Autor Tópico: como fazer melhor!!!  (Lida 4252 vezes)

ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Online: 26 de Julho de 2009, 19:50:27
Olá Pessoal,
Sou novo na arte de fotografar e há um ano comprei uma fuji9100. Pelo que já lí, tinha opções melhores, mas acredito que eu possa melhorar também. hehe
Fui tirar umas fotos hoje num restaurante aqui de minha cidade e enquanto olhava no visor, pareciam que estavam ótimas, mas quando levei pro photoshop!!! putz!!! Estavam muito escuras, com ruído e etc...
Sem pegar muito pesado comigo nem com a minha máquina  :shock: , vcs poderiam me ajudar no que eu poderia ter melhorado.
foto e descrição:


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2009, 20:56:45
Basílio, foi trabalho que te pagaram pra fazer ou tu ia rangar e tirou umas fotos??

já fez algum curso, leu algum livro ou algo do tipo??

« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 20:57:19 por Anderson Fonseca »


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2009, 21:02:26
Não Anderson,
Não fiz curso nenhum. Eu trabalho com criação, mas geralmente as imagens vem de um fotografo. Como esse cara é durango, resolvi tirar algumas.Na verdade essa foto era para ser a capa do cardápio. Fiquei P. da vida qdo ví o resultado!!!
Na verdade, não fiz ajustes nenhum, apenas coloquei em auto. E o povo tava com pressa pra inaugurar a mesa. vixxxi!!! To doido da vida!!!


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2009, 21:10:03
é, então não tinha como dar certo mesmo.

vc não sabia oque fazer, eles não sabiam como te dar suporte, não tinha tempo...enfim, não dava.

alí faltou uma iluminação trabalhada, aplicação de técnicas fotográficas como o uso da profundidade de campo, composição, preparação do ambiente e calma, muita calma.

mas se vc não fez curso, não leu algum livro e não entende de fotografia, eu devo estar falando grego com vc...então não vai ajudar muita coisa mesmo.

de início eu te aconselho estudar um pouco, procurar um bom curso, ler muitos livros e ver quantas fotoso puder de alimentos, na net, em revistas...e de acordo com oque for aprendendo, vá ultilizando oque tem em mãos para copiar as fotos que vc achou legal e deseja fazer do mesmo jeito.

E se pintar algum trabalho que não esteja apto a fazer bem feito, é melhor que contrate um bom profissional, e até pegue algumas dicas com ele...é melhor doque tentar fazer sozinho e fazer mal feito, e de repente se queimar com o cliente.

boa sorte. :ok: :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 21:11:17 por Anderson Fonseca »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2009, 10:39:30
Olha, ebasilio, super na boa, não é bronca, mas um conselho com a melhor das intenções.

Sou diretor de arte e fotógrafo.
Como fotógrafo atendo à minha (da qual sou funcionário) e a outras agências de propaganda. Mas sei meus limites. Sei que tem coisas que ainda não sei fazer (não sou bom em estúdios, não sei dirigir modelos, entre outras coisas) e para elas recomendo e chamo outros profissionais mais habilitados. Como diretor de arte tenho a obrigação de oferecer o melhor para os clientes da agência. Estou estudando e aprendendo sobre as coisas que não sei fazer. Um dia eu chego lá! Embora eu me dedique mais ao trabalho autoral, quero ser um profissional completo.

Fotografia é uma área que exige um bocado de especialização. Muito, muito além do automático ou da marca da câmera. Fotos de gastronomia é um ramo com suas técnicas específicas, que justamente andei pesquisando recentemente, inclusive aqui no  fórum. Fiz alguns trabalhos que ficaram interessantes (www.pontozerobar.com.br é um exemplo). Muito bacana de fazer. Mas precisa saber.

Se você gosta de fotografia, faça como todos em todas as áreas especilizadas. Estude! Você chega lá também. Vai encotrar apoio e muitas e valiosas dicas aqui no fórum. Mas por hora, oferece o melhor para seu cliente.

Abraço e boa sorte!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2009, 08:13:09
concordo com tudo que os colegas falaram anteriormente.. mas também tentando de ajudar e dar uma dica do que provavelmente colaborou muito, mas muito mesmo para que a foto estivesse no geral escura.

Bem.. se olhar com um pouco mais de atenção, a panela de arroz ficou bacana.  A janela estourada. O chão e o fogão escuros.  Bem.. não deu outra.. 95% da imagem ficou escura.

Entre outros fatores, foram este elementos que ferraram com o modo automático da sua máquina.  Esta configuração ajuda em alguns casos, mas quando você está em situações de extremos, ai não tem como.  A única coisa certa é que a máquina errará.

Enquanto você estiver estudando fotografia (não fazendo necessariamente um curso, mas lendo sites, revistas etc) e aprendendo os limites do seu equipamento, você descobrirá o que é possível ou não fazer.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2009, 08:56:55
Fransergio Paiva, obrigado. Na verdade quando postei este que é meu primeiro tópico, imaginei que o pessoal ia dizer mais ou menos isso. Que esta ruim, é visível, até eu sei disso, rsrsrs, mas entendi tb que não é simplesmente pegar a camera e fotografar!!! Estou fazendo uns testes de abertura e de tempo e neste domingo voltarei lá para tirar mais algumas fotos. Comprei um tripé pra deixar por mais tempo exposto sem tremer e vamos ver no que dá. Muito obrigado a todos e como já dei a cara pra bater, domingo postarei mais uma foto aqui.
Se puderem me dar alguns toques a mais, agradeço...


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2009, 13:16:06
Olá Pessoal,
Hoje fui no restaurante só para fazer testes.
Hoje acredito que superexpus a foto mas deixei mais correta. Percebam que do lado esquerdo da janela, no lado de fora coloquei um proteção para diminuir a claridade. No domingo, fecharei a parte inferior totalmente para não deixar a luz do sol entrar totalmente. Ajustei a posição da camera para esconder a porta lá do fundo e também coloquei a panela de arroz para o fundo. A abertura deixei em 5.6 com um tempo de 1 segundo a 200 ISO. Vcs acham que seria melhor 2.8 com uma exposição menor? E o iso poderia ou deveria ser menor?
Esta longe de estar boa, mas acho que a foto que farei no domingo vai ficar melhor que a ultima. rsrs. Toques que me ajudem a melhorar serão muito bem vindos!!
Obrigado
« Última modificação: 28 de Julho de 2009, 13:34:29 por ebasilio »


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2009, 11:51:16
bom, vc já está evoluindo, e isso é bom!! :ok:

tente variar angulos, rebater a luz...fazer em outro horário que a luz tiver mais suave...faça uns closes...enfim varie.

vejas algumas fotos em revistas para servir de modelo, e tente copiar, mesmo que na tentativa e erro.

boa sorte. :ok:


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2009, 18:15:45
Olá Pessoal,
Estive meio ocupado e não consegui colocar antes.
Como disse, essa foto é pra um cardápio. Mando imprimir em impressoras de grande formato, então, geralmente tenho que dar uma "saturada" nas cores. Nos ultimos dias, lí bastante. Sei que falta muito ainda, mas já é um começo. Agradeço a todos pela ajuda.
Comentem!


Capa Cardápio final




ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:20:59
Opção 2



dluizcalmeida

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:52:10
Oi ebasílio, também sou novo no site, vi suas fotos, e realmente a primeira ficou escura, mas as outras ficaram muito melhores. Sera que na primeira foto você usou o Flash direitinho?, talves você tenha errado ou esquecido alguma coisa.Quando tiro fotos em festas, aniversários, etc. em ambientes fechados, costumo usar um segundo flash ´de iluminação (célula), rebatendo no teto, ou com iluminação de fundo, e o flash da camera sempre rebatido com luz indireta, com um cartão branco rebatendo a luz, nunca tive problemas desse tipo, (estourar, sair escuro, etc.
Luiz Carlos de Almeida. Camera Canon 40D, Canon 400D, Canon EOS 7, Nikon FM 10.


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2009, 13:05:58
Fiquei com fome...
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2009, 19:43:06
Fiquei com fome...
Que bom!!! Era isso que eu queria!


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2009, 19:46:25
Notei evolução :ok:
Já tem aspecto bem bacana, também fiquei com fome :hysterical:
Parabéns.