Autor Tópico: Latitude de filmes - Tabela  (Lida 4093 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Online: 30 de Julho de 2009, 23:59:43
E aí pessoal!
Seguinte, eu estava querendo saber a latitude de filmes PB, aí procurando na net achei essa tabela. Acho que pode ser útil pra bastante gente.
O legal é que tem slide e colorido. E além da latitude ele dá o grão, resolução e sharpness de cada um. Vale a pena dar uma olhada.
Aliás, se alguém tiver alguma outra pra complementar essa eu agradeço, pois essa não nem taaantos PB quanto eu gostaria, faltam vários Ilford...

http://cacreeks.com/films.htm

Abraços
Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2009, 01:06:18
Achei também esse teste bem interessante.
http://www.flickr.com/groups/ishootfilm/discuss/72157607498211979/
O cara fala que fez a mesma cena em 1/60 mudando só os f/stops. Fez -2,-1,0,+1,+2,+3. E todas as imagens estão "razoáveis" e podem ser usadas. E no final, a melhor exposição para essa cena era -1.
"Film is not dead, it just smells funny."



Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2009, 21:47:36
E aí pessoal!
Seguinte, eu estava querendo saber a latitude de filmes PB, aí procurando na net achei essa tabela. Acho que pode ser útil pra bastante gente.
O legal é que tem slide e colorido. E além da latitude ele dá o grão, resolução e sharpness de cada um. Vale a pena dar uma olhada.
Aliás, se alguém tiver alguma outra pra complementar essa eu agradeço, pois essa não nem taaantos PB quanto eu gostaria, faltam vários Ilford...
http://cacreeks.com/films.htm
Abraços
Alberto

O que achei interessante foi num tópico uma informação sobre algo como colocar um filme de iso 100 na câmera e setar um filme de Asa menor na câmera e quando for revelar não falar nada ao laboratório, eu estou procurando este tópico pois quero fazer umas experiências neste sentido, porém devido a exiistir uma grande quantidade de tópicos e postagens estou tendo dificuldade em achá-lo, como este tópico têm algo a ver no caso com este (filmes), caso alguém se lembrar de qual tópico se trata peço que deixe o link, obrigado.
Ferrari

« Última modificação: 16 de Novembro de 2009, 21:50:08 por Ferrari »
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2009, 22:15:54
Ferrari.O topico a que voce se refere e COMEÇANDO NO FILME,esta postado na pag. 03 desta seção. abçs.


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2009, 22:56:27
E tambem no topico OLYMPUS TRIP QUAL ASA USAR?,desta pagina comenta-se alguma coisa. Isso ai.


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2009, 14:35:47
Ferrari.O topico a que voce se refere e COMEÇANDO NO FILME,esta postado na pag. 03 desta seção. abçs.
Obrigado amigo, fim de semana vou ver com calma.
Abraço.
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2009, 14:41:08
Ferrari, se bem me lembro esse post que você citou se refere a uma compensação de um fotometro defeituoso. Não fará diferença nenhuma se você setar o ISO mais baixo e não falar nada, o que acontecerá é que o fotometro vai ler a cena como se tivesse com um ISO mais baixo, o que resultará em subexposição da foto se vc não falar nada no Lab.
"Film is not dead, it just smells funny."



Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2009, 20:18:26
E tambem no topico OLYMPUS TRIP QUAL ASA USAR?,desta pagina comenta-se alguma coisa. Isso ai.
Na verdade o tópico é este, vi agora que deu uma sossegada aqui no trabalho, valeu.
Abraço.
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2009, 20:22:04
Ferrari, se bem me lembro esse post que você citou se refere a uma compensação de um fotometro defeituoso. Não fará diferença nenhuma se você setar o ISO mais baixo e não falar nada, o que acontecerá é que o fotometro vai ler a cena como se tivesse com um ISO mais baixo, o que resultará em subexposição da foto se vc não falar nada no Lab.
Sim, esta parte do laboratório eu comprendi, só não entendi se posso tanto citar um iso um pouco menor ou um pouco maior? Se citar um menor terei mais detalhes nas sombras sem granulação e se citar uma asa maior terei maior granulação apenas? É isso?
Obrigado.
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2009, 20:55:11
Seguinte, o que existe é o processo da "Puxada". Você pode puxar o filme pra cima ou pra baixo.
Na puxada pra cima (Ex. ISO 400 pra ISO 800), você aumenta a sensibilidade do filme, mas isso acarreta em aumento de granulação e uma menor latitude e maior contraste, ou seja, é mais difícil registrar uma cena de extremos de altas e baixas luzes. Os filmes PB aguentam até uns 3 pontos de puxada. Lembrando que quanto mais você puxa, mais grão, etc.
Na puxada pra baixo é o contrário, você diminui a sensibilidade do filme, perde contraste. Nunca fiz essa e não entendo pra que fazer. Talvez só em uma situação em que você esteja com um filme muito sensível (tipo um iso 800) e vá fotografar num dia de sol a pino, ou para experimentações...

Espero ter ajudado

Abraço!
"Film is not dead, it just smells funny."



Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2009, 21:14:01
Seguinte, o que existe é o processo da "Puxada". Você pode puxar o filme pra cima ou pra baixo.
Na puxada pra cima (Ex. ISO 400 pra ISO 800), você aumenta a sensibilidade do filme, mas isso acarreta em aumento de granulação e uma menor latitude e maior contraste, ou seja, é mais difícil registrar uma cena de extremos de altas e baixas luzes. Os filmes PB aguentam até uns 3 pontos de puxada. Lembrando que quanto mais você puxa, mais grão, etc.
Na puxada pra baixo é o contrário, você diminui a sensibilidade do filme, perde contraste. Nunca fiz essa e não entendo pra que fazer. Talvez só em uma situação em que você esteja com um filme muito sensível (tipo um iso 800) e vá fotografar num dia de sol a pino, ou para experimentações...

Espero ter ajudado

Abraço!
Valeu!
Abraço.
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0