Autor Tópico: Experiências com TMAX puxado - 100 pra 800 e 400 pra 1600  (Lida 7721 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Online: 29 de Julho de 2009, 16:54:28
Galera, vou postar esse tópico pra registrar minhas experiencias com TMAX 100 puxado 3 pontos (800) e TMAX 400 puxado 2 pontos (1600).
Quem tambem tiver experiencias com qualquer TMAX puxado poste aqui!

TMAX 100 @ 800 - http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=34450.0

TMAX 400 @ 1600 - http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=34487.0

Em ambos os casos, a latitude é beem reduzida, então é preciso cuidado especial com a exposição!
O contraste dos dois é bem forte e me agradou demais, pois sou fã de contraste alto.
Sobre o grão, o TMAX 100 @ 800 me pareceu ter menos grão que o 400 @ 1600, mas mais contraste. Apesar de o 400 @ 1600 ter bastante grão, na maioria das vezes não chega a incomodar, é um grão bonito. No meu rolo foram poucas fotos que ficaram com grão exagerado, e aí acho que foi por erro de exposição.
Concluindo, dá pra puxar o TMAX 100 3 pontos com tranquilidade, desde que se tome bastante cuidado com a exposição.
O TMAX 400 @ 1600 é tranquilo de puxar 2 pontos, só ficando um pouco mais granulado, mas oferece resultados muito bons!

Abraços
Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2009, 03:35:20
Olá, Alberto.

Gostei muito das suas fotos. Parabéns!

O TMAX é, sem dúvida, o meu filme favorito. Acho esse grão sensacional. Ele dá um tom maravilhoso à pele, especialmente quando puxado.

Costumo comprar o 400 e puxá-lo para 1600, às vezes para 3200. Não consigo te mostrar os resultados pela falta de um scanner por aqui... E me dói o coração pagar o olho esquerdo pra escanear no laboratório.

Bom, meus resultados costumam aparecer bem contrastados tb. E com um grão bem alto, mas uniforme e gostoso de se olhar. O problema é realmente a exposição: quanto mais pontos eu quero puxar na revelação, eu sinto que maior deverá ser a minha exposição. Gosto muito de estourar o branco e ter um preto intenso ao mesmo tempo (mesmo que obter esse preto seja muitíssimo difícil justamente por causa do grão alto). Então acabo super-expondo normalmente. Mas sinto que esse filme puxado pede uma super-exposição extra.

Mas sempre fico com uma pulga atrás da orelha. Não revelo nem aplio em casa (por enquanto...). Então dependo sempre do laboratório. Quanto à revelação, estou nas mãos deles - não posso acompanhar o processo. E está pra nascer um ampliador de lab q consiga ampliar corretamente todo um rolo de P&B...

Como é o seu processo? Caseiro ou no lab?

Faz um tempinho q eu tô com uma vontade de experimentar o TMAX 3200. Mas só é possível através de exportação. A mão tá coçando por aqui, mas acho q vou esperar um tempinho ainda... Tenho alguns filmes em casa ainda por bater. Mas vamos ver. Se a oportunidade surgir...

Aliás, onde vc está comprando TMAX? Fui pro centro semana passada e não achei nem na chromur nem na consigo. Eles me disseram q a Kodak parou de trazê-los pro Brasil. Seria verdade, essa crueldade?

Parabéns pelas fotos novamente!

Abraço,

Caio


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2009, 00:54:29
Citar
O TMAX é, sem dúvida, o meu filme favorito. Acho esse grão sensacional. Ele dá um tom maravilhoso à pele, especialmente quando puxado.

Cara, também acho isso. A maioria das fotos de pessoas que eu fiz ficou com um tom de pele lindo, bem suave.

Citar
Costumo comprar o 400 e puxá-lo para 1600, às vezes para 3200. Não consigo te mostrar os resultados pela falta de um scanner por aqui... E me dói o coração pagar o olho esquerdo pra escanear no laboratório.
Ah, que pena! Eu queria ver como ficava em 3200... E realmente ter um scanner em casa ajuda de monte, e, aliás foi o que me fez voltar a fotografar com filme, assim só pago a revelação e escaneio tudo em casa. Claro que não fica aqueeela maravilha mas dá pra brincar legal. Nada que um PSzinho de leve não resolva depois.  :D

Citar
Bom, meus resultados costumam aparecer bem contrastados tb. E com um grão bem alto, mas uniforme e gostoso de se olhar. O problema é realmente a exposição: quanto mais pontos eu quero puxar na revelação, eu sinto que maior deverá ser a minha exposição. Gosto muito de estourar o branco e ter um preto intenso ao mesmo tempo (mesmo que obter esse preto seja muitíssimo difícil justamente por causa do grão alto). Então acabo super-expondo normalmente. Mas sinto que esse filme puxado pede uma super-exposição extra.
É, eu percebi que o TMAX 400 granula bastante puxado 2 pontos, mas quando a exposição tá certinha ele fica uma delícia. Só quando eu erro que fica pesado. Tem uma foto de sinuca no topico que eu postei dele que tem bastaaante grão. Mas mesmo assim eu curto.  :D
Interessante isso de super-expor esse filme. Eu nunca tinha percebido, mas realmente eu sempre acabo perdendo mais detalhe nas sombras do que nas altas luzes. Vou testar essa idéia, tenho mais 2 rolos de TMAX 100 ainda.

Citar
Mas sempre fico com uma pulga atrás da orelha. Não revelo nem aplio em casa (por enquanto...). Então dependo sempre do laboratório. Quanto à revelação, estou nas mãos deles - não posso acompanhar o processo. E está pra nascer um ampliador de lab q consiga ampliar corretamente todo um rolo de P&B...

Como é o seu processo? Caseiro ou no lab?
Também sonho em ter um laboratório aqui em casa, pra revelar e ampliar... um dia, um dia... :wub: :wub:
Pois é, também acho um saco depender do laboratório. Seria muito bom poder ter controle sobre todas as etapas do processo. Desde o clique até o papel.. Daria pra ter um controle bem maior.
É, ampliar PB em ampliador de lab é complicado, mas o pior é que pra mandar revelar manualmente também custa os olhos da cara. Tem que escolher 1 foto ou outra...
Então, semana passada dando um rolê pelo centro pra ir consertar minhas lentes eu tava procurando um lab de confiança pra revelar os PBs. Aí comecei a perguntar para as pessoas que trabalham lá nas lojinhas da galeria Sete de Abril. Até que eu tava falando com um deles e entra uma cliente. E ela acabou me passando um contato bem legal, de uma mulher que faz as revelações em casa, e custa 17 reais por rolo. Ela só faz PB, e revela filmes de um monte de fotógrafos renomados. Se você quiser me passa uma MP depois.

Citar
Faz um tempinho q eu tô com uma vontade de experimentar o TMAX 3200. Mas só é possível através de exportação. A mão tá coçando por aqui, mas acho q vou esperar um tempinho ainda... Tenho alguns filmes em casa ainda por bater. Mas vamos ver. Se a oportunidade surgir...

Aliás, onde vc está comprando TMAX? Fui pro centro semana passada e não achei nem na chromur nem na consigo. Eles me disseram q a Kodak parou de trazê-los pro Brasil. Seria verdade, essa crueldade?

Parabéns pelas fotos novamente!

Abraço,

Caio

Então, saca só o que eu achei. TMAX 3200 puxado pra 12800!! Ficou show de bola, parece cinema antigo...
Pena que só tem duas fotos...
http://www.flickr.com/photos/3g/sets/72157603559503060/
Eu também to com vários aqui em casa, tem um Ilford Delta 3200 que eu to louco pra experimentar tambem...
Sobre os Tmax, eu pedi pros meus familiares trazerem vários filmes de NY, porque é beeem mais barato.. Compraram lá na BH.Essa loja tem MUITO filme legal. To com vários Ilford, Fuji Neopan, TMAX e Velvia na geladeira...
Nao sei nada sobre a Kodak parar de trazer os TMAX pra cá, mas se for é uma P#%$ sacanagem... Fica cada vez mais dificil de encontrar filme por aqui...

Valeu os comentários Caio!
Abraços
Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2009, 02:21:54
Opa!

Então... Recomendo tentar algumas pequenas super-exposições nas suas fotos. O branco estourado não fica muuuito incômodo por causa do grão alto. Eu gosto bastante, de qualquer forma.

Hum... já ouvi falar de uma mulher que revela e amplia P&B em casa. Dizem que ela é muito boa. Será q estamos falando da mesma pessoa? É uma mulher q deu aula no Senac, na Focus e tá com um curso (muito bom, segundo um amigo meu) na USP - Maria Antonia. É a Bete Savioli. Falam muito bem dela. Sempre quis conhecê-la, mas ainda não tive a oportunidade. Eu estava pensando em fazer esse curso. Envolve bastante coisa de laboratório P&B. Dá uma fuçada no site: http://www.usp.br/mariantonia/

Beeeeem legais essas fotos do 3200 como 12800! Quando eu criar coragem, vou fazer um pedido grande na BH de TMAX 3200 e muitos 400 tb. Tá por volta de 6 ou 7 doletas, mas acho q vale todo o esforço!

Tenho um Delta 3200 aqui tb pra bater. Uns Tri-X. Alguns HP5 tb. Mas os TMAX sempre serão os meus preferidos!  :wub: Vc já bateu Neopan? O q vc acha dele?

Então, o cara da Chromur e o cara q tava na parte de filme da Consigo me disseram q a Kodak realmente parou de trazer o TMAX. Não sei se é definitivamente... Mas parece q agora só Tri-X, mesmo. Uma sacanagem das grandes...

É... parece que o meu cartão de crédito vai sofrer muito em breve com as faturas da BH! Hehehe...

Abraço,

Caio


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2009, 18:43:54
Então, não é essa mulher não...
O laboratório dela chama Imágicas. É perto do Metrô das Clínicas. A revelação dela é show!

Então, ainda não bati o Neopan... To louco pra testar... Assim que bater ele posto os resultados aqui...

Cara, nunca bati um Tri-X também!Percebi que a maioria dos que eu já bati foi TMAX.

Abraço!
"Film is not dead, it just smells funny."



AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2009, 12:18:39
Vc poderia postar aqui o endereço do laboratório Imagicas? Utilizo os serviços do Sr. Ogawa, mas seu horário de atendimento é restrito e este perto do Metrô Clínicas para mim fica excelente.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:23:43
Vc poderia postar aqui o endereço do laboratório Imagicas? Utilizo os serviços do Sr. Ogawa, mas seu horário de atendimento é restrito e este perto do Metrô Clínicas para mim fica excelente.

Mandei os dados por MP  ;)
« Última modificação: 03 de Agosto de 2009, 14:24:01 por albertgr »
"Film is not dead, it just smells funny."



AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:51:35
Obrigado Alberto, vai me quebrar um galhão.

Abração,

AC


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:21:42
Obrigado Alberto, vai me quebrar um galhão.

Abração,

AC

 :ok:

Agora eu é que quero conhecer o laboratório do Sr. Ogava, os preços dele são bem bons. Tá metade do que eu pago... :eek:
O problema é o horário de trabalho dele, que é condizente com o meu :no: Mas dá-se um jeito.

Alguém já ampliou alguma coisa com ele?
"Film is not dead, it just smells funny."



AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:24:37
O Sr. Ogawa trabalha muito bem, já fiz várias ampliações com ele, como ele mora no laboratório e trabalha durante toda a noite, só abre depois das treze horas, é uma excelente pessoa, um figuraço.


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:36:34
Que pena que o tópico é só para tmax.
Tenho alguns resultados interessantes com Tri-X 400 puxado para 1600. :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2009, 14:08:10
Que pena que o tópico é só para tmax.
Tenho alguns resultados interessantes com Tri-X 400 puxado para 1600. :ok:

Rodrigo, posta aqui mesmo! Ou abre um tópico novo na área de filmes pra experiencias só com Tri-X! Eu adoraria ver seus resultados com um TX400 puxado 2 pontos.
Abraços!
Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2009, 16:01:59
Rodrigo, posta aqui mesmo! Ou abre um tópico novo na área de filmes pra experiencias só com Tri-X! Eu adoraria ver seus resultados com um TX400 puxado 2 pontos.
Abraços!
Alberto

Beleza Alberto.
Criei o tópico. :ok:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=34791.0

Sobre o Tmax, achei um charme.
Esse é um dos PBs que ainda não testei, mas até meados de agosto deverei estar recebendo dois ASA400.
Pelo menos um deles farei com revelação puxada. Gosto muito dos contrastes e grãos mais aparentes, mesmo perdendo boa parte da latitude.

Será que ele aguenta ser puxado para 3200? :P
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 16:02:28 por Rostev »
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2009, 23:38:31
aguenta, sim!

já puxei alguns de 400 pra 3200.

mas a latitude fica minúscula! tem q tomar muito cuidado na exposição...


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2009, 00:17:54
Bom saber caio...
Se bem que dá pra pensar em trocar a latitude pelos lindos grãos e contrastes.
Eheheehe...

Valeu. :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]