Autor Tópico: TLR - valor de conserto  (Lida 4523 vezes)

leonelsz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 10 de Julho de 2009, 23:35:50
Vou comprar uma Flexaret e ela vai precisar de um conserto no diafragma.

Alguém poderia me dizer, aproximadamente, é claro, o valor que seria de manutenção pra esse tipo de câmera?
É mais caro que as SLR normais?

Pois se for muito caro não valeria a pena comprar.
O que acham?
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 23:59:22 por leonelsz »


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2009, 06:59:09
Existe uma boa oferta de TLRs por aí. Eu não compraria este equipamento precisando de conserto, a menos que esteja muito barato e sabendo de antemão onde consertar e quanto vai custar, e ainda se é possível efetuar o conserto. Se precisar qualquer peça, esqueça.
Eliverto Scherer<br /><br />


leonelsz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2009, 14:01:41
Muito barato seria +- quanto?
Eu não tenho idéia de preços porque vai ser a 1ª experiência com elas.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2009, 20:58:10
R$ 300,00 dá uma boa TLR.


ofsouto

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2009, 21:29:49
Há um colega vendendo uma Rolleiflex 3.5F por R$ 290,00.
Segundo ele a parte mecânica está excelente. Funciona em todas as velocidades.
Precisa apenas de limpeza na lente.
Pedro Ernesto Guerra Azevedo <pedro.azevedo@ig.com.br>

Atte

Obede
Nikon F
Olympus OM-1n
Olympus Trip 35
Ensign Selfix 820


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2009, 16:34:05
Boa tarde à todos. Faz tempo que acompanho o fórum, mas só "corujando", principalmente os posts sobre processamento e ampliação. Aprendi bastante e já começei a dar algumas cabeçadas com o processo, uma vez que consegui vários envelopes de quimicos vencidos e uns 10 pacotes de papel de vários formatos. Já revelei dois rolos (ficaram mais ou menos), e ainda não ampliei porque desmontei o ampliador (RANGER) para limpeza e troca da lâmpada. O pouco que sei aprendi aqui e sou imensamente grato.
Bem, mas estou postando aqui, pela primeira vez, para fazer uma pergunta sobre minha TLR Yashica A. A máquina sempre foi muito bem conservada (passou por duas repúblicas e continua novinha!!), mas está com fungos nas lentes. Fui hoje na única oficina de lentes que me indicaram, e me disseram que não "colocam a mão" nessa máquina. Sou de Araraquara e pelo jeito não vou conseguir este serviço aqui. Alguém recomenda um tutorial para limpeza das lentes? Aparentemente não deve ser impossível fazer.
Abraços.
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2009, 21:59:11
Alguém recomenda um tutorial para limpeza das lentes? Aparentemente não deve ser impossível fazer.

Minha opinião não vale muito. Diria, então, é só um pitaco no assunto.

Se você tem experiência e ferramentas adequadas, manda bala. Do contrário, mande para um profissional competente. Você pode enviar, por exemplo, pelo Correio a São Paulo para conserto. Receberá, obviamente, o brinquedo de volta pelo mesmo caminho.

A despesa com o frete, via PAC, talvez não seja um entrave tão grande.

Já ouvi falar de gente que "mete a ferramenta" e se dá bem. Mas, também há relatos de acidentes desastrosos nesse processo.

Pense aí!
« Última modificação: 17 de Julho de 2009, 22:01:41 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2009, 01:02:58
Valeu, Braga. Penso que você tem razão, afinal, o alinhamento das lentes de uma camera segue padrões milimétricos (acho que li algo a respeito aqui no fórum). Já pensou, ficar com um monte de lentes de vidro em cima da bancada, sem saber remontar?
Entrei em contato com a "M.C.B. Assistência Técnica" de São Paulo, onde me informaram que fazem o serviço, inclusive com orçamento sem compromisso. Bem, não disponho de muitas referências sobre a competência deles, mas o aceite do serviço me deixou animado.
Mas aí vem outro problema: como despachar com segurança? Fiquei até agora testando umas embalagens, com plastico bolha e madeira até que fica bom, mas no caso de uma queda, fuchs! Ou estou exagerando?
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2009, 23:38:13
Encontrei uma assistencia técnica, em Campinas-SP, que me garantiu que faz o serviço. Vou levar a câmera na quinta-feira. Depois posto o valor aqui.
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2009, 16:28:58
Aqui mesmo no forum tem uma relação de Assistências Técnicas. Você chegou a dar uma olhada?

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0
-22.352971,-48.775582


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2009, 00:55:15
Valeu, Braga! Não tinha visto, mas vou levar na TEMA, de Campinas-SP, que está na lista.
Abraço.
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2009, 14:28:44
Levei a câmera na TEMA de Campinas e fiquei surpreso com o ótimo atendimento. a atendente ficou realmente empolgada com a máquina, e na hora, recebi diversas dicas sobre conservação e combate aos fungos.
Hoje saiu o orçamento: 120 ronaldos e 15 dias para a execução do serviço. Porém, não garantem que todas as manchas vão desaparecer, e me informaram que o revestimento das lentes pode ser afetado, o que afetaria a qualidade das mesmas. Apesar do preço atraente e da qualidade do atendimento achei melhor pegar a câmera e declinar do serviço. Não se se fiz besteira, mas não fiquei contente com a possiblidade de detonar as lentes da minha Yashica.
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2009, 10:25:46
Levei a câmera na TEMA de Campinas e fiquei surpreso com o ótimo atendimento. a atendente ficou realmente empolgada com a máquina, e na hora, recebi diversas dicas sobre conservação e combate aos fungos.
Hoje saiu o orçamento: 120 ronaldos e 15 dias para a execução do serviço. Porém, não garantem que todas as manchas vão desaparecer, e me informaram que o revestimento das lentes pode ser afetado, o que afetaria a qualidade das mesmas. Apesar do preço atraente e da qualidade do atendimento achei melhor pegar a câmera e declinar do serviço. Não se se fiz besteira, mas não fiquei contente com a possiblidade de detonar as lentes da minha Yashica.

Como diz um amigo: "Fungos?! A genta táca Detefon neles". Quase sempre, e se o ataque não tiver sido muito severo, uma simples limpeza dá conta do recado. Porém, se a agressão já tiver alcançado uma camada mais profunda, daí o processo de remoção desses bichos é tão abrasivo que, junto com eles, vai o coating também. Infelizmente!

E a lente brancona, pelada, não é a mesma coisa. Talvez um parassol ajude um pouco no contraste e evitar flare. Mas vem a questão cromática nesse assunto. Fora o fato de se gastar uma grana na revisão, e ainda assim, a possibilidade de alguma frustração.

Acho que eu teria feito o mesmo, isto é, recuar um passo para tomar uma decisão apropriada.

Quem sabe vendê-la assim mesmo e buscar outra em melhor situação. Bobagem? Sei lá, ao menos pense no assunto.
-22.352971,-48.775582


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2009, 15:48:27
Obelix, achei muito caro este orçamento.
Apenas para remoção de fungos nas lentes R$ 50 estaria muito bem pago.
A questão do coating, tenho minhas dúvidas se as lentes tinham este tratamento na época que sua Yashica A foi fabricada.
Leve tb em conta que a Yashica A é uma das TLR mais básicas da linha (entry-level) não sei se ela vale o investimento na limpeza.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2009, 20:48:24
Citar
Obelix, achei muito caro este orçamento.
Apenas para remoção de fungos nas lentes R$ 50 estaria muito bem pago.
A questão do coating, tenho minhas dúvidas se as lentes tinham este tratamento na época que sua Yashica A foi fabricada.

Rogeriom, estou bem por fora dos custos de manutenção em câmeras, uma vez que resolvi colocar a Yashica em uso a, apenas, 4 meses. Mas, você pode indicar um técnico de confiaça que faça o serviço por uma onça? Ela tem um fungo bem visível na objetiva, nas lentes internas. Mas o estado geral da câmera é nota 10, não tem um só risco (sem exagero), portanto não penso em vendê-la.
Sobre o tratamento das lentes, tenho minhas dúvidas sobre o tratamento. Arrisco a dizer que tem, mas vou fazer uma busca qui no fórum para dirar a dúvida.
Valeu!
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35