Autor Tópico: Scanner ou Laboratorio? qual compensa mais? e a qualidade?  (Lida 7538 vezes)

AlexRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #15 Online: 14 de Março de 2013, 11:36:24
Alguém já usou estes scanners baratos (abaixo de R$ 400), tipo os do Mercado Livre?
http://lista.mercadolivre.com.br/scanner-de-filme-35mm-negativos


AlexRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #16 Online: 19 de Março de 2013, 12:38:07
Usei um scanner da HP G4050 no meu trabalho para scanear alguns fotogramas e achei a qualidade fraca, também escannei alguns fotogramas para fotos 10 X 15 em uma loja que faz revelação e não melhorou muito a qualidade, eles tem um sistema de scaner de alta-resolução porém o preço não é muito bom R$ 20,00 o filme todo independente da quantidade de fotogramas: 12,24,36 poses, acho que igual a uma foto feita direto do negativo não vai ficar, para mandar por e-mail ou para fazer algum trabalho de editoração gráfica fica até aceitável, agora se for uma pessoa qie pensa em qualidade de foto, acho que não compensa, pelo menos neste termos e equipamento que usei.
Luciano

Aqui em Porto Alegre um laboratório faz scan de negativo em 3 níveis de qualidade: baixa, média e alta. A média é R$ 0,45 por fotograma, ou R$ 16 um filme de 36 poses. Vou testar e postar as fotos aqui.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 19 de Março de 2013, 13:28:31
Alguém já usou estes scanners baratos (abaixo de R$ 400), tipo os do Mercado Livre?
http://lista.mercadolivre.com.br/scanner-de-filme-35mm-negativos


podia ter criado outro tópico em vez de ressucitar esse...

sobre o produto, nunca vi um desses em uso mas não compraria... um Epson V330 deve custar por volta disso e provavelmente entrega resultado bem melhor...
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 13:29:35 por Luciano.Queiroz »


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Março de 2013, 13:52:40
A resposta para a sua pergunta - se vale a pena comprar um scanner ou usar o serviço de um lab bom, vai depender do seu volume e do formato que vc vai usar.

Se são poucas fotos, um lab, mesmo caro, vai te suprir melhor. Se daqui a 2 anos vc quiser parar de fotografar, não fica com o equipamento empatado em casa.

Porém, se for comprar equipamento, tenha em mente que todos os citados aqui provavelmente vão te deixar um pouco decepcionado. Mesmo o da HP, muito bem falado e que tem demonstrado ótimos resultados ao longo do tempo nas mãos de gente habilidosa, é um equipamento não recomendado, principalmente pra 35mm. Eu já usei um, e fiquei muito insatisfeito. Usei pra scanear filme 120 tbm, e odiei. Mas isso é uma opinião meio subjetiva minha.

Para 35mm, se vc quer um scanner de mesa (o que não é recomendado) eu indicaria um Epson V700 ou o 4990, caso vc encontre. Alguém vai poder falar do V600 ou modelos inferiores, eu não sei, acho que só valeria a pena se for pra algo sem muita exigência. Mas pra algo sem muita exigência, um lab com equipamento Frontier ou Noritsu bem operado vai te dar bons resultados e custar menos... além de ser mais prático.

Para 35mm o melhor são os scanners dedicados, como o Nikon 9000, 8000, depois abaixando vem os Minolta que vc encontra usados no eBay, e por fim, os Plustek, que melhoraram mas estão num patamar ainda abaixo. Esses scanners todos podem te dar um resultado melhor - principalmente em termos de nitidez, que os de mesa, os quais entre outras coisas não possuem ajuste de foco.

Eu uso um V750, e sempre achei ele muito soft, mas depois de um tempo, ajustando o foco (mudando a altura do gabarito das fotos), a qualidade melhorou muito. E com ele eu uso o Silverfast às vezes, pois não gosto do Vuescan. Caso opte por um desses da Epson, vc pode tentar algo que eu não fui atrás, que é o wetmount, com um produto chamado nafta, ou, fluído de isqueiro Zippo. É uma técnica que promete melhorar muito a qualidade das imagens.
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 13:55:50 por lsd »


Homero

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #19 Online: 22 de Março de 2013, 22:23:58
Tenho a fotografia como hobby. Resolvi por em funcionamento uma antiga Nikon F (é "F" mesmo, sem 1,2,3,4...) e para baratear o custo, comprei um Scanner Epson V500. Pensei que seria simples...Faz um ano que estou aprendendo a scanear negativos. Os B&W são os mais difíceis. É preciso muita paciência, mas como é hobby...Talvez o melhor programa para scanear, independente do scanner, é o VUE Scan da Hamrick, também acabei comprando 2 livros do autor Sascha Steinhoff que são de imensa valia. Quanto a qualidade, percebi que quanto mais me familiarizo com o processo, melhor resultado tiro dos mesmos negativos. Refiz o scan dos primeiros filmes que havia processado e não dá para acreditar o quanto melhorou após o ganho de experiência. O VueScan permite salvar em RAW, ou seja na resolução do hardware, o que permite uma série de ajustes (por ex. aplicar o canal de Infrared) sem que se tenha que recorrer novamente ao negativo e refazer o scan.
Talvez essas considerações sejam de alguma ajuda.


phaelmota

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Abril de 2013, 13:06:20
Um dúvida, vocês que estão usando Vuesacan, vocês utilizam um dos três filtros que ele oferece? (Restauração de cor, descoramento e mais nitidez).
Eu estou cheio de dúvidas, porque a foto com os filtros ficam muito mais "vivas", contudo ual a graça de tirar fotos analógicas e tratá-las?!?!
O que vocês fazem!? Eu ainda não me decidi...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #21 Online: 19 de Abril de 2013, 14:17:54
Um dúvida, vocês que estão usando Vuesacan, vocês utilizam um dos três filtros que ele oferece? (Restauração de cor, descoramento e mais nitidez).
Eu estou cheio de dúvidas, porque a foto com os filtros ficam muito mais "vivas", contudo ual a graça de tirar fotos analógicas e tratá-las?!?!
O que vocês fazem!? Eu ainda não me decidi...

quem disse que uma foto "analógica" não sofre tratamento?

o tratamento vai desde a revelação até a impressão.. a diferença é que se você não faz esses processos não é você que controla o tratamento...
« Última modificação: 19 de Abril de 2013, 14:19:32 por Luciano.Queiroz »


phaelmota

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 19 de Abril de 2013, 17:56:05
Sim, você esta certo. Mas estava perguntando especificamente sobre tratamentos digitais de manipulação da imagem, tais como o photoshop e no meu caso do Vuescan.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Abril de 2013, 19:30:02
Bom tenha em mente que o Photoshop foi criado para tratar fotos de filme, e não digitais...

Quanto ao Vue, eu não uso ele mas lembro que ele tinha um mode de saída em RAW, não tinha? Dai vc em teoria consegue uma saida sem manipulação nenhuma...


phaelmota

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 20 de Abril de 2013, 00:01:56
Bom tenha em mente que o Photoshop foi criado para tratar fotos de filme, e não digitais...

Quanto ao Vue, eu não uso ele mas lembro que ele tinha um mode de saída em RAW, não tinha? Dai vc em teoria consegue uma saida sem manipulação nenhuma...

Realmente não sabia que o Photoshop tinha sido criado para tratar fotos analógicas...
O Vue tem sim saída em RAW... mas ainda não utilizei...


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 23 de Abril de 2013, 00:49:03
Como só fotografo analógico em PB, na minha modesta opinião nenhum método é mais nítido, mais barato e mais rápido que meu duplicador de slides com minha DSLR com tubo de entensão e captura em NEF.
É rápido e nítido de doer se usar uma boa lente.:ok:
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, 00:49:58 por fcsergio »


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 23 de Abril de 2013, 00:58:16
É, scanner de filme dedicado costuma ter uma nitidez muito boa, já os de mesa, nem tanto... mesmo ajustando foco. E nenhum dos 2 se compara a scanner de cilindro, mas ai o negócio fica meio inviável. A solução da DSLR eu nunca usei mas é interessante, principalmente pelo controle no processo, que no scanner de mesa é uma coisa complicada (acertar a altura do filme).


sfortunato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #27 Online: 24 de Abril de 2013, 14:45:01
Como só fotografo analógico em PB, na minha modesta opinião nenhum método é mais nítido, mais barato e mais rápido que meu duplicador de slides com minha DSLR com tubo de entensão e captura em NEF.
É rápido e nítido de doer se usar uma boa lente.:ok:

Pois é.. também (ainda) compartilho dessa aí. Não tenho grana pra bancar um scanner bom (se for pra comprar, quero um decente). Uso uma embalagem longa vida de leite, uma mesa de vidro com contact leitoso e um lampada fluorescente FORTE embaixo. Supimpa... capturo tudo em menos de 10min e gasto mais uns 20min no PS e LR pra ajustes.. consigo uma imagem de quase 15Mp (fotografando com minha DSLR 18Mp).

Se tiverem interesse posto o esquema (mas é batidão, tem um milhão na net, pra quem tem flash externo então..fica top!)


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #28 Online: 01 de Maio de 2013, 18:27:15
Pois é.. também (ainda) compartilho dessa aí. Não tenho grana pra bancar um scanner bom (se for pra comprar, quero um decente). Uso uma embalagem longa vida de leite, uma mesa de vidro com contact leitoso e um lampada fluorescente FORTE embaixo. Supimpa... capturo tudo em menos de 10min e gasto mais uns 20min no PS e LR pra ajustes.. consigo uma imagem de quase 15Mp (fotografando com minha DSLR 18Mp).

Se tiverem interesse posto o esquema (mas é batidão, tem um milhão na net, pra quem tem flash externo então..fica top!)

Olá Sfortunato

Dei uma procurada e encontrei umas coisas estranhas e outras mais complexas. Como já tenho a mesa de luz com vidro leitoso, gostaria muito de ter este projeto.

Meu pai tem mais de 800 cromos e estão estragando. Minha mãe faleceu o final de ano e ele não esta muito interessado e hoje convencemos ele a recuperar estes cromos. Se tiver alguma coisa para super8 (isso é antigo), pode mandar tb que agradeço

Abs

Marcio


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #29 Online: 02 de Maio de 2013, 13:11:46
Scanner barato desses do mercado livre e outros que a Adorama vende barato são lixo ( flashpoint, etc ), não servem para nada.
Uso o Epson V330, não perde nada para laboratório e tem um preço bacana.