Autor Tópico: "Fixar" o foco?  (Lida 3100 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Online: 29 de Julho de 2009, 17:13:56
Galera, não sei se estou viajando, mas tenho a impressão de que ja li que é possivel fazer uma combinação da distancia de foco (1m, 2m, infinito) e f/stop para deixar a camera com foco fixo em uma determinada distancia, possibilitando uma fotografia mais rápida, já que nao precisaria ser feito o foco a cada foto, somente os ajustes de exposição. Eu queria saber se isso é possivel, e se for, como fazê-lo. Isso seria usado para fazer fotografia de rua, estilo Cartier-Bresson. Fotos rapidas, em que se tira a camera, e ja bate a foto.
Obrigado
Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2009, 18:13:39
Galera, não sei se estou viajando, mas tenho a impressão de que ja li que é possivel fazer uma combinação da distancia de foco (1m, 2m, infinito) e f/stop para deixar a camera com foco fixo em uma determinada distancia, possibilitando uma fotografia mais rápida, já que nao precisaria ser feito o foco a cada foto, somente os ajustes de exposição. Eu queria saber se isso é possivel, e se for, como fazê-lo. Isso seria usado para fazer fotografia de rua, estilo Cartier-Bresson. Fotos rapidas, em que se tira a camera, e ja bate a foto.
Obrigado
Alberto
usando foco manual voce consegue esse" efeito!".
abs.
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2009, 18:28:15
usando foco manual voce consegue esse" efeito!".
abs.
Angelo.
e so colocar a metragem ,
e trabalhar o dof,
de acordo com a necesidade
abs.
Angelo.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2009, 21:04:00
Alberto isso é impossível.
Você precisa tentar ajustar a DOF para cobrir o máximo de área, ai o ideal é tentar usar lentes que possibilitem a menor hiperfocal possível, para que com isso você consiga ter impressão de nitidez entre uma certa distância mais próxima e o infinito.
Mas não existe a opção de DOF infinito.
Use o DOF calc para calcular as possibilidades.
« Última modificação: 29 de Julho de 2009, 21:05:04 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2009, 21:25:43
Alberto isso é impossível.
Você precisa tentar ajustar a DOF para cobrir o máximo de área, ai o ideal é tentar usar lentes que possibilitem a menor hiperfocal possível, para que com isso você consiga ter impressão de nitidez entre uma certa distância mais próxima e o infinito.
Mas não existe a opção de DOF infinito.
Use o DOF calc para calcular as possibilidades.
LEO SE VOCE COLOCA A LENTE EM 3MTS DIAFRAGMA 8, E O SUJEITO ESTA A 3MTS
VOCE SE CANSA DE BATER FOTOS SEM PROBLEMAS , COMO ERA ANTIGAMENTE ,COM FILME COM MAQUINAS MECANICAS,
CLARO QUE COM POINT AND SHOT NAO SERA POSIVEL,COM MAQUINAS DIGITAIS QUE NAO TENHAM ESSA INFORMAÇAO TAMBEN NAO SERA POSIVEL
ABS.ANGELO.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2009, 21:49:57
Ângelo se você ajusta o foco para 3m e o plano está a 3m é obvio que você terá foco em qualquer que seja a câmera. Mas o que o alberto está querendo não é ajustar o foco para 3m para fotografar cenas a 3m, ele quer uma combinação tal que possibilite a ele fotografar com objetos em qualquer condição e isto está atrelado a DOF, não tem a ver com o tipo ou a idade da câmera, ou com o uso ou não do foco manual. Infelizmente fisicamente esta possibilidade não existe.
Vale ressaltar que nas point and shot você consegue até melhores resultados neste sentido do que em câmeras 135 (como a maioria das antigas de filme), isso porque a DOF é muito maior nestas câmeras.

Só para você ter uma idéia de como sua proposição não faz sentido dentro do que o alberto precisa, se você colocar o foco em 3m, f/8 em uma câmera de formato 135 (como as de filme) com uma lente 50mm sua DOF será de 1,85m e irá de 2,34m a 4,19m para uma visualização padrão de uma amplação de 24 x 16cm.
Ou seja, qualquer objeto fora deste intervalo (como um plano a 5m) irá produzir imagens claramente sem nitidez para a acuidade visual humana (faça o teste caso ainda tenha dúvida). Esta física não tem a ver se é filme, digital, se é nova ou antiga, é um fenômeno ótico que afeta qualquer câmera independentemente da mídia usada. Você travar a configuração de foco e abertura nesta combinação não vai te garantir fotos nítidas em qualquer condição, como o Alberto está buscando (EM NENHUMA CÂMERA, SEJA ELA ANTIGA OU DIGITAL).
Para esta especificação de foco a 3m que você passou, usando uma 50mm em uma câmera 135 você precisaria usar f/32 para atingir a hiperfocal e mesmo assim não seria garantido que você teria nitidez aceitável para qualquer condição (além é claro dos graves problemas de difração que ocorreriam), porque mesmo assim a DOF partiria de 1,41m a infinito, qualquer coisa mais próxima do que 1,41m iria estar abaixo da nitidez aceitável para a visualização que eu indiquei acima.
Isso tudo é física pura, são leis que valem para qualquer câmera.
A melhor forma de planejar isso é com a calculadorinha de profundidade de campo e tendo em mente as distâncias mínimas que você poderá fotografar. É um jogo de DOF.
« Última modificação: 29 de Julho de 2009, 21:50:41 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2009, 22:12:41
Basicamente, usando f/11 e ajustando o foco para 5 m de distância em uma lente 50mm, se consegue nitidez desde uns 3m até infinito.

Sim, você pode calcular isso, mas uma forma muito mais fácil é usar a escala de DOF da lente, quando ela tem isso.


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2009, 07:34:28
Penso que ainda ninguém referiu, e talvez seja a dúvida do albertgr, algumas camaras têm uma opção que é o AF lock, mesmo usando o AF, você pode bloquear o foco temporariamente usando o AF lock
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2009, 09:06:05
Ângelo se você ajusta o foco para 3m e o plano está a 3m é obvio que você terá foco em qualquer que seja a câmera. Mas o que o alberto está querendo não é ajustar o foco para 3m para fotografar cenas a 3m, ele quer uma combinação tal que possibilite a ele fotografar com objetos em qualquer condição e isto está atrelado a DOF, não tem a ver com o tipo ou a idade da câmera, ou com o uso ou não do foco manual. Infelizmente fisicamente esta possibilidade não existe.
Vale ressaltar que nas point and shot você consegue até melhores resultados neste sentido do que em câmeras 135 (como a maioria das antigas de filme), isso porque a DOF é muito maior nestas câmeras.

Só para você ter uma idéia de como sua proposição não faz sentido dentro do que o alberto precisa, se você colocar o foco em 3m, f/8 em uma câmera de formato 135 (como as de filme) com uma lente 50mm sua DOF será de 1,85m e irá de 2,34m a 4,19m para uma visualização padrão de uma amplação de 24 x 16cm.
Ou seja, qualquer objeto fora deste intervalo (como um plano a 5m) irá produzir imagens claramente sem nitidez para a acuidade visual humana (faça o teste caso ainda tenha dúvida). Esta física não tem a ver se é filme, digital, se é nova ou antiga, é um fenômeno ótico que afeta qualquer câmera independentemente da mídia usada. Você travar a configuração de foco e abertura nesta combinação não vai te garantir fotos nítidas em qualquer condição, como o Alberto está buscando (EM NENHUMA CÂMERA, SEJA ELA ANTIGA OU DIGITAL).
Para esta especificação de foco a 3m que você passou, usando uma 50mm em uma câmera 135 você precisaria usar f/32 para atingir a hiperfocal e mesmo assim não seria garantido que você teria nitidez aceitável para qualquer condição (além é claro dos graves problemas de difração que ocorreriam), porque mesmo assim a DOF partiria de 1,41m a infinito, qualquer coisa mais próxima do que 1,41m iria estar abaixo da nitidez aceitável para a visualização que eu indiquei acima.
Isso tudo é física pura, são leis que valem para qualquer câmera.
A melhor forma de planejar isso é com a calculadorinha de profundidade de campo e tendo em mente as distâncias mínimas que você poderá fotografar. É um jogo de DOF.

Leo
eu entendi isso,que ele nao sabia como fazer um ajuste manual
nao que Alberto queria uma"regulagem magica" que serve para tudo.
o mas indicado pra ele e fazer um curso basico para ver de que se trata a coisa.
Ou no minimo poderia ver os varios tutorias que tem neste forum para ter o minimo de informaçao.
abraçao
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2009, 09:39:50
Penso que ainda ninguém referiu, e talvez seja a dúvida do albertgr, algumas camaras têm uma opção que é o AF lock, mesmo usando o AF, você pode bloquear o foco temporariamente usando o AF lock
PODE SER BEM PROVAVEL QUE ELE SE REFERIU AO AF LOCK!!!!
ABS.ANGELO


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2009, 15:29:51
Leo
eu entendi isso,que ele nao sabia como fazer um ajuste manual
nao que Alberto queria uma"regulagem magica" que serve para tudo.
o mas indicado pra ele e fazer um curso basico para ver de que se trata a coisa.
Ou no minimo poderia ver os varios tutorias que tem neste forum para ter o minimo de informaçao.
abraçao
Angelo.
fazer uma combinação da distancia de foco (1m, 2m, infinito) e f/stop para deixar a camera com foco fixo em uma DETERMINADA DISTANCIA,
Só pra esclarecer, em nenhum momento eu estive procurando essa tal regulagem mágica. Desde o inicio deixei claro que procurava uma combinação que me permitisse deixar o foco fixo em determinada distancia, como esclarecido pelo Leo e pelo Ivan. Eu procurei bastante no fórum e no google sobre isso, mas resolvi recorrer a um novo tópico.E creio possuo, sim, um mínimo de informação do que se trata o foco manual, mas procurei esse espaço para poder me aperfeiçoar no assunto, como bem me ajudaram o Ivan e o Leo, com explicações sucintas sobre o que eu procurava.

Ângelo se você ajusta o foco para 3m e o plano está a 3m é obvio que você terá foco em qualquer que seja a câmera. Mas o que o alberto está querendo não é ajustar o foco para 3m para fotografar cenas a 3m, ele quer uma combinação tal que possibilite a ele fotografar com objetos em qualquer condição e isto está atrelado a DOF, não tem a ver com o tipo ou a idade da câmera, ou com o uso ou não do foco manual. Infelizmente fisicamente esta possibilidade não existe.
Vale ressaltar que nas point and shot você consegue até melhores resultados neste sentido do que em câmeras 135 (como a maioria das antigas de filme), isso porque a DOF é muito maior nestas câmeras.

Para esta especificação de foco a 3m que você passou, usando uma 50mm em uma câmera 135 você precisaria usar f/32 para atingir a hiperfocal e mesmo assim não seria garantido que você teria nitidez aceitável para qualquer condição (além é claro dos graves problemas de difração que ocorreriam), porque mesmo assim a DOF partiria de 1,41m a infinito, qualquer coisa mais próxima do que 1,41m iria estar abaixo da nitidez aceitável para a visualização que eu indiquei acima.
Isso tudo é física pura, são leis que valem para qualquer câmera.
A melhor forma de planejar isso é com a calculadorinha de profundidade de campo e tendo em mente as distâncias mínimas que você poderá fotografar. É um jogo de DOF.

Basicamente, usando f/11 e ajustando o foco para 5 m de distância em uma lente 50mm, se consegue nitidez desde uns 3m até infinito.

Sim, você pode calcular isso, mas uma forma muito mais fácil é usar a escala de DOF da lente, quando ela tem isso.

Valeu Leo e Ivan! Gostei das dicas. Eu tava querendo saber isso pra poder fotografar mais rapidamente com a Canonet.
Acho que vou fazer experiencias e testar essas combinações, tendo em mente que só poderei ter em foco X metros até o infinito, e trabalhar com esse "limite" de proximidade. Essa distancia citada pelo Ivan seria legal de trabalhar, pois 3 metros é uma distancia razoavel para fotografar na rua com uma 50mm.

Penso que ainda ninguém referiu, e talvez seja a dúvida do albertgr, algumas camaras têm uma opção que é o AF lock, mesmo usando o AF, você pode bloquear o foco temporariamente usando o AF lock

Alfarrob, também não era isso que procurava, pois pretendo aplicar isso em câmeras de filme que não possuem esse recurso, mas valeu! :ok:
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 15:31:18 por albertgr »
"Film is not dead, it just smells funny."



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2009, 16:37:20
Albert
Se o que voce quer e foco fixo a determinada distancia, entendi muito bem tua pergunta,entao.
e minha colocaçao pro Leo e CORRETA
SE VOCE COLOCA A LENTE EM 3MTS DIAFRAGMA 8, E O SUJEITO ESTA A 3MTS
VOCE SE CANSA DE BATER FOTOS SEM PROBLEMAS , COMO ERA ANTIGAMENTE ,COM FILME COM MAQUINAS MECANICAS,
tendo a brecha que te da a profundidade de campo,um pouco a frente desse sujeito a 3 metros e um pouco atras,
a tabelinha de prof de campo va a te auxiliar, para ficar familiarizado com as distancias.
Abraço
ANGELO.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2009, 16:46:14
Albert
Se o que voce quer e foco fixo a determinada distancia, entendi muito bem tua pergunta,entao.
e minha colocaçao pro Leo e CORRETA
SE VOCE COLOCA A LENTE EM 3MTS DIAFRAGMA 8, E O SUJEITO ESTA A 3MTS
VOCE SE CANSA DE BATER FOTOS SEM PROBLEMAS , COMO ERA ANTIGAMENTE ,COM FILME COM MAQUINAS MECANICAS,
tendo a brecha que te da a profundidade de campo,um pouco a frente desse sujeito a 3 metros e um pouco atras,
a tabelinha de prof de campo va a te auxiliar, para ficar familiarizado com as distancias.
Abraço
ANGELO.

Albert
Os fotografos da epoca antes do AF, focavam assim, tinham a distancia ao sujeito na cabeça,
colocavam a metragem na camara e batiam sem fazer foco no olho,
e de acordo com o diafragma colocado, conseguiam a prof. desejada.

Quando eu começei com a primeira autofocus da Nikon, modelo F-501, no 1987,eram aqueles caras que me olhavam de lado
"Onde ja se viu fotografo profissional nao fazer foco manual!!"
Essa historia do autofocus nao vai ter sucesso!!!!!
Os tempos mudam :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Grande abraço
Angelo.