Autor Tópico: Como deve ser o foco?  (Lida 2737 vezes)

Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #15 Online: 06 de Agosto de 2009, 16:03:40
Tudo lindo e maravilhoso, por exemplo na minha D80 eu posso usar o foco seletivo, então se eu enquadrar a cena e utilizar uns dos pontos de foco no lugar aonde eu quero focar, eu terei ou não perda de nitidez ?   :ponder:

Abs,

Ricardo
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #16 Online: 06 de Agosto de 2009, 16:07:18
Tudo lindo e maravilhoso, por exemplo na minha D80 eu posso usar o foco seletivo, então se eu enquadrar a cena e utilizar uns dos pontos de foco no lugar aonde eu quero focar, eu terei ou não perda de nitidez ?   :ponder:

Abs,

Ricardo

Se você usar o foco seletivo e não mexer a câmera antes do disparo creio que não haverá perda não... :ok:
E isso já é bem mais indicado do que focar no centro e recompor a cena.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 16:08:09 por albertgr »
"Film is not dead, it just smells funny."



Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #17 Online: 06 de Agosto de 2009, 16:12:32
Tudo lindo e maravilhoso, por exemplo na minha D80 eu posso usar o foco seletivo, então se eu enquadrar a cena e utilizar uns dos pontos de foco no lugar aonde eu quero focar, eu terei ou não perda de nitidez ?   :ponder:

Abs,

Ricardo

Uai, se vc escolheu um ponto e não movimentar a camera, sim, tudo lindo e maravilhoso. O foco estará ali, não terá perda de nitidez.  :ok:
O imprecisão que eu menciono, é a que pode ocorrer em alguma circunstância quando vc usa o ponto central em um área e depois reenquadra segurando o botão, justamente pela mudança de ângulo.

abç
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 06 de Agosto de 2009, 17:15:45
Se as pessoas estiverem em planos diferentes, não tem uma regrinha pra isso? Tipo dividir em 1/3 e 2/3?
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 06 de Agosto de 2009, 17:44:15
Se as pessoas estiverem em planos diferentes, não tem uma regrinha pra isso? Tipo dividir em 1/3 e 2/3?

Davi ve nas tabelinhas de prof de campo sempre a uma parte de foco para frente e outra atras do sujeito.
vamos supor focamos 3mts mas temos foco a partir de 2 e alguma coisa e ate mas de 4 isto com diaf 8.
cada diafragma tem sua profundidade.
nao tenho todos os numeros na cabeça.
A tabelinha e bem pratica , ate acostumar o olho.
Os fotografos "antigos" faziam assim, de um modo geral
diaf 8 ou 11, metragem ao sujeito e clic sem olhar no visor.
abs.Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 06 de Agosto de 2009, 17:57:30
Davi ve nas tabelinhas de prof de campo sempre a uma parte de foco para frente e outra atras do sujeito.
vamos supor focamos 3mts mas temos foco a partir de 2 e alguma coisa e ate mas de 4 isto com diaf 8.
cada diafragma tem sua profundidade.
nao tenho todos os numeros na cabeça.
A tabelinha e bem pratica , ate acostumar o olho.
Os fotografos "antigos" faziam assim, de um modo geral
diaf 8 ou 11, metragem ao sujeito e clic sem olhar no visor.
abs.Angelo.

naquela epoca nao existia autofoco, nem milhoes de pontos de foco, nem precisava o Sharpen do photoshop!!! :hysterical: