele tem. É o único referencial que ele sabe avaliar em seu imediatismo, "quantas"!

Então diga que fez um monte, muitas, nem sabe direito etc, etc... E quando mostrar o bom trabalho ele até vai esquecer esse negócio de quantidade.

abç
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2009, 08:57:58
Haverá sempre essa pergunta por parte do Contratante, e até mesmo em passeios (é um vicio antigo), no meu último passeio no Caparaó por exemplo, quando estavamos dentro do onibus voltando, vieram me perguntar:
"E aí quantas fotos você tirou?"
Respondi, umas 150... mas depois que eu passar para o computador devem ficar umas 100 fotos
"mas só isso? Posso ver?"
Pode uai
 :eek: :eek: Caracas, mas foram 150 FOTOS.

Então na minha opinião, tanto faz se você tira 10 ou 1000 fotos, mais importante é a diferenciação delas sobre as demais (qualidade).

" nossa ! Vc viu o tamanho da lente dela? ??"   :D :D

Ana tem uma outra variante desta frase (que já ouvi umas 500 vezes) é:

"Nuóóóósssa, que câmera grande, ela tem quanto de zoom?

Pessoal associa tamanho da camera com quantidade de zoom  :doh: ... e aí até explicar (e o cara entender) que depende da objetiva, o cara ja falou que a saboneteira dele de 15x de zoom digital é melhor que as Reflex.  ;)


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2009, 09:38:31
hehehe interessante saber que então não sou só eu que passo por isso.

Gostei da dica do Marcelo sobre evitar falar em quantidade.

Agora, pensando na quantidade, uma coisa é fotografar um evento grande com muitos convidados, registrando todos a cada entrada (fotos posadas), decoração, etc, etc, etc. é normal que se tenha um número grande fotos. Até pq se tiver pouca foto, com certeza o fotografo deixou de registrar muitos momentos do evento. Se numa grande festa tiver 500 convidados e tiver que registrar a entrada de um a um, só ai já foram 500 clicks. Outra coisa é fotografar uma festa de aniversário em casa e tirar 549 fotos de 22 convidados. hehehe
É claro que isso não é uma regra e que existe uma série de fatores que vão fazer com que se tenha mais ou menos fotos, mas isso vai de fotógrafo para fotógrafo e cada um tem sua teoria. Assim como disse o Fábio, tem fotógrafo que já até deixa a câmera no modo de disparo seqüencial. Na hora que o cara aperta o botão todo mundo se abaixa achando que é uma rajada de metralhadora.. hehehe o cara tira 30 pra escolher 2.
Particularmente prefiro menos fotos e para expressar minha opinião tem uma frase que diz que “mais é menos”. rs
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2009, 09:51:12
Essa é uma prática normal entre o público mais leigo, o último aniversário que fiz tirei umas 500 fotos, a cliente ficou super feliz antes mesmo de ver o material, um tempo depois quando entreguei o dvd finalizado ela disse que gostou muito, mas fica a dúvida se quando acabou o evento e eu dissesse que havia tirado 150 fotos sera que ela teria tido um primeiro impacto tão receptivo??

Por isso é preciso identificar o cliente e saber o resultado que ele espera.

No entando quantidade não quer dizer qualidade, por isso não podemos jamais deixar a qualidade de lado.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2009, 10:48:41
...mas é importante não fazer confusão, e achar que disparar demais é falta de objetividade ou qualidade. É um recurso válido quando se quer chegar ao melhor momento de algo dinâmico (expressões, movimentos, esportes etc, etc).
É diferente de disparar a esmo pra qualquer besteira.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2009, 10:55:45
aaaaaaaaaah! sim, com certeza. Como disse, não existe uma regra pra isso e cada caso é um caso. Tudo vai depender do que se fotografa, qual é o trabalho a ser realizado, objetivo do trabalho, etc etc etc.
creio que vai muito do bom senso do fotógrafo saber distinguir quando disparar a metralhadora e quando dar um tiro certeiro.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2009, 11:01:29
"Nuóóóósssa, que câmera grande, ela tem quanto de zoom?

Pessoal associa tamanho da camera com quantidade de zoom  :doh: ... e aí até explicar (e o cara entender) que depende da objetiva, o cara ja falou que a saboneteira dele de 15x de zoom digital é melhor que as Reflex.  ;)
Todos temos exemplos engraçados, eu tenho um que um dos gerentes aqui da fábrica onde trabalho, ao ver minha 450d disse:
- quantos megas tem?
- 12
- tenho uma sony de 7 e nem uso tudo isso, deixo cam regulada em 3MB pois não preciso de tantos megas...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o engraçado foi ele querendo valorizar a soboneteira... hehehe
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2009, 11:28:19
Fotografei uma missa de bodas de ouro e depois a festa para uns 150 convidados. Fiz poucom mais de 100 fotos na igreja (meu SD de 2gb cabe 121 fotos) e fiz umas 250 fotos na festa. Isso porque o casal queria fotos posadas de mesa em mesa, então fiz umas 2 ou 3 de cada mesa para garantir que nao saisse ninguem piscando... Feito isso tentei pegar uns momentos mais descontraídos da festa.

No final, tambem devo ter apagado umas 50 e acabei entregando mais de 300 num CD. O cliente ficou satisfeito, afinal foram mais de 300 fotos!!! (A idéia é deixar que ELE escolha as fotos que achar melhor). Se fosse para eu escolher daria tranquilamente para reduzir esse número para no máximo umas 100 fotos...  :D

O chato eu acho é ouvir o povo perguntando se eu "estou filmando". Eu  costumo dizer que eu estou fotografando, mas a foto vai sair no "Fantástico"... rsssssssssss...
« Última modificação: 24 de Julho de 2009, 11:29:54 por Davi Sato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2009, 12:19:37
Na minha área profissional (música, criação) existe algo analogo.

O contratante não tem parâmetros para avaliar o serviço que está comprando. É tudo muito subjetivo, e muito ligado ao senso estético (o que é bonito pra mim pode ser feio para você). Então o cliente se agarra a alguma coisa palpável e que ele consegue ter um mínimo de entendimento.

No caso é o numero de fotos. Não tem porque se incomodar com essa pergunta, é a defesa do cliente diante de um assunto que ele não domina e por isso fica muito inseguro.

Já sabendo disso, que é um parâmetro que embora pra gente não signifique nada, mas que é recorrente nos clientes, faça a coisa certa: tire muitas fotos, MUITAS. E seu cliente vai ficar satisfeito (seguro) quando souber que você registrou muita coisa, e dentre essas muitas fotos deve ter algumas muito boas.

Na cabeça de um leigo, de um fotografo de fim de semana, quanto mais cliques, mais chances de sair coisa boa...
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr


marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2009, 13:30:04
Essa história de quantidade de fotos parece ser bem antiga. Tempos atrás lí em um artigo que os fotógrafos de eventos - quando usavam analógicas - disparavam apenas o flash, mas sem avançar o filme, pois o cliente ficava feliz em ver o flash pelo salão para lá e para cá!!!
« Última modificação: 24 de Julho de 2009, 13:31:09 por marcospr »


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2009, 13:50:48
Essa história de quantidade de fotos parece ser bem antiga. Tempos atrás lí em um artigo que os fotógrafos de eventos - quando usavam analógicas - disparavam apenas o flash, mas sem avançar o filme, pois o cliente ficava feliz em ver o flash pelo salão para lá e para cá!!!

Boa!!! hehehehe
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.