Autor Tópico: 580EX - Como adicionar uma porta de sincronismo ao seu flash  (Lida 3780 vezes)

hudsondias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 0
Online: 01 de Agosto de 2009, 15:06:11
Tudo bem todos por aí? Estou começando no Forum agora.

A dica que estou passando é sobre como você mesmo fazer para adicionar uma porta de sincronismo ao flash 580EX.

O post original que li estava em inglês então imagino que existem outros fotógrafos brasileiros ou que não entendem inglês que possam ter o mesmo interesse em fazer isso. Resolvi fazer um post em português inspirado em um blog: www.blog.rrdphoto.com

Todos os procedimentos aqui:

http://alessandro.wordpress.com/2009/07/20/fvm-como-adicionar-uma-porta-de-sincronismo-ao-flash-canon-580-ex

Qualquer dúvida deixem uma message aqui ou no blog!

abs

alessandro


hudsondias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 0
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2009, 16:04:04
Tudo bem todos por aí? Estou começando no Forum agora.

A dica que estou passando é sobre como você mesmo fazer para adicionar uma porta de sincronismo ao flash 580EX.

O post original que li estava em inglês então imagino que existem outros fotógrafos brasileiros ou que não entendem inglês que possam ter o mesmo interesse em fazer isso. Resolvi fazer um post em português inspirado em um blog: www.blog.rrdphoto.com

Editado em 01/08/2009.




***
ESSA MODIFICAÇÃO IRÁ TIRAR O SEU DIREITO À GARANTIA DO FABRICANTE
***
FAÇA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO
***


Assim que vi e li o Blog do fotógrafo Ryan Dlugosz abri o meu flash e fiz a modificação. Tenho certeza que existem outros fotógrafos brasileiros ou que não entendem inglês que possam ter o mesmo interesse então resolvi fazer um post em português inspirado em um (blog do Ryan) dos vários sites que explicam a técnica. Existem vários outros blogs na internet que trazem essa idéia.

Foi como escreveu o Ryan: “Shame on Canon… Shame indeed!“. Que vergonha Canon…… Vergonha mesmo! Como um flash (que tinha/era) com tecnologia de ponta e topo de linha da empresa não vem com uma opção de disparo que não o disparo ótico via Speedlite Transmitter ST-E2 ou outro flash em modo MASTER. A Nikon vem dando pau em vocês (Canon) desde quase sempre no que diz respeito à isso. Uma outra salva para a Nikon é o sistema de disparo remoto do flash fora da câmera sem a necessidade de rádios, pelo próprio sistema (de alguns modelos) das câmeras e flash Nikon. Dicas excepcionais sobre no blog do meu amigo Renato Rocha Miranda (http://tinyurl.com/lgo7po).

Recentemente a Canon lançou o modelo 580 EX II que veio uma conexão PC no flash, mesmo assim existem vários fotógrafos (http://tinyurl.com/ldgz89) trocando a conexão PC pelo conector 3.5 mm (1/8″) mono que é hoje em dia mais comum em vários sistemas de radio como Pocket Wizards, Skyports, Mako entre outros.

E já existe uma loja (FLASH ZEBRA http://tinyurl.com/d6c45l) nos Estados Unidos que está vendendo a sapata já com a conexão caso tenha preferência de comprar pronto ou algum receio de fazer por conta própria. Flash Zebra


***
ANTES DE TUDO CERTIFIQUE-SE QUE SEU FLASH ESTÁ DESLIGADO E REMOVA TODAS AS PILHAS DELE!
EXISTEM CHANCES REAIS DE CHOQUE ELÉTRICO CASO NÃO REMOVA SUAS PILHAS COM CERTA ANTECEDÊNCIA
***


Mãos à obra!
(clique nas imagens para amplia-las)

01. Começamos removendo os 4 parafusos que existem na parte de baixo do seu 580EX. Usando para isso uma chave philips bem pequena.



Abra com cuidado a parte inferior onde removeu os parafusos, repare que existe um cabo que liga a sapata de contato ao corpo do flash. Antes de remove-lo faça um teste de como é feito o encaixe de volta da sapata no corpo do flash. Agora remova o cabo aplicando pouca força, somente puxando para trás.



02. Na parte externa da sapata usando uma broca bem fina ou até um ferro de solda com ponta fina faça um furo guia, onde irá perfurar. Isso evita a broca deslizar e marcar o corpo do flash.

O furo é da espessura do conector fêmea mini-jack 3.5mm (1,8″).



03. No meu caso de apressado eu usei o próprio ferro de solda para fazer o furo. Estava anscioso para ver o resultado, etc. Mas recomendo o uso de uma furadeira ou essas maquininhas tipo a DREMEL pois o acabamento fica bem melhor e sem rebarbas de plástico derretido (que precisam ser removidas) como estão vendo abaixo.





04. Logo já podemos testar o encaixe do conector e ter certeza de que a parte metálica dele não está em contato direto com nenhuma parte do circuito do flash. É uma boa hora também para fazer um teste e saber se as duas partes do flash se encaixam novamente sem qualquer problema ou necessidade de aplicar força. É um pouco difícil mas tente ver se a parte interna do novo conector não está encostando em nenhum lugar da parte de cima do flash.

Isso pronto remova o conector novamente e vamos à solda.

Existem vários tipos e modelos de conectores no mercado. Todos muito parecidos mas nem sempre com padrões exatamos de posição dos contatos. Assim é necessário testar, de preferência com um multímetro, qual contato é qual no conector fêmea.

Importante descobrir e saber qual é ligado à ponta do plug e qual é ligado ao meio do plug.



05. Agora é só soldar dois cabos finos e curtos ao conector fêmea.



06. Agora que temos a solda feita no conector é hora de fazer a solda na placa do flash. Não é o fim do mundo não, as soldas estão bem aparentes.

Primeiro instale novamente o conector à sapata, dessa vez deixe bastante firme a rosca que prende o conector.

É preciso identificar a solda do pino central (de disparo) do flash e do contato lateral (terra/ground) da sapata, esse contato é aquele que fica na lateral externa da sapata do flash. Olhe entre o anel de fixação do flash e a sapata que irá perceber um contato metálico ali.



Novamente seria ideal usar um multímetro para conferir qual contato é qual na placa interna, provavelmente os padrões de fabricação não devem ter mudado e o seu 580EX deve ser igual ao meu, é só verificar E CONFERIR. Abaixo a foto indica onde é feita a solda e o resultado pronto. Com cuidado e com um ferro de solda apropriado faça a ligação do fio com a placa seguindo a seguinte configuração:

O fio que estiver ligado ao contato da ponta do plug vai soldado ao contato do PINO CENTRAL DE DISPARO DO FLASH.

O fio que estiver ligado ao contato do meio do plug vai soldado ao CONTATO TERRA (GROUND) DO FLASH.



07. Agora é só testar para saber se tudo funciona, pricipalmente as funções normais do seu flash!

Ligue o cabo do corpo do flash novamente à placa da sapata. Coloque um pequeno pedaço de fita isolante em cima do conector que acabou de instalar antes de fechar, isso ajuda a evitar algum curto-circuito.



Não parafuse tudo de volta ainda, em caso de precisar fazer algum ajuste final. Coloque pilhas e ligue seu flash.

Testes:

- O flash dispara apertando o botão de teste do 580EX?
- Agora conecte seu cabo à nova entrada do 580EX. Consegue disparar seu flash pelo cabo?

Se sim então ÓTIMO!

Se não então vamos ver e conferir:

Confira novamente desta vez com um multímetro se as suas soldas ficaram firmes e bem feitas.

Se a solda está Ok então fazendo um teste de resistência com multímetro entre a ponta do plug e o contato lateral do flash o multimetro deve ficar parado ou em 1. O mesmo testando entre o contato do meio do plug e o pino central da sapata do flash. Caso estes testes façam o multímetro mexer ou ir a zero provavelmente existe um curto na solda. Confira atentamente se quando foi fazer a solda na placa as mesmas não acabaram por ligar um contato à solda do lado, ou ainda se o fio branco (original da canon) não saiu do contato. Se o problema for no novo conector confira se o plug está inserido todo dentro do conector. Caso isso não seja o seu problem volte e verifique passo à passo o que foi explicado. Esse circuito é muito simples mas as vezes podemos cair em pequenas armadilhas.

Qualquer dúvida deixe uma mensagem!

Tudo ok agora?

Então hora de fechar seu flash!

Parafuse novamente e estamos prontos!



No fim das contas o que percebi é que essa é praticamente a única posição de “fácil” instalação da nova porta de sincronismo. Depois de tudo pronto fui fazer o teste e descobri que não dá certo usar com o suporte para flash da Canon. Isso porque o plug não encaixa (veja imagem acima). Então o teste que estão vendo abaixo o flash está no suporte do flash Nikon que tenho. Dependendo da minha necessidade futura irei fazer um corte neste suporte da Canon para que o plug seja ligado. =)

Apenas detalhes! Pode usar uma sapata de flash qualquer até um amigo segurando! O importante é que distância e barreiras entre o flash e a máquina não serão mais problemas! É colocar o flash em manual e se divertir!



Espero que tenham gostado do passo-a-passo! Não deixem de comentar ou enviar sugestões!!

Qualquer dúvida deixem uma message aqui!

abs

alessandro

--
alessandro dias fotografia
www.alessandrodias.com
http://alessandro.wordpress.com