Autor Tópico: Dúvidas genéricas sobre a aquisição de DSLR  (Lida 2773 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Agosto de 2009, 19:30:59
Pessoal,

Estou com algumas dúvidas sobre a aquisição de DSLR e, por serem questionamentos genéricos, não coloquei na sala de um fabricante específico. Seguem as dúvidas :

1a) Qual a vida útil média do obturador de uma DSLR de entrada ? Isto varia muito de fabricante para fabricante ?

2a) Existe, no mundo DLSR, o conceito do que se chama de "sistema", ou seja, o conjunto de características comuns aos diversos modelos de reflex de cada fabricante. Gostaria de saber então, resumidamente, quais seriam, em linhas gerais, as vantagens e desvantagens dos seguintes sistemas :

      Sistema CANON
      Sistema NIKON
      Sistema OLYMPUS
      Sistema PANASONIC
      Sistema PENTAX
      Sistema Micro Four Thirds

3a) Como moro no NE e a maioria dos usuários que vendem equipamentos usados nos fóruns é do SUL E SUDESTE, fica difícil para mim ir testar o equipo "in loco". Sendo assim, questiono se é segura a aquisição de DSLR usada sem ver e testar o equipamento ?

4a) É recomendável a "montagem em separado" de um kit de uma DSLR ?
      Em outras palvavras, se a grana tiver curta, eu poderia aquirir em 1o lugar o corpo e após alguns meses a lente, e mais adiante o flash.
      Esse tempo de inatividade do corpo, poderia danificar o obturador ou algum outro componente do corpo ?
      O eventual dano relativo à inatividade poderia também acontecer com a lente e/ou com o flash ?

Agradece a atenção,

Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2009, 20:35:20
Pessoal,
1a) Qual a vida útil média do obturador de uma DSLR de entrada ? Isto varia muito de fabricante para fabricante ?

Eles falam em algo como 30k-50k (B2), ou seja 2% de quebra ate 50.000 cliques, mas existe cameras com mais 100.000 cliques em perfeito funcionamento....vai do uso e sorte.

Pessoal,


2a) Existe, no mundo DLSR, o conceito do que se chama de "sistema", ou seja, o conjunto de características comuns aos diversos modelos de reflex de cada fabricante. Gostaria de saber então, resumidamente, quais seriam, em linhas gerais, as vantagens e desvantagens dos seguintes sistemas :

      Sistema CANON
      Sistema NIKON
      Sistema OLYMPUS
      Sistema PANASONIC
      Sistema PENTAX
      Sistema Micro Four Thirds


Eu gosto da Olympus/Panasonic (4/3) pois eles utilizam um sensor menor e priorizam a portabilidade, veja por exemplo a Olympus E-450/E-620/E-P1, Panasonic G1/GH1 e ainda conseguem praticamente igualar a qualidade de imagem ate ISO1600 dos sistemas que usam sensores maiores.

Alem de serem menorzinhas as cameras Olympus tem IS no corpo...


liao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2009, 10:59:50
Eles falam em algo como 30k-50k (B2), ou seja 2% de quebra ate 50.000 cliques, mas existe cameras com mais 100.000 cliques em perfeito funcionamento....vai do uso e sorte.


a minha fuji aguentou 250,000 , pifou o circuito da maquina ... mas o obturador ainda tah bom ..
« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 11:00:27 por liao »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2009, 22:16:36
Fala Maxx,

Desistiu de pegar um SLR?

Como cita os amigos, as cameras duram muito.
Comprando algo usado, sempre corre um certo risco, mas tem muita gente que cuida do equipamento, você consegue achar câmeras em estado semi-novo.

Não tem nenhum problema em "montar um equipamento" usado.
Só fique atento com umidade, poeira, etc... fatores danificam as câmeras e lentes.

Um abraço.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2009, 22:23:18
Max você esquecei o sistema Sony, que hoje é uma das opções mais promissoras.
Mas em geral é difícil falar em vantagem de um sistema, eu diria que tanto Canon, como Nikon e Sony estão com políticas, sistemas e desempenhos com muito potencial, mas as vantagens destes sistemas variam mais de câmera para câmera do que de sistema para sistema.

Sistema Micro Four Thirds é na verdade o sistema das Oly e Panasonic.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2009, 22:52:28
Não podemos esquecer que na realidade não compramos uma DSLR, mas um sistema inteiro, não apenas a câmera....


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2009, 23:53:08
eu acho que se queres uma camera de entrada, nao verás muitas diferencas entre elas nao

tive uma rebel xt e tenho uma nikon d40 agora
(ambas as mais de entrada possivel! ehhehe... so que a XT eh bem mais antiga)

Eu preferia a rebel xt.. apesar de achar umas coisas melhores na nikon d40..
mas eu achava a xt mais pesada.. mais legal.. acho que gostava tambem do visor pequeno! hahaha
nao sei. as vezes seja porque nao a tenho mais!

no fundo é rudo igual! :P


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2009, 21:24:36
Qual será o uso da câmera? Profissional? Em que área da fotografia?

Não compre o corpo da câmera usado sem testar. Eu não compraria a câmera usada nem testando, mas tem gente que compra e não tem problemas, mas isso é sorte. O preço do corpo usado para um novo tem muito pouca diferença, as vezes nem tem diferença.

Se vc não tem o dinheiro para comprar tudo de uma vez, então não compre. É melhor guardar o dinheiro, pois câmera desvaloriza muito. Então se vc vai comprar uma câmera para ficar parada é melhor ficar com o dinheiro em alguma aplicação até que vc tenha o necessário para comprar, ao menos a câmera e uma lente.

Montar em separado é uma coisa, comprar a câmera e deixar ela parada até comprar a lente é jogar dinheiro fora. No início deste ano eu comprei uma XSi por 2.200. Atualmente eu já vi ela sendo vendida nova por 1.800. Então se eu não tivesse a grana para a lente e aplicasse em algo, quando eu tivesse o dinheiro para a lente, muito provavelmente a câmera já estaria mais barata.

No geral eu limitaria a escolha em Canon e Nikon. Não por razões técnicas, mas por razões práticas. É muito mais fácil achar lentes para estes dois sistemas, embora a Sony esteja chegando perto sou um pouco pé atrás com a Sony, mas é questão pessoal mesmo.  :assobi:

[ ]s

Formel