Autor Tópico: Qual a Lente Fixa mais NÍTIDA da Nikon ????  (Lida 37142 vezes)

Demian

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Resposta #45 Online: 01 de Setembro de 2009, 16:56:15
As lentes da Nikkor podem ser nítidas, contrastadas, mas, sinceramente, o bokeh delas é, o mais das vezes, muito feio.
Não trocaria minhas Zuiko por nenhuma Nikkor (uso os dois sistemas)por causa, principalmente, desse fator.



joseazevedo

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Resposta #46 Online: 02 de Setembro de 2009, 00:12:01
As lentes da Nikkor podem ser nítidas, contrastadas, mas, sinceramente, o bokeh delas é, o mais das vezes, muito feio.
Não trocaria minhas Zuiko por nenhuma Nikkor (uso os dois sistemas)por causa, principalmente, desse fator.



Oi,

acho que você nunca usou uma 85/1.4 AFD, uma 105/1.8 AIS, as 105 e 135 Defocus Control (únicas), uma 180/2.8 ED AIS e por aí vai. Existem várias Nikkor que são referência em termos de bokeh. Assim como existem as Canon, Leica e Zuiko.
Tive uma Canon 55/1.2 FD SSC cujo bokeh era fantástico, cremoso. Quase igual ao da Nikkor 85/1.4 AFD. Outra que tem um bokeh lindo é a Zeiss Planar 3.5 da minha Rolleiflex 3.5F.
O bokeh é resultaado de várias opções que os engenheiros fazem na hora de desenhar uma lente. Por isso que, mesmo dentro de uma mesma marca, existem as com bokeh atraente e as com um não tão bonito.
Pode ser que as Zuiko que você tem sejam as boas, enquanto as suas Nikkor podem justamente ser o contrário. Mas isso não significa de forma alguma que todas as lentes de uma marca não tenham bokeh bom.

Seguem alguns exemplos de lentes e seus Bokehs:

Nikkor 85/1.4 AFD

http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1257603
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1274183
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=857190
Essa é ótima para se ver o Bokeh (agradeçam minha esposa): http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1256540

Canon 55/1.2 FD SSC

http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1277985
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1324729
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=470462

Nikkor 180/2.8 ED AIS

http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1289328

Carl Zeiss Planar 75mm 3.5 - da minha Rolleiflex 3.5F que uso com adaptador para 35mm:

http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1245591
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1061440

Nikkor 300/4.5 EDIF AI

http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=972419
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=962704

Uma lente "ordinária" mas que produz muito boas imagens Canon 35/70 3.5/4.5 FD

http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1325610

Uma que é reconhecida por ter um bokeh fraco Nikkor 50/1.4 AIS

http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1448642

A melhor de todas: Holga e sua lente de plástico

http://www.usefilm.com/image/1538652.html

É isso, agradeço aos que tiveram a paciência de ver as imagens.

Abraços,

José Azevedo


Demian

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Resposta #47 Online: 02 de Setembro de 2009, 00:34:35
Deixa meu scanner chegar pra eu mostra a vc o q é o bokeh de uma Zuiko.

Não me leve a mal, mas os "samples" q vc postou aí não mudaram minha opinião.

Ah, eu tbm tenho uma 105/2.5 Nikkor e ela não se compara à 85mm f/2 Zuiko q eu tenho aqui, em termos de bokeh (embora seja um tiquinho mais nítida).

Assim q o scanner chegar, eu posto aqui. Aguarde!



Leo Terra

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Resposta #48 Online: 02 de Setembro de 2009, 00:37:52
Demian Oly e Minolta são muito boas em bokeh. O bom Bokeh é dado pela circularidade do diafragma e estas marcas constroem diafragmas muito bem. :)
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 00:38:14 por Leo Terra »
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Resposta #49 Online: 02 de Setembro de 2009, 01:18:36
Deixa meu scanner chegar pra eu mostra a vc o q é o bokeh de uma Zuiko.

Não me leve a mal, mas os "samples" q vc postou aí não mudaram minha opinião.

Ah, eu tbm tenho uma 105/2.5 Nikkor e ela não se compara à 85mm f/2 Zuiko q eu tenho aqui, em termos de bokeh (embora seja um tiquinho mais nítida).

Assim q o scanner chegar, eu posto aqui. Aguarde!




Eu já usei Olympus, mas há muuuuuiiiiito tempo, quando ainda moravo no Rio, na década de 70. Usava uma OM1 emprestada de um amigo meu. Adorava, principalmente por ser um conjunto bem compacto, fácil de carregar e usar. Gostava muito do ajuste de velocidade no encaixe da lente, bem prático, você ajustava tudo com a mão esquerda (foco, abertura e velocidade) Enquanto com a direita só segurava a câmera e clicava.

Ele tinha uma 50/1.4 e uma outra, mais tele, mas não me lembro exatamente qual. A qualidade geral, não só o bokeh é fantástica. Pena que tudo é muito difícil de encontrar, virou item de colecionadores aí o preço sobe também.

Também usei Minolta nessa mesma época, do pai de outro amigo. Muito boa, não me lembro qual o modelo. Outro de vez em quando me emprestava uma pentax pequena, linda, preta, das primeira bem automatizadas (que eu usava mais no manual mesmo) cujas lentes eram muito boas também.

Infelizmente ao longo dos anos e das mudanças, eu fui perdendo o material e não sobrou nenhuma imagem, só memórias. Ótimas memórias.

Eu acho o seguinte todo fabricante tem lentes boas e ruins. Existem os excelentes e os medíocres. Mas o importante é o que a gente consegue fazer com cada uma dessas peças. Não é o equipamento que fotografa, é você. Ninguém dá nada por aquela Canon 35/70 3.5/4.5. Nem eu dava, mas foi a lente que veio com a minha saudosa e problemática T90 e eu tive que aprender a tirar o máximo dela. Aquele exemplo que eu coloquei dela ilustra bem isso. Deu até pra conseguir um desfocado honestíssimo. Tenho uma ampliação 20x30 muito boa daquela foto.

Não vou me estender no "esse é melhor que aquele" aqui senão desvirtua o tópico. Acho que cada equipamento tem suas características e cabe a nós saber tirar o máximo que puder dele. Seja ele qual for. Da Zuiko à Holga.

Quando chegar seu scanner coloque as fotos aqui sim, por favor. Acho muito mais interessante a gente ver trabalhos, trocar experiências do que ficar em discussões infindáveis sobre o que é melhor do que o que.

Abraços,

José Azevedo


Demian

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Resposta #50 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:46:07
Não tenho metade da sua experiência como fotógrafo, José Azevedo (dá pra sentir por suas fotos, todas muito boas mesmo). Expus apenas minha opinião a partir das lentes Nikkor e Zuiko q usei. Acredito q tenha razão, q deva haver lentes Nikkor, ou de qualquer outra marca, boas em bokeh também. Mas será q, como o Leal apontou, essa não seja uma característica prevalecente em algumas marcas, mais do que em outras? Já deparei com textos na internet dando conta da pobreza em bokeh das lentes C. Zeiss! É possível, não tenho certeza, q isso ocorra devido a um direcionamento técnico da marca, a uma ênfase em determinada característica óptica q em outra (no caso das Zeiss, à nitidez). As Nikkors são, em geral, mais nítidas q as Zuiko. Eu sei disso porque a 105/2.5 supera a 85/2 da Zuiko, bem assim a 55/2.8 Micro Nikkor à 50/1.4 MC Zuiko nesse quesito. O"sabor" dos resultados da Nikkor, porém, não me cativaram tanto como o das Zuiko - o q não significa dizer q estas sejam melhores q aquelas, mas tão somente q me agradaram (bem) mais. O preço das Zuiko é mais em conta q os da Nikkors, igualmente (vide eBay). Uma 85/1.4 dessa sua estava sendo arrematada no site americano de leilões, na semana passada, por quase 600 dólares, ao passo q uma Zuiko 85/2 (q é um clássico da marca) raramente chega à metade desse valor (vide KEH e eBay). Vale dizer, as únicas lentes realmente caras da Zuiko são as shift e as 90 e 100mm macro f/2, e as 180 e 250 f/2 (esta última, considerada a mais nítida de todas). As outras costumam ser mais ou menos acessíveis, não devo ter gastado mais do que 2 mil reais pelas 7 q já arrematei no eBay  até hoje (24/2.8, 50/1.8, 50/1.4, 50/3.5 Macro, 85/2 - q me roubaram -, 135/3.5 e 200/4).
No mais, apreciei suas colocações sobre lentes e marcas. Nunca tinha atentado para o possibilidade de haver, numa mesma marca, lentes de características ópticas dessemelhantes, o que de certa forma me estimula a comparar mais, a experimentar mais (a febre digital tem pressionado o preço de câmeras e lentes manuais para baixo - embora ainda nem tanto como desejaria - o q me dá mais acesso a elas, colecionador que sou, de alguma maneira).
Assim q chegar o scanner (e aprender a usá-lo), posto aqui minhas modestas fotos com as Zuiko e seus fantásticos bokehs.

Abs,

Demian (Francisco Campos)


 






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Resposta #51 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:08:07
Sem querer me meter, mas o problema tá aqui:

Já deparei com textos na internet dando conta da pobreza em bokeh das lentes C. Zeiss! É possível, não tenho certeza, q isso ocorra devido a um direcionamento técnico da marca

Abraços



Demian

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Resposta #52 Online: 02 de Setembro de 2009, 18:05:00
Qual é o problema? Este teste mostra q há Zeiss com bom bokeh ao lado de outras, com bokeh deficitário:

http://www.rickdenney.com/bokeh_test.htm

Sobre o bokeh nas Olympus, acredito q este site ilustre bem o q venho dizendo sobre ele:

http://fiveprime.org/hivemind/Tags/bokeh,olympus

Entre o da Olympus e o da Zeis, prefiro o da Zuiko. Mas será sempre mais uma questão de gosto q de técnica, sem dúvida.

Aqui, o pessoal da Zeiss discutindo o bokeh das lentes. É claro, tendem a tecer só loas, já q são os donos das mesmas. A mim, impressionaram pouco, os "samples":

http://www.flickr.com/groups/14043909@N00/discuss/72157594208476653/

Qual o problema, assim, em encontrar opiniões desfavoráveis às Zeiss quanto ao bokeh? A percepção geral é que as Leicas oferecem o melhor bokeh, e as Zeiss, a melhor nitidez. E pensei q isso não fosse novidade pra ninguém.





Leo Terra

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Resposta #53 Online: 03 de Setembro de 2009, 02:15:59
O Bokeh da Zeiss é meio duro, mas é o preço que se paga por uma super nitidez.
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Resposta #54 Online: 03 de Setembro de 2009, 02:45:53
Não tenho metade da sua experiência como fotógrafo, José Azevedo (dá pra sentir por suas fotos, todas muito boas mesmo). Expus apenas minha opinião a partir das lentes Nikkor e Zuiko q usei. Acredito q tenha razão, q deva haver lentes Nikkor, ou de qualquer outra marca, boas em bokeh também. Mas será q, como o Leal apontou, essa não seja uma característica prevalecente em algumas marcas, mais do que em outras? Já deparei com textos na internet dando conta da pobreza em bokeh das lentes C. Zeiss! É possível, não tenho certeza, q isso ocorra devido a um direcionamento técnico da marca, a uma ênfase em determinada característica óptica q em outra (no caso das Zeiss, à nitidez). As Nikkors são, em geral, mais nítidas q as Zuiko. Eu sei disso porque a 105/2.5 supera a 85/2 da Zuiko, bem assim a 55/2.8 Micro Nikkor à 50/1.4 MC Zuiko nesse quesito. O"sabor" dos resultados da Nikkor, porém, não me cativaram tanto como o das Zuiko - o q não significa dizer q estas sejam melhores q aquelas, mas tão somente q me agradaram (bem) mais. O preço das Zuiko é mais em conta q os da Nikkors, igualmente (vide eBay). Uma 85/1.4 dessa sua estava sendo arrematada no site americano de leilões, na semana passada, por quase 600 dólares, ao passo q uma Zuiko 85/2 (q é um clássico da marca) raramente chega à metade desse valor (vide KEH e eBay). Vale dizer, as únicas lentes realmente caras da Zuiko são as shift e as 90 e 100mm macro f/2, e as 180 e 250 f/2 (esta última, considerada a mais nítida de todas). As outras costumam ser mais ou menos acessíveis, não devo ter gastado mais do que 2 mil reais pelas 7 q já arrematei no eBay  até hoje (24/2.8, 50/1.8, 50/1.4, 50/3.5 Macro, 85/2 - q me roubaram -, 135/3.5 e 200/4).
No mais, apreciei suas colocações sobre lentes e marcas. Nunca tinha atentado para o possibilidade de haver, numa mesma marca, lentes de características ópticas dessemelhantes, o que de certa forma me estimula a comparar mais, a experimentar mais (a febre digital tem pressionado o preço de câmeras e lentes manuais para baixo - embora ainda nem tanto como desejaria - o q me dá mais acesso a elas, colecionador que sou, de alguma maneira).
Assim q chegar o scanner (e aprender a usá-lo), posto aqui minhas modestas fotos com as Zuiko e seus fantásticos bokehs.

Abs,

Demian (Francisco Campos)

Oi Francisco,

muito obrigado pelo elogio e pela sinceridade.
O que eu acho mais legal disso é que você, como eu, também usa filme. Outro dia consegui fazer um pequeno estoque de Velvia 50. Bom, isso é outra história e um monte de gente vai querer entrar na discussão filme x digital, não é o caso aqui. Voltando às lentes.
Existem muitas variáveis que influenciam no desenho de uma lente.

As sensoriais:
Antigamente uma companhia tinha sua filosofia. As boas companhias ainda tem. A Nikon acreditava no contraste puro. A Canon considerava que as cores já proporcionavam contraste, por isso as lentes Nikon produziam contrastes mais secos enquanto os da Canon eram mas suaves. Isso era uma característica de filosofia, aplicada aos produtos da empresa via os coatings das lentes. Hoje tudo é MUITO igual, uma copia a outra, os computadores aprimoraram muito o desenho das lentes, especialmente as zoom e várias novas técnicas foram desenvolvidas para se chegar à excelência das lentes atuais. mas uma imagem está longe de ser só a parte técnica.

Desenho/física:
Não sou técnico, cientista, engenheiro, sou apenas um curioso que foi fuçar as coisas com uma certa profundidade. A questão do Bokeh está relacionada a várias leis da física/ótica. Uma delas (pelo que eu li quando fui atrás de como funcionavam as Defocus Control da Nikkor) limita o bokeh a ser mais bonito no primeiro plano ou no segundo plano (em relação ao foco), nunca nos dois planos ao mesmo tempo.
Por isso, dependendo do tipo de lente, a que ela se destina, etc, os desenhistas tem que optar por uma série de fatores que irão comprometer bokeh, peso, número de elementos e por aí vai. Sem falar no custo. Como as empresas estão aí pra ganhar dinheiro, geralmente as lentes mais baratinhas são as mais "descompromissadas". E então, dentro de uma mesma família os resultados são os mais variados, em termos de bokeh, como você pode comprovar aqui: http://www.kenrockwell.com/nikon/bokeh-comparison.htm
Quando fui comprar minha Rolleiflex, pesquisei bastante já que suas lentes são fixas. O modelo que eu escolhi tem dois desenhos básicos de lente feitas para eles pela Zeiss - Tessar e Planar. A Tessar é mais básica, tem um elemento a menos que a Planar. Ambos os desenhos são fórmulas básicas, criadas nos anos 30, se não me engano. A Planar tem um bokeh bem mais bonito, pelas imagens que procurei na web.
Curiosamente, passei a observar outras lentes com a mesma fórmula Planar, seja de outras distâncias focais, outros fabricantes, não importa. Elas sempre apresentam um Bokeh muito bonito. A lente 80/2.8 da Hasselblad, por exemplo, é uma Planar. Nesse caso é muito mais devido ao desenho do que qualquer filosofia.

Ótica é um assunto bem interessante e é possível encontrar na web artigos que explicam como as coisas funcionam sem ficar mitificando as coisas. Dá um trabalho, mas depois você começa a ver as fotografias com outros olhos, entende melhor as características e o funcionamento das lentes e passa a tirar mais delas, por mais ordinárias que sejam.

O que leva à questão de que o importante é você conhecer o seu equipamento, seus limites e suas possibilidades. Só assim você vai tirar o máximo dele. O equipamento não deve ser a razão de existir de ninguém. Mas é importante você conhecê-lo e comprar o que vai lhe servir. E ponto. Aquela Nikkor 200/2 que mencionaram aqui deve ser fantástica. Só que eu tenho uma 180/2.8 ED que me dá excelentes imagens e, para mim, para as minhas necessidades, nada justificaria vender o carro para comprar uma lente que é meio ponto mais rápida. Já seu eu fosse fotógrafo de uma publicação de esportes e cobrisse volei, essa lente seria importante - mas eu pediria para eles comprarem, não eu javascript:void(0);

Francisco, sempre desconfie de quem só fala de equipamento. Vá atrás da informação, procure exemplos de fotos feitas com tais lentes e tire suas próprias conclusões baseado no que seus olhos mostram ao seu cérebro. Até porque, o bokeh que eu gosto pode ser horrível para você, não é mesmo?

Seu equipamento é muito bacana, tire o máximo dele e coloque as fotos aqui pra dividir com a gente quando seu scanner chegar, por favor. Enquanto isso, se você quiser perder tempo olhando mais fotos minhas, fique a vontade, inclusive para meter o pau no que quiser: http://www.usefilm.com/photographer.asp?ID=55356 Não tenho colocado muita coisa lá ultimamente. O Usefilm é um lugar interessante para dividir suas imagens.

Grande abraço,

José Azevedo


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Resposta #55 Online: 03 de Setembro de 2009, 10:15:06
Nem me referia a Zeiss... E sim de ficar lendo por aí e prejulgando toda e qquer lente rs. Sem nunca ter usado!
Abraços

Qual é o problema? Este teste mostra q há Zeiss com bom bokeh ao lado de outras, com bokeh deficitário:

http://www.rickdenney.com/bokeh_test.htm

Sobre o bokeh nas Olympus, acredito q este site ilustre bem o q venho dizendo sobre ele:

http://fiveprime.org/hivemind/Tags/bokeh,olympus

Entre o da Olympus e o da Zeis, prefiro o da Zuiko. Mas será sempre mais uma questão de gosto q de técnica, sem dúvida.

Aqui, o pessoal da Zeiss discutindo o bokeh das lentes. É claro, tendem a tecer só loas, já q são os donos das mesmas. A mim, impressionaram pouco, os "samples":

http://www.flickr.com/groups/14043909@N00/discuss/72157594208476653/

Qual o problema, assim, em encontrar opiniões desfavoráveis às Zeiss quanto ao bokeh? A percepção geral é que as Leicas oferecem o melhor bokeh, e as Zeiss, a melhor nitidez. E pensei q isso não fosse novidade pra ninguém.






Demian

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Resposta #56 Online: 03 de Setembro de 2009, 12:53:58
Eu já usei Zeiss, Leica, Nikon, Canon, Olympus, Pentax... a lista é infindável.

Quem fez prejulgamento sobre o fato de eu não ter usado essas câmeras e respectivas lentes foi vc.

Sou um colecionador, meu amigo, vc não faz ideia da quantidade de lentes que eu já experimentei. Aa da Contax são apenas mais uma delas, pode me acreditar.

Tenho uma Leica C, de 1931, com uma Elmar 50mm 3.5. Item de colecionador, pode procurar por aí.

As Contax não comprei por achar a câmera muito desajeitada (talvez por eu ser acostumado às SLRs).

Mas tirei várias fotos com elas, com todas as lentes q aparecem no teste que eu postei (talvez com versões diferentes, porém, mais antigas).



Demian

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Resposta #57 Online: 03 de Setembro de 2009, 14:18:40
E, mais: a Internet é uma fonte válida, sim, de informação. Principalmente relativa à fotografia, já q se pode postar fotos na rede.
Eu sei q uma Ferrari alcança os 300 km/h sem nunca ter sentado numa para comprovar. No entanto, quem duvidaria dessa informação?
A imensa maioria das opiniões postadas aqui se baseiam em cotejamentos fornecidos pela Internet. Agora, só porque nunca usei uma Hasselblad não vou poder falar sobre ela? Com o tanto de informações fidedignas disponíveis a respeito da venerável alemã na Internet?

« Última modificação: 03 de Setembro de 2009, 14:19:56 por Demian »


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Resposta #58 Online: 03 de Setembro de 2009, 14:33:05
easy, easy... (não achei o emoticon de paz rs)
O tópico chama-se "qual lente fixa mais nítida da nikon???" e estamos debatendo bokeh de zeiss!!
Se te prejulguei, desculpe.
Quanto a ler textos na internet, é o q eu mais vejo... gente lendo e papagaiando q essa é melhor, aquela é pior.... E foto q é bom, nada rsrs. Agora vamos deixar o tópico seguir, pois vc já tá citando ferrari (!!!!). Tenho medo de onde pode parar  :assobi:

Abraços!

E, mais: a Internet é uma fonte válida, sim, de informação. Principalmente relativa à fotografia, já q se pode postar fotos na rede.
Eu sei q uma Ferrari alcança os 300 km/h sem nunca ter sentado numa para comprovar. No entanto, quem duvidaria dessa informação?
A imensa maioria das opiniões postadas aqui se baseiam em cotejamentos fornecidos pela Internet. Agora, só porque nunca usei uma Hasselblad não vou poder falar sobre ela? Com o tanto de informações fidedignas disponíveis a respeito da venerável alemã na Internet?




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Resposta #59 Online: 03 de Setembro de 2009, 17:09:30
Da epoca da FOTOGRAFIA,
e que nao existia o sharpen do P.shop,
lembro muito da 200mm f2,
impresionante!!!!! :eek: :eek:
Abs.Angelo.

Absolutamente não é verdade, Unsharp Mask existe desde 1930... :shock:

http://en.wikipedia.org/wiki/Unsharp_masking