Autor Tópico: Full FRAME??? alguem pode explicar...?  (Lida 10907 vezes)

Bieli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Online: 25 de Julho de 2009, 11:25:41
Oi, desculpem a ignorancia...mas isto quer dizer o que? que as fotos que tiro com a nikon d40, estao sendo cropadas? o que eu enquadro ao olhar no visor não é o que sai na foto? (isso nao acontece visivelmente)
ou o visor tb é cropado?
pelo que entendi uma camera que faz full frame é bem mais cara...vale a pena?

ai, saudades dos tempos analogicos...

se alguem me der uma luz agradeço...estava pensando em trocar a D40 pela D90...pelo live view(para animação stop motion) principalmente...mas esse lance do full frame me confundiu...
grata
nikon D40<br />Canon FT


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2009, 12:09:39
Olha no aspécto original do termo (quando usado em fotografia) queria dizer que o ângulo de campo da lente cobre exatamente todo o quadro (frame) da mídia.

Porém esse termo passou a ser usado pela Canon, para designar as câmeras do formato 135 (35mm), que via de regra acabam sendo full frame. No sentido antigo elas não são as únicas que atendem a esta especificação, uma vez que câmeras médio formato e APS, com lentes desenhadas para estes formatos, também o são (quando colocadas no sentido original do termo). Neste caso a designação deveria se referir sempre ao conjunto lente câmera e não a um formato específico como os fabricantes adotaram. Porém hoje em dia o termo é usado no sentido de designar as câmeras no formato 135, que são aquelas com sensores de 36 x 24mm.

No aspécto tecnológico a Kodak também passou a utilizar o termo para designar sensores que possuem fotodiodos capazes de cobrir toda a área da mídia (sem espaços para trilhas, ou coisas do tipo), usado na Olympus E-1.
Esta designação da Kodak também faz sentido, mas é muito pouco adotada.
« Última modificação: 25 de Julho de 2009, 12:44:40 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2009, 12:39:59
Sobre o uso mais comum do termo full frame, são cameras que possuem sensores de tamanho equivalente ao tamanho de um negativo de 35mm (24x36cm) aproveitando todo o círculo da imagem da lente.

Os sensores APS-C "desperdiçam" as bordas da imagem da lente, a menos que sejam lentes projetadas especificamente para estes sensores (com círculo menor).


fonte: http://www.millhouse.nl/digitalcropfactorframe.html



fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/APS-C
« Última modificação: 25 de Julho de 2009, 12:40:52 por rogeriom »
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2009, 13:56:30
O que o leo falou sobre o equívoco, é a mesma coisa em filmes, dvds, onde vemos a expressão "widescreen" ou "4x3 full frame", ou seja, se minha TV é Widescreen, então 4:3 não é o meu full frame.

4:3 só é full frame em TVs 4:3.

Pode-se dizer que toda câmera cropa alguma coisa, pois sempre fica alguma coisa de fora. O que mais ocorre é que a esmagadora maioria das objetivas Canon funciona com crop nas APS, uma vez que o conjunto de opções EF-S é muito restrito, apenas 5 ou mais objetivas.


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2009, 14:21:29
acho que deu um problema no meu link anterior.
Como não consigo editar a mensagem, segue de novo a imagem:

[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Bieli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2009, 00:58:12
valeu, me deram uma boa esclarecida...e na pratica, realmente, fui comparar o 50mm, da minha Canon Ftb (filme) com o 50mm da D40 e a diferença é gritante...
entao ... se eu gosto de fotografar com uma 50mm, deveria usar uma 35mm nas cameras que nao sao full frame?
(considerando comprar uma fixa)
nikon D40<br />Canon FT


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2009, 11:08:44
Bieli para entender esta relação de uma olhada em: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2999.0
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bieli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2009, 21:29:37
obrigada, vou olhar...amanha...pois me parece bem cabeçudo...e já esta tarde...mas me parece que ali eu tiro minhas duvidas!
nikon D40<br />Canon FT