Autor Tópico: Começando no filme  (Lida 5385 vezes)

jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Online: 25 de Julho de 2009, 18:11:50
Boa tarde,

pessoal, é o seguinte,
gosto muito de fotografar e tudo mais, quero uma SLR, mas o orçamento tá passando LONGE de uma DSLR, ai um dia desses, apareceu uma EOS 500N ai, fui lá hoje ver a camera, aparentemente, tá NOVA, parece que nem foi usada direito, e gostei dela, achei ela simpatica.
O cara tá me pedindo R$220 nela, com uma 28-80 AF, o preço acredito que até tá bom, e pra começar, num to podendo gastar, por esse preço me pareceu tentador.

Minha duvida é, e filme pra comprar? É tranquilo? Só pegar e por, e tirar as fotos?
Pq assim, a noção 'teorica' de Abertura, Tempo de Exposição eu até tenho, mas e o filme? como fica o ISO?
Quero essa camera essa semana, no MAAXIMO,
se puderem me dar essa ajudinha, fico feliz d+  :D


 :snack:
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


naseh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • ad.ict Studio
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2009, 19:37:10
Fala, Jefferson!
Se você curtiu a 500N, pode pegar, porque o preço tá até abaixo da média. A mais barata que vi até hoje estava R$ 250.
Agora, quanto a filmes, a grosso modo, é isso aí mesmo, só pegar, por e "tirar" as fotos. A oferta de filmes ainda é boa, você pode encontrar e usar desde os amadores convencionais de 36 poses por R$ 8, em média, até os melhores profissionais negativos coloridos, PB e slides (esses últimos com preços que podem chegar perto dos R$ 50, um rolo com 36 poses). O mesmo com laboratórios de revelação: pode levar seus filmes desde a relojoaria da esquina que pega hoje e entrega em dois dias, até nos melhores labs da cidade (claro que suas escolhas vão influenciar na qualidade final das cópias).
Já o ISO, não entendi muito bem sua dúvida, mas a 500N aceita desde 25 a 5000 pela leitura automática, ou de 6 a 6400 manualmente.
Qualquer dúvida, só dizer.
Charles Naseh
São Paulo - SP

www.adictstudio.com
twitter.com/charlesnaseh
facebook.com/charlesnaseh


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2009, 19:59:18
Naseh,

valeu pela dica, vou ver se essa semana eu passo lá e pego ela logo. \o/

Em relação ao ISO, na digital você escolhe o ISO e tal, na Analogica, é Manual isso tambem?
Se ficar no Full Manual? E isso vai influenciar na quantidade de luz captada pelo filme? Ou o ISO é fixo no filme?
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2009, 20:14:02
jefferson, cada filme tem um ISO.
Vc vai com o mesmo ISO do início ao fim do rolo.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2009, 20:21:20
Rogerio,
mas digo,mudar isso na camera,tem como ?
Por exemplo, por um Filme ISO400 e tirar a foto com ISO 1200?
Essa é minha duvida.


Eu to ficando impolgado com essa brincadeira viu.
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2009, 21:10:59
jefferson, tem sim, com certeza.
Se não me engano nestas SLR mais recentes a máquina já lê automaticamente o ISO do cartucho.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2009, 21:34:19
Algumas máquinas reconhecem automaticamente o ISO do filme. Voce pode regular a máquina para fotometrar como se estivesse utilizando um ISO diferente, mas na hora de revelar é necessário avisar o laboratório, para que mudem o processamento.



ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2009, 21:52:36
Olá Jefferson,

Só ressaltando, o que o Marcos disse... isso é chamado de Puxar o Filme, mas você tem que usar o mesmo ISO desde o início até o fim do filme. E vale a pena conferir antes no laboratório, se tem como eles revelarem o filme, que foi puxado.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


naseh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • ad.ict Studio
Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2009, 22:55:17
Então, Jefferson, é isso aí o que a galera falou.
Jogando todas as informações acima, do pessoal, na 500N, você coloca o filme nela, ela faz a "leitura" e já coloca o ISO certo, e isso não importa se você usar a câmera no total automático, em algum dos dois programas de prioridade, ou no total manual. E você pode a qualquer momento usar tanto a câmera no automático, como no manual, que o ISO vai estar sempre lá bonitinho.
Claro que você pode manualmente informar outra sensibilidade: pegar um filme ISO 100 e colocar na câmera 400, que é puxar o filme, como o Elias bem disse.
Só que, diferente das digitais, isso não pode virar o samba do crioulo doido. Uma vez definido o ISO, e isso se define antes de fazer a primeira foto, mantenha o mesmo sempre!
Bom, só repeti tudo o que a galera já tinha dito! Haha...  :assobi:
Charles Naseh
São Paulo - SP

www.adictstudio.com
twitter.com/charlesnaseh
facebook.com/charlesnaseh


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2009, 23:02:34
Beem esclarecedor pessoal,

agora não vejo a hora de pegar a camera logo.
Será que meu coração aguenta essa semana?
HAHAHA

Valeu d+ pelas dicas \o/
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2009, 14:18:59
Claro que você pode manualmente informar outra sensibilidade: pegar um filme ISO 100 e colocar na câmera 400, que é puxar o filme, como o Elias bem disse.
Só que, diferente das digitais, isso não pode virar o samba do crioulo doido. Uma vez definido o ISO, e isso se define antes de fazer a primeira foto, mantenha o mesmo sempre!
Bom, só repeti tudo o que a galera já tinha dito! Haha...  :assobi:
:ok:

Só pra acrescentar, quando puxamos o filme, a latitude diminui bastante, e o contraste e o grão aumentam também. Portanto é preciso ter mais cuidado na exposição!
Boa sorte com a câmera e não deixa de postar as fotos depois que tirar!
abraços
Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2009, 01:29:01
Essa câmera está num preço bom, tenho procurado ela, e vi numa loja por mais do que esse preço aí.
A propósito ela possui datador ? Esse modelo chega a ser melhor do que a Canon EOS 3000N Date ?
Agradece,

Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Bieli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2009, 21:57:30
pensando em economizar...calcule o quanto vai gastar em filme e revelação - principalmetne em PB pode sair bem caro a brincadeira...claro que uma maquina analogica tem uma vida util mais longa que as digitais...mas faça o calculo...
tem como comprar filme mais barato, rebobinado (em grandes quantidades) ...
bem....pra mim, foi este fator que me afastou dos filmes...mas por outro lado...tem muitos fatores positivos na minha opiniao...
nikon D40<br />Canon FT


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2009, 22:24:30
Se vc comprar uma lente boa e nova para uma DSLR hoje, não irá gastar menos de R$ 3000,00. Se comprar uma lente manual antiga boa irá gastar uns 300 reais. Sobra aí uns 2700 reais para você torrar com filmes...rs. Um filme de 36 poses mais a revelação fica por volta de 25 reais aqui em BH. Fazendo os cálculos, com 2700 reais você terá 108 rolos de filmes com a revelação. Se você quer qualidade e não quantidade e considerando que gaste um rolo de filme por mês então serão 9 anos de fotografia com filmes.  :D

Bem...estou extrapolando mas, na realidade, fotografia é um hobby caro. Seja no digital ou analógico não tem como economizar muito. Escolher entre os dois (filme ou digital) é mais uma questão de opção (gosto) pessoal.
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 22:25:38 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2009, 22:49:37
Um Provalue 200 revelado sai por R$ 10. Menos de R$ 0,30 por frame.
A 50mm/1.4 da minha AE-1 se acha por menos de R$ 200.
Eu não acho caro fotografar com filme.

Estou pensando numa TLR. Aí sim a brincadeira fica um pouco cara, mais de R$ 1 por frame.
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 22:55:10 por rogeriom »
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]