Não tenho metade da sua experiência como fotógrafo, José Azevedo (dá pra sentir por suas fotos, todas muito boas mesmo). Expus apenas minha opinião a partir das lentes Nikkor e Zuiko q usei. Acredito q tenha razão, q deva haver lentes Nikkor, ou de qualquer outra marca, boas em bokeh também. Mas será q, como o Leal apontou, essa não seja uma característica prevalecente em algumas marcas, mais do que em outras? Já deparei com textos na internet dando conta da pobreza em bokeh das lentes C. Zeiss! É possível, não tenho certeza, q isso ocorra devido a um direcionamento técnico da marca, a uma ênfase em determinada característica óptica q em outra (no caso das Zeiss, à nitidez). As Nikkors são, em geral, mais nítidas q as Zuiko. Eu sei disso porque a 105/2.5 supera a 85/2 da Zuiko, bem assim a 55/2.8 Micro Nikkor à 50/1.4 MC Zuiko nesse quesito. O"sabor" dos resultados da Nikkor, porém, não me cativaram tanto como o das Zuiko - o q não significa dizer q estas sejam melhores q aquelas, mas tão somente q me agradaram (bem) mais. O preço das Zuiko é mais em conta q os da Nikkors, igualmente (vide eBay). Uma 85/1.4 dessa sua estava sendo arrematada no site americano de leilões, na semana passada, por quase 600 dólares, ao passo q uma Zuiko 85/2 (q é um clássico da marca) raramente chega à metade desse valor (vide KEH e eBay). Vale dizer, as únicas lentes realmente caras da Zuiko são as shift e as 90 e 100mm macro f/2, e as 180 e 250 f/2 (esta última, considerada a mais nítida de todas). As outras costumam ser mais ou menos acessíveis, não devo ter gastado mais do que 2 mil reais pelas 7 q já arrematei no eBay até hoje (24/2.8, 50/1.8, 50/1.4, 50/3.5 Macro, 85/2 - q me roubaram -, 135/3.5 e 200/4).
No mais, apreciei suas colocações sobre lentes e marcas. Nunca tinha atentado para o possibilidade de haver, numa mesma marca, lentes de características ópticas dessemelhantes, o que de certa forma me estimula a comparar mais, a experimentar mais (a febre digital tem pressionado o preço de câmeras e lentes manuais para baixo - embora ainda nem tanto como desejaria - o q me dá mais acesso a elas, colecionador que sou, de alguma maneira).
Assim q chegar o scanner (e aprender a usá-lo), posto aqui minhas modestas fotos com as Zuiko e seus fantásticos bokehs.
Abs,
Demian (Francisco Campos)
Oi Francisco,
muito obrigado pelo elogio e pela sinceridade.
O que eu acho mais legal disso é que você, como eu, também usa filme. Outro dia consegui fazer um pequeno estoque de Velvia 50. Bom, isso é outra história e um monte de gente vai querer entrar na discussão filme x digital, não é o caso aqui. Voltando às lentes.
Existem muitas variáveis que influenciam no desenho de uma lente.
As sensoriais:
Antigamente uma companhia tinha sua filosofia. As boas companhias ainda tem. A Nikon acreditava no contraste puro. A Canon considerava que as cores já proporcionavam contraste, por isso as lentes Nikon produziam contrastes mais secos enquanto os da Canon eram mas suaves. Isso era uma característica de filosofia, aplicada aos produtos da empresa via os coatings das lentes. Hoje tudo é MUITO igual, uma copia a outra, os computadores aprimoraram muito o desenho das lentes, especialmente as zoom e várias novas técnicas foram desenvolvidas para se chegar à excelência das lentes atuais. mas uma imagem está longe de ser só a parte técnica.
Desenho/física:
Não sou técnico, cientista, engenheiro, sou apenas um curioso que foi fuçar as coisas com uma certa profundidade. A questão do Bokeh está relacionada a várias leis da física/ótica. Uma delas (pelo que eu li quando fui atrás de como funcionavam as Defocus Control da Nikkor) limita o bokeh a ser mais bonito no primeiro plano ou no segundo plano (em relação ao foco), nunca nos dois planos ao mesmo tempo.
Por isso, dependendo do tipo de lente, a que ela se destina, etc, os desenhistas tem que optar por uma série de fatores que irão comprometer bokeh, peso, número de elementos e por aí vai. Sem falar no custo. Como as empresas estão aí pra ganhar dinheiro, geralmente as lentes mais baratinhas são as mais "descompromissadas". E então, dentro de uma mesma família os resultados são os mais variados, em termos de bokeh, como você pode comprovar aqui:
http://www.kenrockwell.com/nikon/bokeh-comparison.htmQuando fui comprar minha Rolleiflex, pesquisei bastante já que suas lentes são fixas. O modelo que eu escolhi tem dois desenhos básicos de lente feitas para eles pela Zeiss - Tessar e Planar. A Tessar é mais básica, tem um elemento a menos que a Planar. Ambos os desenhos são fórmulas básicas, criadas nos anos 30, se não me engano. A Planar tem um bokeh bem mais bonito, pelas imagens que procurei na web.
Curiosamente, passei a observar outras lentes com a mesma fórmula Planar, seja de outras distâncias focais, outros fabricantes, não importa. Elas sempre apresentam um Bokeh muito bonito. A lente 80/2.8 da Hasselblad, por exemplo, é uma Planar. Nesse caso é muito mais devido ao desenho do que qualquer filosofia.
Ótica é um assunto bem interessante e é possível encontrar na web artigos que explicam como as coisas funcionam sem ficar mitificando as coisas. Dá um trabalho, mas depois você começa a ver as fotografias com outros olhos, entende melhor as características e o funcionamento das lentes e passa a tirar mais delas, por mais ordinárias que sejam.
O que leva à questão de que o importante é você conhecer o seu equipamento, seus limites e suas possibilidades. Só assim você vai tirar o máximo dele. O equipamento não deve ser a razão de existir de ninguém. Mas é importante você conhecê-lo e comprar o que vai lhe servir. E ponto. Aquela Nikkor 200/2 que mencionaram aqui deve ser fantástica. Só que eu tenho uma 180/2.8 ED que me dá excelentes imagens e, para mim, para as minhas necessidades, nada justificaria vender o carro para comprar uma lente que é meio ponto mais rápida. Já seu eu fosse fotógrafo de uma publicação de esportes e cobrisse volei, essa lente seria importante - mas eu pediria para eles comprarem, não eu javascript:void(0);
Francisco, sempre desconfie de quem só fala de equipamento. Vá atrás da informação, procure exemplos de fotos feitas com tais lentes e tire suas próprias conclusões baseado no que seus olhos mostram ao seu cérebro. Até porque, o bokeh que eu gosto pode ser horrível para você, não é mesmo?
Seu equipamento é muito bacana, tire o máximo dele e coloque as fotos aqui pra dividir com a gente quando seu scanner chegar, por favor. Enquanto isso, se você quiser perder tempo olhando mais fotos minhas, fique a vontade, inclusive para meter o pau no que quiser:
http://www.usefilm.com/photographer.asp?ID=55356 Não tenho colocado muita coisa lá ultimamente. O Usefilm é um lugar interessante para dividir suas imagens.
Grande abraço,
José Azevedo