Autor Tópico: Quais lentes manuais da nikon voces recomendariam  (Lida 1978 vezes)

pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Julho de 2009, 14:50:24
Primeiramente, gostaria de saber se o encaixe das lentes manuais da nikon, funcionam todas nas nikon atuais e gostaria de saber quais voces recomendam

Já que não tenho dinheiro para comprar lentes com motor de foco de qualidade, queria uma manual de qualidade ;)

queria saber de alguma lente fixa um pouco clara e uma tele (nao precisa ser muito, que chegue a uns 100mm está perfeito já, podendo ser menos também)


o que voces recomendam?

Obrigado


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2009, 15:05:25
Eu particularmente nenhuma!

Prefiro as lentes AF!

[ ]s


Tokairin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2009, 18:05:51
Que eu saiba o encaixe é o mesmo. Não sei, mas acho que numa "boa" manual vc vai pagar um preço que talvez valha à pena pegar uma AF-S que te facilite a vida, como a 18-70mm, ou talvez até a nova 35mm F/1.8 AF-S que vão funcionar perfeitamente na D40. Se tiver alguém que possa te trazer dos EUA, a 35mm está sendo vendida na BH por US$ 199,00 + impostos. De qualquer modo, quanto às manuais, a 55mm F/3.5 é ótima para macros; a 55mm F/1.2 é muito nítida e tem um belo desfoque; tem as clássicas 50mm e 85mm F/1.4 e F/1.8; 105mm F/2.5;... Apesar de serem manuais, pela qualidade optica, acabam cobrando um preço por isso. Vc pode ver o desempenho de outras objetivas Nikkor em http://www.pbase.com/cameras/nikon.


k_rio_k

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
    • http://www.flickr.com/photos/k_rio_k/
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2009, 15:17:44
Eu recomendo lentes manuais! Muitas têm óptica impecável e preços acessíveis  :ok:

Em contrapartida, vc fica mt limitado quanto aos assuntos que pode fotografar. Se ele é mt ativo, fica complicado com uma lente manual conseguir foco aceitável. Outro fator contra é o que depende do seu equipamento. Eu já usei uma 50mm f/1.2 AI-S em 3 gerações de câmera. Minhas impressões são a seguinte:

- D50: a câmera não fotometra com lentes manuais. Vc tem que "chutar" a exposição. Com o tempo vc costuma não errar mais que 1 stop, mas pode ser complicado no início. O viewfinder é mt pequeno e o foco mais preciso precisa ser feito com a luz de foco, que não é lá mt confiável. Aproveitamento de foco com objetos estáticos: cerca de 50%
- D200: esta câmera fotometra com lente manuais AI e AI-S. Vc consegue até salvar no EXIF as informações de distância focal e abertura, bastando configurá-las no menu da câmera. O viewfinder já é melhor e a luz de foco é mais eficiente. Aproveitamento de foco com objetos estáticos: cerca de 70%
- D700: Com uma full-frame, vc consegue extrair tudo que a lente foi projetada pra fazer. O foco é muito mais fácil e esta câmera conta com luz de foco que indica se o foco está atrás ou à frente do assunto. Quase não perco fotos por estarem fora de foco. O live view tb é um ótimo tira-teima para quando vc pode usá-lo. Com ele não tem erro de foco para assuntos estáticos. Aproveitamento de foco com objetos estáticos: acima de 90%

Para assuntos não estáticos, vc coloca aí 1/4 do % de acerto com o assunto estático.

Bom, essas são minhas impressões. Atualmente meu conjunto de lentes se resume a 3: uma super-GA AF, uma normal fixa manual e uma tele fixa manual. É bem restito, mas atende bem às minhas expectativas. Eu até consideraria trocar minha super-GA AF por uma manual fixa, caso encontrasse uma com boa óptica e bom preço  :ok:

[]'s
Membro Clube FotoRio
Flickr | Nikon D200 /Nikon F3 / Yashica Mat 6x6


k_rio_k

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
    • http://www.flickr.com/photos/k_rio_k/
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2009, 15:21:57
Putz... agora que notei que falei uma coisa no meu post, mas a pergunta era outra  :hysterical: :D

Tem um site bom com algumas avaliações (subjetivas) de lentes:

http://www.naturfotograf.com/index2.html

Role até lá em baixo onde ele tem diversos links para várias categorias de lentes (wide, normal, tele, zoom....)

[]'s
« Última modificação: 31 de Julho de 2009, 15:23:52 por k_rio_k »
Membro Clube FotoRio
Flickr | Nikon D200 /Nikon F3 / Yashica Mat 6x6


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2009, 19:21:05
50mm 1.8 manual
24mm 2.8 manual
135mm 2.8 manual
85mm 1.4 manual
35mm 1.4 manual

todas excelentes.

foco manual não é nada do outro mundo, acho divertido ver a dependência total em auto-foco hoje em dia.

trabalhei por mais de 15 anos com foco manual (incluindo 300mm 2.8 e 400mm 3.5), fotografando esportes e ação, e com um pouco de prática o indice de aproveitamento é excelente.

[  ]s

ig


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2009, 15:13:30
50mm 1.8 manual
24mm 2.8 manual
135mm 2.8 manual
85mm 1.4 manual
35mm 1.4 manual

todas excelentes.

foco manual não é nada do outro mundo, acho divertido ver a dependência total em auto-foco hoje em dia.

trabalhei por mais de 15 anos com foco manual (incluindo 300mm 2.8 e 400mm 3.5), fotografando esportes e ação, e com um pouco de prática o indice de aproveitamento é excelente.

[  ]s

ig

Caro Lostart

acaba sendo simpatica essa dependencia "as modernidades",
Se bem sou cria do AF, comecei em 1990 com a F4,lançada no 1988.
Existe hoje em dia uma gran dependencia a recursos
que na realidade sao secundarios, mas isso e por nao ter tido acesso
a "FOTOGRAFIA antiga", como ja li algumas vezes, :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Abraço
Angelo.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2009, 22:58:11
Melhor ver qual tipo de lente vc gostaria de ter (distância focal, etc) e procurar boas e confiáveis revisões sobre o assunto e não depender apenas de opinião de amigos, que são anedóticas na esmagadora maioria das vezes.
Infelizmente, qualidade pode ser um fator muito relativo e subjetivo...


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2009, 00:01:32
entao.. eu pretendia trabalhar com uma lente fixa mesmo manual, que oferecesse uma abertra razoavel..
estava pensando em pegar algo em torno de 80-100mm e com uma abertura razoavel. Para mim, f/2.0 já seria otimo!
seria pra retratos e essas coisas, fotos noturnas de cenas urbanas!

sobre essa questao do exif nao sei como é na d40, apesar de ser da categoria da d50 (ou abaixo), ela eh mais recente.. entao nao sei..

o dof que é dado, parte só da lente?
ou o sistema tambem muda isso?
é porque eu adoro o desfoque e a granulação tipica de analogicas, contudo, como nao tenho verba, nao posso ficar comprando filmes, para fomentar meu desejo, tampouco disponibilidade pra revelar toda s as fotos que tiro (muitas nao sao muito agradaveis! hehehe
por isso queria uma manual na minha analogica, alem de gostar muito de focar as coisas na mão..

contudo, acho horripilante o foco manual dessas lentes do kit! haha

Abraços


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2009, 08:20:24
Melhor ver qual tipo de lente vc gostaria de ter (distância focal, etc) e procurar boas e confiáveis revisões sobre o assunto e não depender apenas de opinião de amigos, que são anedóticas na esmagadora maioria das vezes.
Infelizmente, qualidade pode ser um fator muito relativo e subjetivo...


Caro Pumba
ve em nikonusa.com
informacao TECNICA,
sob lentes manuais, todas superiores as DX de hoje em dia.
Como qualquer escolha, depende do uso que voce vai fazer da lente,
ha variedade e muito grande, mas acho que vai achar uma do seu agrado.
QUALIDADE OTICA NAO E NEM SUBJETIVA NEM RELATIVA!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:11:30
Caro Pumba
ve neste site
http://www.mir.com.my/rb/photography/companies/nikon/nikkoresources/1stafnikkor/index.htm

Direto do Tunel do tempo,
da metade da pagina para abaixo esta escrito
manual lenses,etc,etc
Ali voce tera todas as caracteristicas de todas as lentes manuais fabricadas pela Nikon, e tem tambem catalogos de maquinas e lentes AF.
Uma pequena biografia tecnica da fabrica.
Abraço
Angelo.