Autor Tópico: Nova Olympus E-500! Duvidas!!  (Lida 6907 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Online: 26 de Setembro de 2005, 22:38:43
Pessoal, saiu a nova Olympus E-500.. parece ser uma ótima sucessora da E-300,  gostei muito mais dela.. e ta num preço legal até...

Nova E-500

Mas me surgiu uma grande duvida... ela diz : 8.0 million pixels with Full Frame Transfer CCD

mas embaixo ela continua com o mesmo fator de crop de 2x,,,
alguem me explica isso????? qualquer coisa deem uma olhada no link... e postem seus comentarios sobre a camera...

abraços
 
"Film is not dead, it just smells funny."



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2005, 23:01:41
Isso chama ENORME problema devido a perpetuação de erros que levam as terminologias a mudarem de sentido.
Full frame originalmente queria dizer que usa toda a cobertura das lentes, é um termo antigo e que foi usado de forma totalmente equivocada pelos amantes dos formatos de sensor de 35mm, no início da era digital. No sentido antigo uma câmera APS pode ser full frame, bastando para isso usar lentes desenhadas para APS, sob este sentido ele diz apenas se a lente tem a cobertura desenhada para aquele formato e NADA MAIS. Portanto a Oly E-500 é full frame neste sentido que envolve dimensões do sensor e projeto de lentes.

Poré, esta terminologia passou a ser adotada para designar as câmeras do formato 135.

Como se não bastasse, para aumentar ainda mais a confusão, a tecnologia usada nos sensores da Oly (que foi desenvolvido pela Kodak) tbm foi chama Full frame, pois ela possibilita que os photodiodos cubram toda a superfície do CCD (diferente dos sensores convencionais onde o fotodiodo divide espaço com trilhas e componentes na superfície do CCD).

Com tudo isso a conclusão que podemos chegar é que as palavras full frame (todo quadro) hoje não dizem absolutamente nada se não estiverem associadas com outras que lhes dêm contexto e quando eu escuto falar que o sensor da 5D é "melhor" porque é full frame eu tenho que tomar o cuidado de ver de qual dos full frame ele se refere, se é a tecnologia da Kodak ou o tamanho 135, porque ele é full frame na terminologia antiga tanto quanto o da nova Sony R1, é full frame tanto quando o de 99% das compactas, são full frame. Também são full frame no sentido mais aceito hoje, mas não o são em termos da tecnologia da Kodak rs.  
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2005, 01:51:22
Do jeito que estão sendo lançados novos modelos a todo o instante, em quanto tempo será que a canon vai lançar um upgrade da XT?


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2005, 07:39:07
Leo, o que voce achou da E-500?
"Film is not dead, it just smells funny."



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2005, 12:36:55
Citar
Leo, o que voce achou da E-500?
Olha me pareceu uma boa melhora da E-300, principalmente na construção do corpo, mas eu precisava ver ela ao vivo para dar um parecer mais certeiro. Ainda estou esperando a Oly vir com a substituta da E-1, um amigo meu tem a E-20 e é uma câmera brilhante, se a E-500 saiu com o mesmo estilo (pq a E-300 saiu com uma construção pior) já será uma grande câmera.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2005, 17:36:16
Achei interessante o metering spot para highlights e shadows.
Tem samples aqui.
http://www.olympus-esystem.com/dea/product...mple/index.html
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #6 Online: 20 de Março de 2009, 23:18:10
se a E-500 saiu com o mesmo estilo (pq a E-300 saiu com uma construção pior)

¿Em que ſentido?  As E-3[03]0 ſão muito bem-feitas, a particularidade é o eſpelho Porro.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds