Autor Tópico: Fotos em tamanho original  (Lida 7723 vezes)

Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #15 Online: 13 de Julho de 2009, 20:17:52
Gastro, sua foto está subexposta o que naturalmente aumenta a quantidade de ruído nas áreas de sombra. A redução de ruído também está desligada, ou seja, vc está vendo praticamente o resultado puro do sensor, sem nenhum tratamento antes da conversão para JPG. Nessas condições, a foto não está ruim não, pelo contrário...
Abçs

Concordo, e vou acrescentar. A sua objetiva (do kit) é bem ruinzinha, tenta com uma melhor, é outra coisa! E o resultado obtido com ISO800 da sua foto, para mim não ficou tão ruim assim...  :ok:

Abraço, Blasius.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2009, 13:14:38
Só prá acrescentar... A objetiva do kit não é bem ruizinha, pelo contrário, é muito boa e melhor que muitas objetivas mais caras, segundo qualquer site de review. A que é ruizinha é a versão anterior, sem IS.

Olhem os níveis de nitidez das duas versões em 18mm e já dá prá ter uma idéia

Versão sem IS
http://photozone.de/canon-eos/180-canon-ef-s-18-55mm-f35-56-ii-test-report--review?start=1

Versão com IS
http://www.photozone.de/canon-eos/181-canon-ef-s-18-55mm-f35-56-is-test-report--review?start=1






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2009, 13:20:39
Concordo com Alexandre, é uma ótima lente (só é meio lenta).


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #18 Online: 14 de Julho de 2009, 18:04:38
dkfuji, eu acho que entre os fatores negativos da lente do kit nem se encontra a lentidão, acho ela aceitável para a maioria das aplicações. Não vejo grande diferença entre ela e a 28-135mm por exemplo, que é USM e deveria ser bem mais rápida (embora a 28-135mm também não seja uma lente considerada rápida). Acho que os fatores negativos são o range muito curto o que inviabiliza o seu uso como uma lente de uso geral, um pouco escura, e a construção que poderia ser (bem) mais caprichada. Mas também, se tivesse construção ótima, clara e um range melhor, não seria lente de kit de equipamento de entrada, não é ?? rsrsrs

Abçs !!
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 18:06:13 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #19 Online: 23 de Julho de 2009, 22:32:15
Salve galera....

Fiz umas fotos fotografando em RAW+JPG
Instalei o programa da canon "Digital Photo Professional", e abri as duas para comparar...
Não sei se meu "olho" tá desregulado hehehe, mas parece que a jpg ficou melhor que o RAW.

Vamos as imagens:

A esquerda é RAW

Aqui o raw e jpg para download e melhor analise de vcs...
jpg
IMG_6644.JPG]http://www.mlml.com.br/edson/ IMG_6644.JPG]IMG_6644.JPG
raw
IMG_6644.CR2]http://www.mlml.com.br/edson/ IMG_6644.CR2]IMG_6644.CR2

EXIF:
1/200
iso 100
F 5.6
Flash

Na foto do primeiro post, não usei flash, e iso 800.. logo o ruido ia ser obviamente bem mais alto...

Mas o x da questão agora... seria o raw e o jpg (ao meu ver) serem bem parecidos, não me parece ter uma grade diferença da qualidade de um pro outro...

o que vcs acham ?
« Última modificação: 23 de Julho de 2009, 22:39:23 por gastro »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #20 Online: 23 de Julho de 2009, 23:10:34
Gastro, quando vc faz uma foto em RAW+JPEG a camera quando gera o JPEG aplica uma série de parâmetros (redução ou não de ruído, configurações do picture profile, balanço de branco, etc). Estes mesmos parametros são gravados nos metadados do RAW. Então, se vc abrir o RAW no DPP da Canon, este vai aplicar por default os mesmos parametros que a camera aplicou para gerar o JPG, ou seja, se vc não mexer em absolutamente nada, simplesmente abrir a foto no DPP e salvar outro JPG, este será muito semelhante (não igual, como pode ser visto abaixo) ao que é gerado pela camera.

A sacada do RAW é que vc pode alterar estes parâmetros, mudar o balanço de branco, o nível de redução de ruído, a nitidez, a saturação, etc, etc.. sem prejuízo da qualidade da imagem, o que não poderia ser feito no JPG, pelo menos não sem alguma perda de qualidade. Algumas operações, como recuperação de estouros de branco ou diminuição do nível de redução de ruído só pode ser feito em RAW.

E o fato do DPP aplicar por default as configurações da camera também é vantajoso. Vc pode fotografar em RAW e abrir no DPP. Se gostar da foto do jeito que está, é só converter para JPG sem mexer em nada (e sem perder tempo, que é a grande critica dos que não gostam do RAW) que o resultado será muito semelhante ou melhor ao que vc obteria se tivesse fotografado em JPG. Se precisar corrigir alguma coisa, recuperar um estouro de highlight, mudar o profile, o balanço de branco, etc, pode fazer isso sem perder qualidade e gerar o JPG depois.

E prá completar, embora as fotos sejam praticamente idênticas, teoricamente o RAW processado no desktop e transformado em JPG deveria em tese gerar resultados melhores que o JPG da camera, mesmo usando os mesmos parametros. Note que na camera existe um pequeno processador (dedicado, é certo) e uma quantidade limitada de memória. Estes recursos transformam quase 4 RAW´s em JPEG em um segundo, além de gravar o arquivo no cartão. No desktop, leva-se vários segundos para converter 1 RAW em JPEG, usando uma quantidade de memória muito maior e um processador com certeza muito mais poderoso. Em tese, as rotinas de conversão do DPP deveriam ser (e acredito que realmente sejam) mais eficientes que as da camera.

Abçs !!
« Última modificação: 23 de Julho de 2009, 23:11:58 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460