Autor Tópico: Dica de lente para retratos de meio corpo.  (Lida 6120 vezes)

Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Agosto de 2009, 12:31:48
Gostaria de dicas de lente Canon ou compatível, para retratos de face e meio corpo, a qual possibilite bonito desfoque de fundo, boa nitidez, etc. A lente será usada somente para este objetivo.
Agradeço pela ajuda
Ricardo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2009, 12:44:13
Se sua câmera for APS uma 50mm com f/2.8 ou mais ou uma Zoom que tenha entre 50mm e 70mm com abertura f/2.8 da conta perfeitamente deste tipo de trabalho.
Se sua câmera for 135 uma 85mm com f/2.8 ou mais ou uma Zoom que tenha pelo menos 70mm também com f/2.8 seria o ideal.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2009, 13:32:18
 :doh: esqueci de mencionar a câmera.

Canon 40D. :ok:
« Última modificação: 01 de Agosto de 2009, 13:32:38 por Ricardo Leite »


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2009, 13:40:32
Ricardo,

se fores usar somente para retratos, meu voto vai para a Canon 85mm f/1.8.

Um abraço,
Fabio.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2009, 13:48:24 por FabioDuarte »


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2009, 13:57:25

Fabio,
Seria esta 85mm muito superior à 50mm 1.8, em termos de qualidade de imagem.
obrigado e abraço.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2009, 15:00:53
Ricardo sendo a 40D ficam então as primeiras sugestões.
A 85mm não é interessante para APS, pois promove um achatamento muito significativo dos planos. A 85mm é uma boa lente para o formato 135.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2009, 15:33:56
Ricardo Leite, para este tipo de trabalho e levando-se em consideração a dica do Léo, eu iria de EF 50mm f/1.8. É a lente mais barata da linha Canon (em torno de U$ 100,00), bokeh muito bom e nitidez excelente. Outra opção seria a 50mm f/1.4, bem mais cara. Mas no teu caso específico, acho que a diferença de preço não vale a pena.

Detalhe, a construção da 50mm f/1.8 é muito simples, mas a lente é realmente boa.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2009, 17:55:03
Ricardo sendo a 40D ficam então as primeiras sugestões.
A 85mm não é interessante para APS, pois promove um achatamento muito significativo dos planos. A 85mm é uma boa lente para o formato 135.

Leo, o que tu queres dizer com achatamento dos planos? Seria o mesmo que pequena profundidade de campo?

Um abraço,
Fabio.


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2009, 18:17:32
 E sobre a Lente Canon 100mm f/2.8 EF USM MACRO?
Me falaram que também dá excelentes retratos.


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2009, 18:29:21
Fabio,
Seria esta 85mm muito superior à 50mm 1.8, em termos de qualidade de imagem.
obrigado e abraço.


Ricardo,
acho que muito superior, não! O que vejo de mais relevante é justamente a menor profundidade de campo e o maior desfoque do fundo, o que parece ser o que tu estás procurando.
Pelo menos nos exemplos que já vi por aí a 85mm parece ser uma lente perfeita para retratos, mesmo em sensores APS-C. Entretanto, devo te confessar que nunca usei ela.

Acho que uma vez conversamos sobre isso. Tenho uma 50mm 1.8 e uma 17-50 f/2.8. A 17-50 é mais versátil, evedentemente, e a não tão grande diferença de nitidez entre as duas fizeram com que a 50mm ficasse com muito pouco uso. É possível que tu também acabes comprando uma 17-50 f/2.8 e a use para os retratos em geral. Aí vai cair no meu caso, onde só se justifica trocar a lente da câmera se ela tiver uma distância focal maior, tipo 85mm ou mesmo 100mm, para fazer aqueles retratos onde o olho e nariz estão em foco e o resto está "blurred".

Se quiseres, te mando uns links dos retratos que consegui com a 50mm f/1.8

Um abraço,
Fabio.


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2009, 18:41:46
Ricardo,
acho que muito superior, não! O que vejo de mais relevante é justamente a menor profundidade de campo e o maior desfoque do fundo, o que parece ser o que tu estás procurando.
Pelo menos nos exemplos que já vi por aí a 85mm parece ser uma lente perfeita para retratos, mesmo em sensores APS-C. Entretanto, devo te confessar que nunca usei ela.

Acho que uma vez conversamos sobre isso. Tenho uma 50mm 1.8 e uma 17-50 f/2.8. A 17-50 é mais versátil, evedentemente, e a não tão grande diferença de nitidez entre as duas fizeram com que a 50mm ficasse com muito pouco uso. É possível que tu também acabes comprando uma 17-50 f/2.8 e a use para os retratos em geral. Aí vai cair no meu caso, onde só se justifica trocar a lente da câmera se ela tiver uma distância focal maior, tipo 85mm ou mesmo 100mm, para fazer aqueles retratos onde o olho e nariz estão em foco e o resto está "blurred".

Se quiseres, te mando uns links dos retratos que consegui com a 50mm f/1.8

Um abraço,
Fabio.


Manda os links sim Fabio, tudo é novidade para mim. Pensei em vender também a lente do kit 28-135 e comprar uma 17-50, mas daí teria a angular e ficaria sem meia tele. então acho que vou ficar com a 28-135 mesmo e talvez comprar uma wide? A patroa já está sismada com tanta lente! rsrsrs
Abraço.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2009, 18:49:15
Fábio achatamento dos planos está mais relacionado com perspectivas (não com DOF), o afastamento necessário para fotografar meio corpo com certas DF produz perspectivas que levam à perda de idéia de profundidade da imagem. Em imagens bem pensadas como retratos de melhor qualidade, esta questão deve ser levada em consideração.

Ricaro em 135 ela até vai razoável, mas em uma APS é muita distância focal, você não terá noção de forma 3D dos rostos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2009, 19:04:06
Fábio achatamento dos planos está mais relacionado com perspectivas (não com DOF), o afastamento necessário para fotografar meio corpo com certas DF produz perspectivas que levam à perda de idéia de profundidade da imagem. Em imagens bem pensadas como retratos de melhor qualidade, esta questão deve ser levada em consideração.

Ricaro em 135 ela até vai razoável, mas em uma APS é muita distância focal, você não terá noção de forma 3D dos rostos.

Putz, vou repensar minha antiga decisão sobre vender a 50mm 1.8 e comprar uma 85mm para a 40D.

Abraços,
Fabio.


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #13 Online: 03 de Agosto de 2009, 09:40:15
Olá! Eu tenho uma Canon XTi, nela uso tanto uma 50mm f/1.4 (excelente!!!) para retratos e algumas vezes a minha 70-200 f/4 IS L quem também não perde nada! O problema da 70-200 para fazer retratos é a distância que você vai ter que tomar... A 50mm já nem tanto. Quanto ao defoque, a 50mm dá um show! A nitidez é muito boa mesmo com aberturas grandes, normalmente à partir de f/2, f/2.2 já é muito boa, em f/2.5 f/2.8 é ótima!

Abraço!
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #14 Online: 03 de Agosto de 2009, 10:45:33
E sobre a Lente Canon 100mm f/2.8 EF USM MACRO?
Me falaram que também dá excelentes retratos.

Eu tenho essa lente, mas nunca a utilizei para retratos, pois tenho a 50mm 1.4, vi uma vez a 100mm sendo utilizada para retratos 3x4, acho que o grande problema dela é o peso (600g), depois de um tempo cansa carregá-la, o que eu gosto nela entre outras coisas é o foco, que é muito rápido.

Agora a 50mm 1.4, é show, confirmo o que foi dito pelo Blasius com relação à ela, fiz umas fotos da minha namorada em uma festa, local com pouca luz, gostei bastante do resultado, não me arrependo por nenhum centavo investido nela.

 :ok:
« Última modificação: 03 de Agosto de 2009, 10:47:49 por Oberdan Gomes »