Autor Tópico: Nikon D90 - substituta  (Lida 5457 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #15 Online: 03 de Setembro de 2009, 23:27:11
Demian,

Infelizmente suas insatisfações são características sim das máquinas digitais. Cor é um problema sério, principalmente quando se fotografa em JPG e WB Auto... Se você deseja uma fidelidade maior de cores, eu sou obrigado a te sugerir trabalhar em RAW, LR para tratamento e uma boa impressora 12 cores, além de um colorímetro. Claro que estou indo pro outro extremo, mas com certeza, trabalhando em RAW você poderá chegar onde quer. O Digital tem seus fascínios e vantagens, mas exigem um pouco mais dos fotógrafos que se tornam laboratoristas da noite para o dia.

No mais, o que tenho a dizer da D90... Excelente.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #16 Online: 04 de Setembro de 2009, 17:03:26
É toda esse necessidade de equipamento (caro) suplementar q eu não entendo na fotografia digital e em seus cultores. Conseguem-se resultados bem melhores com a técnica anterior, e sem tanto trabalho e dinheiro. Não me entra na cabeça q se gastem 4 mil numa câmera (q nem é full-frame), outro tanto num LR e mais ainda em impressoras, scanners e colorímetros. E tudo isso, para quê? Para se obterem resultados inferiores, em todos os sentidos, ao da fotografia convencional! Tudo isso em nome de uma praticidade q é antes preguiçosa do que produtiva - mais de 80% das fotos tiradas com digital são desprezadas por quem as fez, porque feitas sem esmero, sem reflexão, à toa, pelo prazer do clique, e não da foto em si.
Eu me sinto engabelado pela indústria de digitais. O que ela promete, não cumpre, e os testes existentes para comprovar sua superioridade em relação à fotografia em filme são, para mim, todos enganadores, feitos sob medida para garantir as vendas crescentes dos equipamentos. Basta comparar as fotos obtidas no sistema digital (mesmo com todos os recursos do LR) com as resultantes do sistema em filme para se constatar a diferença qualitativa entre uma e outra. Confio mais no que posso ver do que ler e ouvir de industriais inescrupulosos ávidos por lucros astronômicos.
O pior é que a fotografia digital se vende como mais barata, pela desnecessidade da aquisição de filmes. Que absurdo! Ela é muitíssimo mais cara, e oferece produtos de qualidade inferior. Só esse visor APS-C diminuto e escuro, um desconforto permanente a qualquer fotógrafo, o prova sobejamente. E, qdo ouvimos falar q há câmeras com visores "normais", como os presentes em qualquer reflex de R$ 300,00, deparamos com preços aviltantes, q ultrapassam 15 mil reais! E chamam, a isso, de economia...
Eu garanto: com os 4 mil que desembolsei pela D90, eu poderia fotografar de 2 a 3 anos com filmes de primeira qualidade, em câmeras com visores decentes e claros, e que não vão se tornar obsoletas no ano seguinte, ou mesmo daqui a cinquenta anos - como acontece hoje com todos os produtos digitais, das impressoras aos scanners, passando também pelas câmeras. Minha Leica C é de 1931 e totalmente funcional até hoje. Duvido q alguma dessas câmeras descartáveis do universo digital de hoje chegue aos dez anos de existência. E, mesmo se chegarem, vão estar de tal modo desatualizadas q, é muito provável, nem mesmo softwares existam mais q possam identificar ou armazenar suas fotografias.
Por tudo isso pus a D90 à venda. Pra mim, ela não vale nada. Todos os recursos pelos quais é admirada já existem há décadas nos modelos mais antigos convencionais. Não traz absolutamente nada de novo. Encanta os mais jovens, os habituados à fotografia com celulares, q nunca fotografaram em câmeras reflex de filme na vida, e q pensam sejam tais recursos criação recente da tecnologia.



Prof° Félix

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 414
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 04 de Setembro de 2009, 18:34:11
Demian, creio eu que todos os amantes da fotografia sem também pensam como você, portanto é, que todos os fotografos profissionais ou amadores que aderiram a tecnologia digital, possuem ainda seus equipamentos de filme, mas, sem sombra de dúvida, algo que não deve ser negado é que a fotografia digital abriu mais espaços para discussões  e democratizou a área,tornando-se mais acessível a todos, sem se falar da agilidade que proporciona.
Nikon D50, D70s e D90
Tamron 17-50 f2.8 Nikkor 35-105mm 3.5-4.5 macro Nikon 24-70 f2.8  e lentes do kit


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #18 Online: 05 de Setembro de 2009, 12:27:07
Demian, felizmente ou infelizmente preciso concordar com você.

Pena que comercialmente falando esses seus argumentos não funcionam tão bem quanto uma camera de 15 mil reais. Cliente quer ver seu fornecedor gastando com as últimas novidades, mesmo que elas não sejam, assim, tão importantes.

Abração,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!