Autor Tópico: Qual ASA usar?  (Lida 5198 vezes)

Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2008, 22:29:05
Você já está num caminho certo, que é prepaar-se para o que encontrar levando filme 3.200 e também o 800.

Então, já que você tá falando que tem muita luz lá pega dois rolinhos de 400 também que aí não tem como dar errada...

Ah ! E não esqueça de usar o devido filtro de correção de cor... Dificilmente a iluminação lá vai dsar 5.500Kº redondo.

Abs.,
Marcelo.
 
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2008, 22:30:53 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #16 Online: 20 de Janeiro de 2009, 14:59:01
Olá BACAMARTE,

E aí, fez as fotos na academia??

Poste pra gente a experiencia.. do que usou, como foi.. e se tiver autorização do pessoal pra divulgar, posta umas imagens.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #17 Online: 20 de Janeiro de 2009, 15:10:42
Ah ! E não esqueça de usar o devido filtro de correção de cor... Dificilmente a iluminação lá vai dsar 5.500Kº redondo.

Acho que se ele não usar flash, não tem galho para corrigir o WB. Eu não usei ainda o ACR novo, mas vi o pessoal falando que abre TIFF e até os arquivos NEF dos scanners Nikon. Aí basta corrigir o WB no ACR e tá tranqüilo. O problema é se for usar flash, aí vai ficar uma mistura da temperatura de cor do flash com a luz ambiente. Corrijam-me se eu estiver enganado.

-------
Acrescentando, para usar com flash, o ideal seria usar um gel para fluorescente ou tungstênio (dependendo da iluminação). Aí, teoricamente, daria para corrigir o WB no ACR. Sempre haverá perdas, até porque o filme daylight deve realçar o verde enquanto deveria atenuar o verde sob lâmpada fluorescente.

Pensando bem, talvez o melhor seja a tática do Mestaky mesmo, usando o filtro na frente da lente e (provavelmente) flash com gel. Assim, no caso da lâmpada fluorescente, toda a luz artificial produzida (flash e lâmpadas) puxaria para o verde, que seria atenuado pelo filtro da lente.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2009, 15:22:39 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #18 Online: 20 de Janeiro de 2009, 16:22:50
Ainda não fiz as fotos, pois estou aguardando autorização do professor, o que não deverá ocorrer. Mas vou usar o filme Ilford 400, sem flash, pois o ambiente é muito iluminado, repleto de espelhos. Quanto a dica do filtro colorido, não vou poder utilizar, pois a lente que vou usar é uma Tamron 28-75 f2.8, com diâmetro de 67mm, e não vou mais comprar filtros para lentes. Eu tenho uns 40 filtros para lente de 58mm, mas esta não será a lente que vou usar.

Mas com as dicas de vocês, acho que as fotos irão ficar legais. Acredito que ASA 400 dará uma boa velocidade, mesmo por que as fotos dos golpes serão preparadas, isto é, não devo arriscar capturar os golpes em movimento, mas sim pedir que os combatentes façam pose para que eu os clique em segurança.

Logo, a captura do movimento não é o mais importante, ao contrário da iluminação,essa sim a minha maior meta.


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #19 Online: 10 de Agosto de 2009, 18:55:22
Vou imprimir estas 02 tabelas e fazer o teste final de semana, vai me ajudar na questão de abertura e velocidade,valeu pela orientação.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2009, 18:56:06 por Ferrari »
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0