Autor Tópico: Que dilema. Investir em lentes, ou trocar de camera??  (Lida 3085 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Online: 24 de Julho de 2009, 21:21:22
Que puder, de uma ajuda aqui para um companheiro.

Tenho uma A300 com lente do kit + 75-300 sony. 

Montei um estudio, e estou iniciando um trabalho com books, casamentos e aniversarios.

porem sei que meu kit de lentes nao é o desejado, entao fiquei na duvida se vendo minha maquina com as lentes, e tento pegar uma nikon ou canon, pois tenho tido dificuldade para achar lentes e acessorios da sony baratos, acho que as duas citadas acima sao mais facil encontrar esses acessorios.

o que os fotografos mais experientes me dizem. a em sua opiniao, compensa investir em lentes caras, e ter uma camera de entrada, que talvez nao aguente o "batente" ou tento comessar tudo novamente com outra marca. pois em minha opiniao a sony nao tem lançado novas maquinas copativeis com a concorrencia, isso dificultaria substituir a maquina para manter as lentes.

Há, que lentes vcs me indicam, para esses trabalhos?

obrigado.


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2009, 21:31:26
Marcio não vejo dilema algum...
Pra mim é óbvio: investir em lente, depois de ter um SET de lentes "bom" aí sim vc pode pensar em outras coisas!!!

Claro, uma troca de corpo seria bem vinda, mas não é acho que seja essêncial no momento.

[ ]s


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2009, 12:01:33
Estou com o Tiago, também não vejo dilema, o principal investimento deve ser sempre em lentes, elas são o coração da câmera. Boas lentes são muito mais importantes do que um corpo. Você deve buscar sair rapidamente das lentes de entrada e montar um set que inclua pelo menos lentes intermediárias de boa qualidade, principalmente se você pretende trabalhar com a área de moda (books), onde a exigência ótica é muito maior (devido à necessidade de preservação das texturas).
De uma lida em: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=41.0
Este artigo é antigo e bastante simples, mas costuma ajudar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


mauro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Artfoton Estudio
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2009, 17:37:03
Marcio,
também uso Alpha (A200) em trabalhos profissionais (publicidade e agora social) e posso te dizer que essas Sony mandam muito bem... mas como foi dito, lente é realmente tudo.
Não vejo necessidade de migrar para outra marca por causa de lentes. Estou com o mesmo problema, pois ainda uso a lente do kit, que por sinal é um pouco melhor que Canon (mais contraste) e Nikon (mais zoom).
Posso dizer que temos boas opções como a 16-105mm ou até com um pouco mais de sacrifício, a Zeiss 16-80mm. São lentes intermediárias (menos de US$1000,00) excelentes, melhor que as Canons intermediárias com certeza... Penso também na Tamron 70-2000mm F/2.8 para alguns trabalhos em estúdio.
Sem falar nas Minolta que são maravilhosas, pelo menos o mundo inteiro diz isso...

Grande abraço
Mauro
Canon EOS 7D + 18-135mm + 580 EXII e Sony A200 + 18-70mm + F56AM (vendendo) + Fratas 140 e 160


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2009, 23:01:16
Marcio, entre investir em lentes ou trocar de corpo, em geral, se prefere investir em lentes.

Entretanto, teu dilema parece ser investir em lentes ou trocar de sistema (e não só de corpo). Isso tem que ser muito bem pensado, pois daqui há algum tempo tu terás muitas lentes e apetrechos do teu sistema, e vender tudo isso é mais difícil caso decidas no futuro trocar de sistema.

Minha opinião é: defina quais tipos de lentes tu vais querer usar e dá uma olhada no mercado para confirmar, ou não, o que tu disse sobre o preço e facilidade de achar estas lentes. Baseado nisso, tome a decisão. Pelo menos foi isso que eu fiz, quando decidi pelo sistema que uso (não vou citar pra não ser tendencioso).

Boa sorte!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2009, 00:21:15
Marcio uma questão que verifiquei agora, você disse que tem dificuldade de achar lentes e acessórios baratos para Sony, mas os equivalentes Nikon e Canon possuem preços muito equivalentes. Lembre-se que usados da Sony você precisará buscar com a marca Minolta, porque é a marca que formou o sistema Alpha. As 3 grandes (Sony, Canon e Nikon) são hoje bastante tranquilas para conseguir lentes e possuem preços muito próximos, na verdade apenas a Nikon que é um pouco mais cara neste sentido.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2009, 18:52:20
Sou do time que prefere investir primeiro em lentes.

Eu acredito que essa "matemática" seja verdadeira baseada em minha experiência pessoal.
Câmera qualquer + Lente Top é melhor que Câmera Top + Lente qualquer
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 18:52:52 por LuizNdo »
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2009, 19:17:17
Marcio, cuidado que lente ou camera nao se trata de investimento e sim gastar dinheiro, na hora de vender sempre acabara perdendo uma boa parte do que gastou.

E pensando nesse sentido gastar dinheiro em lente acaba sendo melhor financeiramente, pois na hora de vender se perde menos do que com corpos.

Mesmo lente sendo um melhor gasto, procure escolher a menor quantidade possivel de lentes que possam cobrir satisfatoriamente o seu trabalho.

Boa sorte.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2009, 20:20:15
Leandro gastos englobam custos e despesas. No caso um objeto como uma lente pode ser considerado custo ou investimento, dependendo de como é aplicado.
Se você compra uma lente, para ser repassada (por exemplo junto com uma câmera, com o objetivo de agregar valor, ou mesmo para ser revendida) ela se constitui em custo e portanto um gasto.
Se você aplica o capital no sentido de imobilizar um bem para melhorar o exercício da atividade, maximizando o desempenho (inclusive financeiro), então se consiste em um investimento e não em um custo. Se será um bom ou um mal investimento isso vai depender de como se aplica o dinheiro e em como esta imobilização irá melhorar o desempenho final, mas no momento em que isso se consiste em uma imobilização visando melhorar a performance do negócio, então por definição trata-se de um investimento e não de um custo.

Na tratativa que você está tomando (comprar para revender) a lente trata-se de fato de um custo, pois você está pensando em comprar e revender o equipamento. De fato você pode ter perdas ou ganhos relacionados a este custo, mas não importa se você terá ganhos ou perdas, continua se tratando de um custo e por definição um gasto. Lentes usadas realmente perdem muito menos valor do que corpos, porque não ficam defasadas tecnologicamente e também praticamente não se desgastam.
Mas pelo que eu entendi ele não pretende negociar lentes e corpos, ele pretende de fato investir imobilizando equipamentos para buscar retornos intangíveis em imagem, qualidade e por ai vai. Neste caso trata-se de fato de um investimento e não de um custo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2009, 20:22:45
Leandro gastos englobam custos e despesas. No caso um objeto como uma lente pode ser considerado custo ou investimento, dependendo de como é aplicado.
Se você compra uma lente, para ser repassada (por exemplo junto com uma câmera, com o objetivo de agregar valor, ou mesmo para ser revendida) ela se constitui em custo e portanto um gasto.
Se você aplica o capital no sentido de imobilizar um bem para melhorar o exercício da atividade, maximizando o desempenho (inclusive financeiro), então se consiste em um investimento e não em um custo. Se será um bom ou um mal investimento isso vai depender de como se aplica o dinheiro e em como esta imobilização irá melhorar o desempenho final, mas no momento em que isso se consiste em uma imobilização visando melhorar a performance do negócio, então por definição trata-se de um investimento e não de um custo.

Na tratativa que você está tomando (comprar para revender) a lente trata-se de fato de um custo, pois você está pensando em comprar e revender o equipamento. De fato você pode ter perdas ou ganhos relacionados a este custo, mas não importa se você terá ganhos ou perdas, continua se tratando de um custo e por definição um gasto. Lentes usadas realmente perdem muito menos valor do que corpos, porque não ficam defasadas tecnologicamente e também praticamente não se desgastam.
Mas pelo que eu entendi ele não pretende negociar lentes e corpos, ele pretende de fato investir imobilizando equipamentos para buscar retornos intangíveis em imagem, qualidade e por ai vai. Neste caso trata-se de fato de um investimento e não de um custo.


Concordo :ok: