Autor Tópico: Fotos de imóveis  (Lida 3511 vezes)

patri444166

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 26 de Julho de 2009, 10:15:03
Olá!!
Pessoal, trabalho com corretagem e estou com dificuldades em fotografar alguns imóveis, especialmente banheiros pequenos, quartos, existe alguma forma de se fotografar um imóvel sem que fique exposto o vaso sanitário, ou apenas o armário, por exemplo?? :doh:
Quero dar idéia do que é o espaço do imóvel, e não os móveis que a pessoa tem!!
Lembro-lhes que não tiro foto de fachada pelo seguinte motivo: segurança do cliente.
Agradeço a todos pela ajuda.
Obrigado.
Patricia


aloha!!!

  • Trade Count: (29)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
    • RYfotografo
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2009, 10:46:20
Patricia, bem vinda ao forum.

Vendo alguns sites de imobiliarias, as fotos deixam muito a desejar.
Alguns exemplos: fotos tortas, fotos poluidas com muita informação, tipo cachorro, roupas dos moradores etc...

Sobre o a sua dúvida, vai depender muito do seu olhar, registar detalhes que valorizam o imovel, tente afastar um pouco nesses locais pequenos.

Uma boa seria olhar fotos de arquitetura ou de revistas especializadas.

Acredito que suas fotos possam melhorar o interesse dos seus clientes.

Abraços
Ricardo
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 10:47:25 por aloha!!! »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2009, 11:30:21
Patrícia você precisa de uma lente Grande Angular para resolver este seu problema. Acredito que isso vá te gerar uma necessidade de investimento que não sei dizer se você está disposta a arcar (pois precisará de uma DSLR e a lente que não é barata).
Uma alternativa é tentar construir panorâmicas, mas para isso você precisará de um tripé e certo conhecimento para não ter alterações significativas de exposição e coisas do tipo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2009, 14:31:01


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2009, 14:41:45
Contrate um profissional da área de fotografia de arquitetura.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2009, 10:45:53
Lente grande angular e tripé!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2009, 12:48:48
Com certeza, a melhor opção é uma lente grande angular e tripé (custo $$$$). Porém, você pode partir para uma compacta com grande angular.
Das que me recordo, a que tem a melhor distância focal - e uma das melhores qualidades de imagem entre as compactas - é a Panasonic LX3, que começa em 24mm equivalentes => http://www.dpreview.com/reviews/specs/Panasonic/panasonic_dmclx3.asp

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2009, 19:40:24
24mm pra um banheiro pequeno é um angulo muito fechado ainda


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2009, 15:18:30
samuca.aguiar, o menor range das lentes que eu tenho é 28mm equivalente, então não saberia dizer se a distância focal mencionada acima é ou não suficiente.
Não sendo, vejo três outras opções:

- Contratar um profissional, que já possua o equipamento (isso com certeza proporcionará resultados ótimos);
- Partir para um kit de DSLR + grande angular (algo começando em 10mm ou 12mm) - daí será necessário um alto investimento inicial em máquina + tripé + conhecimento + talvez um flash;
- Montagem de panorâmica vertical + horizontal (essa saída pode aproveitar uma câmera já disponível - recomendável apenas um bom tripé -, porém pode ser bem trabalhosa, principalmente para acertar as luzes no momento do clique, evitando pós processamento). Um programa que faz muito bem esse tipo de montagem é o PTGui => http://www.ptgui.com/

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2009, 04:50:18
lembrem-se de que quanto maior a grande angular, maior a distorção das retas paralelas na imagem... a não ser q vc possua uma tilt-and-shift ou corrija depois no photoshop (não sei se fica bom...).

de qualquer forma, fotografar um ambiente interno e pequeno com uma 10mm pra APS-C ou uma 16mm pra FF pode trazer efeitos bem estranhos pra quem quer ter a percepção do espaço real do ambiente.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2009, 10:18:48
para arquitectura o ideal e 20mm em full frame.
as vezes 18mm tambem va.
e tripe.
Acho que como disse Ana Adams, e melhor contratar algum fotografo de essa area, e mas barato.
abs.Angelo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2009, 10:19:47
samuca.aguiar, o menor range das lentes que eu tenho é 28mm equivalente, então não saberia dizer se a distância focal mencionada acima é ou não suficiente.
Não sendo, vejo três outras opções:

- Contratar um profissional, que já possua o equipamento (isso com certeza proporcionará resultados ótimos);
- Partir para um kit de DSLR + grande angular (algo começando em 10mm ou 12mm) - daí será necessário um alto investimento inicial em máquina + tripé + conhecimento + talvez um flash;
- Montagem de panorâmica vertical + horizontal (essa saída pode aproveitar uma câmera já disponível - recomendável apenas um bom tripé -, porém pode ser bem trabalhosa, principalmente para acertar as luzes no momento do clique, evitando pós processamento). Um programa que faz muito bem esse tipo de montagem é o PTGui => http://www.ptgui.com/

[]s,
10mm nao serve para arquitectura!


mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2009, 19:03:33
Sim sim..contratar o FOTÓGRAFO que já produz bons resultados nesta área (olhar o portfólio do mesmo antes de tuudo) pode ser a melhor solução...
ai, ai... se toda imobiliária contratasse freelas para produzir o conteúdo de seus catálogos seria uma benção para a categoria....


Augusto80

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2016, 08:44:13
Agora eu entendo a reclamação de vocês, dos novatos que abrem um topico e nao sao capaz nem de voltar pra agradecer ou dar continuidade ao topico rsrs

Também vou tirar fotos para imobiliarias, e já me indicaram uma lente 14-24mm f/2.8G ED.
Tem tb a 10-24mm f/3.5-4.5G ED, mas talvez seja muita escura? (nao sei se to falando bobagem).
E a 14-24mm f/2.8G ED


Flag77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2016, 13:23:49
As fotos que fiz de arquitetura foram todas com a TS-17.
Infelizmente o custo torna a aquisição dela algo complicado em um primeiro momento, mas cito algumas vantagens:

1 - Bom, é uma tilt and shift o que significa que é possível corrigir o paralelismo bem como trabalhar bastante a profundidade de campo.
2 - Apesar de ser uma lente de foco manual, é fácil de focar na mão por ser uma grande angular.
3 - É uma 17mm mas se colocares no tripé, explorares os limites do shift e depois juntar as fotos no lightroom é possível conseguir uma foto equivalente a 11mm (inclusive eu tenho a impressão que a 11-24 usa o mesmo elemento frontal)
4 - Já tive a 17-40 e tenho uma 16-35f4 e a 17 é melhor em termos de qualidade. (um pouco melhor que a 16-35 e muiiiito melhor que a 17-40)
5 - Aceita extender. tenho um 2x. Não que seja de grande utilidade mas sempre é algo a mais.

Quanto ao comentario do Augusto80, não vejo problema em lentes escuras, em 99% dos casos tu vai usar tripé.
SL1, 24, 6D, 40, TS17L, 24L, 50L, 100L, 180L, 200L, 8-15L, 16-35L, 24-105L, 100-400L, TC 2x III, 600EX-RT (2x), ST-E3-RT