Autor Tópico: Abertura Vs Distância  (Lida 3665 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 26 de Setembro de 2005, 18:24:57
Leo, não sei se você já notou, estou perto do post 1000. Aí hoje pensei assim: deixa eu puxar uma discordância com o Leo, para comemorar em grande estilo -risos.

Veja, você fala de paisagens com ponto de foco distante, e isso não é exatamente do que falo, mas sim de paisagens onde há primeiro plano nítido, primeiro plano esse muitas vezes mais próximo que 3mt. Observe o A. Adans e encontrará diversas dessas paisagens.

O que tento dizer é que sim, é claro que em situações onde isso não seja o importante, digamos, numa paisagem vista do alto de um mirante só com objetos distantes, ou de objetos próximos onde a nitidez do assunto seja o que importa, vocês têm toda razão, é claro, mas no tipo de trabalho do Adans os diafragmas fechados eram a forma única de fazê-los. Por acaso esta semana segui algumas idéias dele, e isso fica bem claro em campo.

Assim, devem ser separados dois conceitos, um de nitidez absoluta no plano de foco (ou se numa paissagem distante, lá no foco quase em infinito), outra situações onde se precise de grande DOF. Não precisamos de grande DOF para paisagens distantes, só precisamos quando integramos objetos bem próximos com bem distantes, como fazia o Adans muitas vezes (nem sempre). Aí é claro que não haverá em nenhum ponto tanta nitidez quanto a obtida com aberturas médias, mas haverá nitidez suficiente em todos os planos de interesse.

Resumindo a ópera, é aquela história de casamento de técnica com finalidade, que sempre evita que se formule uma regra geral.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #16 Online: 26 de Setembro de 2005, 18:53:31
Citar
Leo, não sei se você já notou, estou perto do post 1000. Aí hoje pensei assim: deixa eu puxar uma discordância com o Leo, para comemorar em grande estilo -risos.

Veja, você fala de paisagens com ponto de foco distante, e isso não é exatamente do que falo, mas sim de paisagens onde há primeiro plano nítido, primeiro plano esse muitas vezes mais próximo que 3mt. Observe o A. Adans e encontrará diversas dessas paisagens.

O que tento dizer é que sim, é claro que em situações onde isso não seja o importante, digamos, numa paisagem vista do alto de um mirante só com objetos distantes, ou de objetos próximos onde a nitidez do assunto seja o que importa, vocês têm toda razão, é claro, mas no tipo de trabalho do Adans os diafragmas fechados eram a forma única de fazê-los. Por acaso esta semana segui algumas idéias dele, e isso fica bem claro em campo.

Assim, devem ser separados dois conceitos, um de nitidez absoluta no plano de foco (ou se numa paissagem distante, lá no foco quase em infinito), outra situações onde se precise de grande DOF. Não precisamos de grande DOF para paisagens distantes, só precisamos quando integramos objetos bem próximos com bem distantes, como fazia o Adans muitas vezes (nem sempre). Aí é claro que não haverá em nenhum ponto tanta nitidez quanto a obtida com aberturas médias, mas haverá nitidez suficiente em todos os planos de interesse.

Resumindo a ópera, é aquela história de casamento de técnica com finalidade, que sempre evita que se formule uma regra geral.
Hheehehhehehe vamos lá.

Bom acho que disso tudo o mais importante é saber que tipos de lentes o Adams usava, As fotos dele não pecam tanto em nitidez, muito pelo contrário, baseado nisso acredito que ele não devia trabalhar tão fechado (ao analisar o tipo de lente usado), um exemplo, a Tamron 28-75 trabalha muito bem até f/16, já  sigma 28-70 em f/11 já tem perda de sharpness, como não sabemos exatamente qual a característica das lente do Adams fica difícil prever o quanto que ele "fechava" eu particularmente defendo trabalhar com grandes profundidades de campo (vc sabe disso) acho que a bela composição requer que vc consiga ver a complexidade do quadro :) Mas também sou contra sacrifícios desnecessários e acho que nas fotos do Adams eles tbm não ocorriam, primeiro que ele é um fotógrafo que usava bastante GA, e a maioria das GA a 2.5m já está em hyperfocal e portanto não é tão necessário usar abertura muito pequenas (um bom f/11 já está de bom tamanho), aliando isso à qualidade que nitidez que vejo nas fotos dele, acredito que ele não tenha abusado tanto assim dos fechamentos (a ponto de fazer fotos sempre em f/22, f/32 ou mesmo f/64 como muitos pregaram), mesmo porque uma foto em f/64 exigiria uma velocidade de 1s para um belo sol de 12EV e nesse caso os sacrifícios de nitidez estariam indo bem acima do simples círculo de airy para o de velocidade hehehehe! :)
Acho que tudo é uma questão de pesar o que é realmente vale a pena ser sacrificado para se obter que tipo de efeito. Em 35mm o uso de uma boa lente de 20mm com f/11 vc conseguirá cenas totalmente nitidas. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 26 de Setembro de 2005, 19:07:57
Essa discordãncia está chocha! Não discordamos tanto -risos.

Quanto ao Adans, ele tem duas coisas que indicam ter usado realmente mínimas aberturas. Uma ter participado do movimento f/64, que defendia o uso de aberturas minúsculas, outra a frase a ele atribuída que "em menos de f/32 não é mais fotografia"

Mas tudo é lenda, e não podemos de fato verificar, a não ser se houver escritos dele próprio..

Vou testar na s7000 e na Kiev. Tenho feito paisagens com 50mm, aliás, estou tendendo à 50mm e mesmo na s7000 coloco o zoom de forma a dar uma visada horizontal parecida com a 50mm.

Bem, vou sair na chva para buscar um filme que mandei escanear.

Abraços,
Ivan


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #18 Online: 27 de Setembro de 2005, 00:11:20
Citar
Essa discordãncia está chocha! Não discordamos tanto -risos.

Abraços,
Ivan
Puxa...decepcionei...o Ivan nao vai bater os 1000 posts deiscutindo com o Leo... :(

 :risada1:  :drinks1:  :drinks2:  :drinks1:  :risada1:

Parebens antecipado pelos 1000 posts, ehehehe
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 27 de Setembro de 2005, 01:43:18
Faltam só 4. Proponham algo realmente desafiador que esses 4 posts saem logo hehehehhe! :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #20 Online: 27 de Setembro de 2005, 01:58:29
Citar
Faltam só 4. Proponham algo realmente desafiador que esses 4 posts saem logo hehehehhe! :)
O que é melhor, filme ou digital?  :laughing:  :laughing:  :laughing:  :laughing:
« Última modificação: 27 de Setembro de 2005, 01:58:45 por Bruno Gomes »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #21 Online: 27 de Setembro de 2005, 07:09:44
Canon ou Nikon?  :denken:  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 27 de Setembro de 2005, 08:14:32
Obrigado pelas tentativas, caríssimos. O 1000 virá naturalmente, é como o milésimo gol do Pelé (aliás, de pénalti), os 100 dias do governo Lula, os sete samurais e outros números mágicos que abalaram o mundo.

Não tem jeito, é pouca discórcia, não dá para tento debate!

Mas chegarei lá...

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 27 de Setembro de 2005, 12:42:17
Ai Ivan, chegou :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.