Autor Tópico: Nikon F4 ou Canon K2?  (Lida 6166 vezes)

Palladino

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
    • OLHARES
Online: 29 de Julho de 2009, 13:28:38
MOaçada, quero começar a fotografar em filme, tenho duas opções, Nikon F4 ou Canon K2...

Qual delas??
NIKON D7000 | NIKON D70 | NIKKOR 24MM 2.8 | NIKKOR 18-70 | NIKKOR 70-300 | SB-600
"A melhor parte da beleza é aquela que nenhum retrato consegue expressar." (Francis Bacon)

Palladino''


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2009, 14:55:11
Vc já tem equipamentos fotográficos? Se não tem, tanto faz, ambas são boas. Eu pessoalmente pegaria a F4!

Abraços!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2009, 07:08:25
Das duas a F4. Mas como não resisto em perguntar: por que não uma mecânica?


liao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2009, 19:51:10
eu iria de nikon


Palladino

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
    • OLHARES
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2009, 08:46:22
Vc já tem equipamentos fotográficos? Se não tem, tanto faz, ambas são boas. Eu pessoalmente pegaria a F4!

Abraços!

Tenho uma D70 e uma compacta Canon A550 - Mas vejo fotos de filme e curto muito...gosto fo grão....da textura..da luz, e outra, quero EU fazer a foto, não me acostumar com mecanismos automaticos....
NIKON D7000 | NIKON D70 | NIKKOR 24MM 2.8 | NIKKOR 18-70 | NIKKOR 70-300 | SB-600
"A melhor parte da beleza é aquela que nenhum retrato consegue expressar." (Francis Bacon)

Palladino''


Palladino

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
    • OLHARES
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2009, 08:52:05
Das duas a F4. Mas como não resisto em perguntar: por que não uma mecânica?

Mecanica? mais mecanica que a F4? - Claro já tem uma tecnologia, mas é uma SENHORA MÁQUINA!...
NIKON D7000 | NIKON D70 | NIKKOR 24MM 2.8 | NIKKOR 18-70 | NIKKOR 70-300 | SB-600
"A melhor parte da beleza é aquela que nenhum retrato consegue expressar." (Francis Bacon)

Palladino''


Palladino

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
    • OLHARES
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2009, 08:52:25
NIKON D7000 | NIKON D70 | NIKKOR 24MM 2.8 | NIKKOR 18-70 | NIKKOR 70-300 | SB-600
"A melhor parte da beleza é aquela que nenhum retrato consegue expressar." (Francis Bacon)

Palladino''


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2009, 14:42:52
Palladino,

A F4 é eletrônica, não mecânica. Claro que é uma senhora câmera. Mas como você mesmo disse que quer você mesmo fazer a foto. Uma mecânica seria um desafio mais interessante. Nada de autofoco, nada de reconhecimento de iso, nada de motor, nada de depender de uma bateria, etc.

Mas eu sou suspeito pra falar, como purista mecânico, isso abaixo não me agrada:

« Última modificação: 31 de Julho de 2009, 14:55:26 por Elmo »


Palladino

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
    • OLHARES
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2009, 16:18:12
Palladino,

A F4 é eletrônica, não mecânica. Claro que é uma senhora câmera. Mas como você mesmo disse que quer você mesmo fazer a foto. Uma mecânica seria um desafio mais interessante. Nada de autofoco, nada de reconhecimento de iso, nada de motor, nada de depender de uma bateria, etc.

Mas eu sou suspeito pra falar, como purista mecânico, isso abaixo não me agrada:



Bela imagem, agora intendi o que vc quis dizer....

Abs!....estou com ela, testando, já senti uma grande diferença da K2 - Que está mais para uma digital....

amanha posto algumas fotos!

abs!
NIKON D7000 | NIKON D70 | NIKKOR 24MM 2.8 | NIKKOR 18-70 | NIKKOR 70-300 | SB-600
"A melhor parte da beleza é aquela que nenhum retrato consegue expressar." (Francis Bacon)

Palladino''


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2009, 19:38:00
Elmo,
Qual conhecimento a mais é necessário para se operar uma câmera mecânica e que não será exigido em uma eletrônica?

O que vejo neste caso é saudosismo e tenha certeza que respeito isso porque adoro ambas.
Mas ao meu ver, quem gosta de fotografia de filme pode usar tranquilamente uma câmera eletrônica e se sentir plenamente realizado, igualmente acontece com alguém que usa uma 100% mecânica.

Em uma câmera eletrônica você pode terá as facilidades do AF, código DX para ISO e não precisará passar o filme na mão.
Acho que esses são os principais fatores, porque exposição continua-se fazendo manualmente do mesmo jeito (eu pelo menos só fotografo assim).

A vantagem das eletrônicas hoje são o preço menor.
As manuais estão pedindo muito caro. Pega por exemplo uma F801 que está sendo vendida a R$ 250,00 em média, em comparação a uma FM2 que raramente se acha por menos de R$ 600,00. Com ambas se diverte lindamente com película e fazem fotos com qualidade semelhantes. ;)

Antes que me pergunte... Gosto de ambos os sistemas.
Tenho duas AF hoje e sonho em pegar uma manual para ter as duas comigo.
Mas o que pedem ainda pelas FMs acaba me fazendo pisar no breque.  :D
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2009, 22:12:55
Possuo a F4 e duas FM2 uma delas FM2T, são muito mais leves do que a F4, e a confiabilidade de um equipamento que vai funcionar independentemente de pilhas, a F4 vai operar somente com uma velocidade se ficar sem energia, e a resistência mecânica das FM2, no meu uso foi o que sinto.


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2009, 12:46:43
AC,
Mas a F4 usa pilhas alcalinas.
Cá pra nós... Só fica sem pilha quem quer.  :D

Tenho uma F-801s que também usa pilhas e sempre que saio com elas, além das pilhas que estão em uso, tem sempre um pack fechado para o caso de necessitar.
Sem falar que são extremamente econômicas... Já queimei mais de 10 filmes com o mesmo conjunto e nem um gominho de energia diminuiu.

De qualquer forma mantenho a minha idéia...
Fotograficamente não tem o que se faça em uma câmera, que não se faça com a outra (mecânica x eletrônica).  :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2009, 17:04:40
Caro Rostev.

Em parte você já antecipou minha justificativa: Saudosismo. Mas tem mais. O sentimento de domínio da coisa é uma outra explicação da minha preferência. Quanto mais manual melhor, e não adianta saber que você pode, numa eletrônica, deixar no modo manual (QUASE mecânico) pois sabemos que, além de não sê-lo completamente - as pilhas estão atuando - fica-se à mercê da alimentação. E se tiver os automatismos você acabará por usá-los, tirando um pouco do SEU mérito da foto. Quanto mais simples a câmera em funções automatizadas o processo artesanal se completa com a sua participação. E não importa que ela tenha um conjunto óptico perfeito, pois cada câmera tem sua personalidade. Casa-se ali, você com ela, numa parceria livre de processamentos, motores, pilhas, etc.

Outra coisa é que EU acho as eletrônicas feias demais. Eu fumo cachimbo mas não fumo qualquer um, tem que ter uma afinidade. Demoro umas duas horas pra comprar um novo. Com as câmeras é a mesma coisa. Não sinto tesão nenhum com uma F5, mesmo sabendo que é a melhor das melhores e já comprovei isso. Aliás, a F5 tem cara de digital, cara de descartável. E aí entro de novo no meu prazer, sou colecionador, não sou fotógrafo.

Veja bem, se numa prateleira eu me deparar com uma simples Contaflex e uma F4, 5 ou 6, somente a Contaflex será namorada. Coisa bem feita, metálica, feita pra mim, como um cachimbo clássico curvo.

Coisa de quem coleciona, sabe? Meu Jeep 76, rudimentar, coisa fina, mas fede, é duro e bonito... pra mim.

E até concordo contigo quando diz que "Fotograficamente não tem o que se faça em uma câmera, que não se faça com a outra (mecânica x eletrônica)". Mas quem disse que eu só quero o resultado final?
« Última modificação: 01 de Agosto de 2009, 17:08:07 por Elmo »


liao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2009, 10:51:04
PQ??

Como o Rostev disse acima ... facilidades do AF, código DX para ISO e não precisará passar o filme na mão  .....
Eu nao tenho muita paciencia para ficar com uma mecanica 100% . Eu tenho uma minolta antiga ST101 ... tambem tenho nikon f5 .. soh de vez em quando que eu uso a minolta ... pq ??? praticidade .....


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2009, 12:10:57
Pois é, Liao.

Em fotografia eu não aprecio o pragmatismo. Quanto mais eu puder fazer, por eu mesmo, melhor pra mim. Mas ainda bem que tem câmeras pra todo tipo de pessoa, não é mesmo? O que seria das Grande Formato se existisse só quem gostasse de coisa prática?
« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 12:12:11 por Elmo »