Autor Tópico: Segmentos de Mercado - A Bagunça Capitalista  (Lida 2607 vezes)

LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Online: 02 de Agosto de 2009, 10:55:42
Quando entrei no MF eu entendia os segmentos do mercado de câmeras fotográficas DSLR assim:

  • Entrada
  • Intermediário (profissional)
  • Full Frame
  • TOP

Atualmente a coisa parece estar mais avacalhada com:

  • Entrada Mancando (Nikon D40-D5000/ Canon XS)
  • Entrada Média (Nikon D80/ Canon XSi)
  • Entrada quase intermediária (Nikon D90)
  • Intermediário (profissional) (Nikon D300-D300s / Canon 40D-50D)
  • Full Frame
  • TOP

E a a gente já começa a confundir se vale a pena uma Nikon D90 ou uma Canon 40D :doh:
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2009, 11:39:09
É por ai Luiz, está virando uma bagunça, por isso que cada vez fica mais difícil escolher. As matrizes de decisão estão se tornando cada vez mais importantes, ainda mais com a entrada de players adicionais (como a Sony) que ainda aumenta a bagunça e o número de opções.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2009, 11:59:49
Na categoria "Compactas" a Sony já vez o carnaval. Temos trocentos modelos que, tirando o formato externo, dá tudo na mesma.

Nas DSLR eu temia o mesmo com a entrada da Sony, mas a Nikon parece ter se adiantado ao subdividir o "Entry level". Daí, a Canon viu suas vendas ameaçadas por opções mais "baratas" ou mais "completas" que as suas "câmeras de entrada". Não teve outra alternativa que não fosse lançar também uma versão "manca" (XS) e uma versão "boazinha"(XSi).

O que me assusta ainda é que a Canon está no limite do APS-C com seus 15.1 mp na T1i e 50D... pra onde ela vai correr?
Será que lançará versões mancas da 5D para "inovar"?
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2009, 12:03:26
Luiz com z entrada da A850 acho que muita gente vai ter que correr atrás.
Nas APS a Canon está bem. a 50D é a mais vendida atualmente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2009, 12:33:28
Ixe... roubaram minha idéia de Full Frame Manco "FF-"! E o pior: Antes de eu ter pensado! :eek: :aua:

http://www.photographyblog.com/news/sony_a850_revealed_by_sony_hong_kong/

Leo, sabe o que isso acarreta?
Vai começar a embaralhar mais com o mercado das Intermediárias cropadas. :ponder:
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2009, 15:26:43
Vai sim Luiz, cada vez mais.
Por isso estou falando que matriz de decisão vai se tornar algo fundamental.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2009, 21:50:02
Eu tenho a mesma opinião.  Aliás, antigamente era apenas uma questão de escolher entre dois tipos de maquina: profissional ou amadora.  Hoje é um verdadeiro bazar.

Isso tudo é um plano dessas multinacionais para deixar a classe média mais pobre ainda.  >:D

Quando entrei no MF eu entendia os segmentos do mercado de câmeras fotográficas DSLR assim:

  • Entrada
  • Intermediário (profissional)
  • Full Frame
  • TOP

Atualmente a coisa parece estar mais avacalhada com:

  • Entrada Mancando (Nikon D40-D5000/ Canon XS)
  • Entrada Média (Nikon D80/ Canon XSi)
  • Entrada quase intermediária (Nikon D90)
  • Intermediário (profissional) (Nikon D300-D300s / Canon 40D-50D)
  • Full Frame
  • TOP

E a a gente já começa a confundir se vale a pena uma Nikon D90 ou uma Canon 40D :doh:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2009, 22:43:31
Isso eh perigoso pra essas empresas... O ideal eh sempre manter poucos produtos com altos volumes e nao muitos produtos com baixo volume.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2009, 03:40:46
Quando entrei no MF eu entendia os segmentos do mercado de câmeras fotográficas DSLR assim:

  • Entrada
  • Intermediário (profissional)
  • Full Frame
  • TOP

Atualmente a coisa parece estar mais avacalhada com:

  • Entrada Mancando (Nikon D40-D5000/ Canon XS)
  • Entrada Média (Nikon D80/ Canon XSi)
  • Entrada quase intermediária (Nikon D90)
  • Intermediário (profissional) (Nikon D300-D300s / Canon 40D-50D)
  • Full Frame
  • TOP

E a a gente já começa a confundir se vale a pena uma Nikon D90 ou uma Canon 40D :doh:

Eu tenho umas sugestões de raciocínio (só nikon, pq é o que conheço um POUCO) :

  • Entrada de cadeira de rodas (D3000)
  • Entrada Mancando (Nikon D40-D5000)
  • Entrada Média (Aqui eu tiro a D80, que saiu de linha, e não coloco NENHUMA, porque a Nikon não tem nenhuma mais de "Entrade decente" (pra meus critérios), como era a D50. E a D90 é mais que 'entrada', como bem classificou o Luiz. Graças a deus eu pude entrar no mundo DSLR na época da D50, escapando assim de ter uma primeira DSLR esquartejada)
  • Entrada quase intermediária (Nikon D90)
  • Intermediário APS (Nikon D300-D300s - Em compensação, as intermediárias atuais chegam muito próximas das TOP em vários quesitos)
  • Intermediário 135 (D700)
  • TOP (D3)



Agora algo decente a dizer:
Eu bateria palmas pra essa diversificação de opções de DSLR. Entradinha, entrada, entradona. Intermediariazinha, intermediaria, intermediarizona.. etc etc etc.

Isto seria MARAVILHOSO se os esquartejamentos das cameras (tiram motor de foto, tiram LCD de cima, tiram resistencia, etcetcetc) acarretasse em CAMERAS MAIS BARATAS.
MASSSSSSSSSSS.. acontece o mesmo ROLO que fizeram ha uns anos e mto se falou na mídia dos ROLOS de papel higiênico: todos tinham 40m. Passaram a fazer com 30m, mesmo preço.
Ou barras de chocolates: TODAS eram de 200g. A cada ano o preço aumenta um pouco, e o peso diminui. Umas são de 180 e umas de 160g... Acontece o mesmo com as cameras =/

E vamos nos acostumando, até porque a meioria fica relativamente pouco tempo nas ENTRADAS, o que dificulta que este público-alvo perceba este fenômeno :(


E o pior é que nem podemos dizer que é culpa dos fabricantes. Pode ser um pouco, pode nem ser. Pode ser a unica saída pra compensar custos cada vez mais altos. Talvez realmente hoje um corpo de D50 com sensor atual custasse (produção) muito mais que custa uma D60. TALVEZ isto seja verdade.

Eu gostaria de ver outra ALTERNATIVA: manter nas de entrada sensores de 1 ou 2 gerações atras, o que as deixaria mais baratas. Duvido que 99% de quem compra de entrada precise mais que os 6 belos MP que a D50 dava (eu mesmo fiz muita pagina dupla e banners aprox. 6x4m com uma). A grande maioria dos humanóides simplesmente NÃO PRECISA disso.

CLARO que deve ter a opção de entrada com sensores novos. Mas EU, que tenho umas opiniões bem tortas mesmo, preferiria muito mais ver as "D5000" com 6Mp saindo por U$400.

E graças a equação "necessidade de vendavendavendavendavenda + marketing muito malandro + consumidores desinformados", este 'sonho' torna-se mais impossível do que o brasileiro criar vergonha na cara...
Quer dizer, por tras disso há toda uma séria de deficiencias estruturais das sociedades, o que dai remete aquelas coisas de consciencia, autoestima, interesses 'dos poderosos', etc etc etc etc. A fotografia é só mais um galho onde aparecem os podres da erva daninha.

Azar, deixa pra lá também, vamos aproveitar o bom então, que são imiagens cada vez melhores em altos isos, praticidade, etc etc etc.

Do que estávamos falando mesmo?
Ah, a esculhambação das categorias de DSLR.
É, há. Podia ser por um bom motivo, e não é. E tão só começando (já ja deixa de ser apenas nas ENTRY)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2009, 09:11:55
Isso eh perigoso pra essas empresas... O ideal eh sempre manter poucos produtos com altos volumes e nao muitos produtos com baixo volume.

e mesmo leandro..nisso o macdonalds leva vantagem(poucas opções para nao ter duvida)..detesto ir em carrinho de lanche com 100 tipo de lanche...20 tipos de lanche de frango, 20 tipos de lanche com bacon 20 de calabresa ..kkkkkkk


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2009, 10:03:21
O problema de ter poucas opções é que você tem muitos interesses diferentes no mercado. Se algum concorrente oferecer algo que seja um pouco mais perto do que o cliente quer já era, você perde.
Por isso que a palavra de ordem hoje é diversificação, este pensamento fordista de escala já está pelo menos uns 30 anos atrasado na área de administração. Hoje se pensa em célula exatamente para possibilitar produtos mais diversificados e próximos do público consumidor.
Felizmente a produção deixou de ser a coisa mais importante em uma empresa e a diferenciação e o foco no mercado se tornaram a essência das organizações modernas de sucesso. Neste sentido a diversificação faz todo o sentido. A diferença é que isso torna os consumidores cada vez mais exigentes, mas é um caminho sem volta.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2009, 10:29:11
o SUBWAY tb...poucas opcoes de lanches...mas muito recheio...adoro!!kkkkk aquele molho de mostarda com mel e animal!!rs...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Agosto de 2009, 10:34:48
O problema de ter poucas opções é que você tem muitos interesses diferentes no mercado. Se algum concorrente oferecer algo que seja um pouco mais perto do que o cliente quer já era, você perde.
Por isso que a palavra de ordem hoje é diversificação, este pensamento fordista de escala já está pelo menos uns 30 anos atrasado na área de administração. Hoje se pensa em célula exatamente para possibilitar produtos mais diversificados e próximos do público consumidor.
Felizmente a produção deixou de ser a coisa mais importante em uma empresa e a diferenciação e o foco no mercado se tornaram a essência das organizações modernas de sucesso. Neste sentido a diversificação faz todo o sentido. A diferença é que isso torna os consumidores cada vez mais exigentes, mas é um caminho sem volta.

Isso eh na verdade uma solucao pra um ambiente mais competitivo, esta longe de ser ideal pra empresa, e o pior disso eh o preco, nao existe magica....volume ajuda muito no preco.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 03 de Agosto de 2009, 10:41:12
E issso dai Luiz
antes!!!!!!!
era
AMADOR
AMADOR AVANÇADO
SEMI PRO
PRO,
e todo mundo era feliz!!!
Agora virou comercio de celular,
estao esquecendo colocar um dedo de borracha na maquina,
para clicar, assim o banana fica so olhando,se dizendo fotografo :hysterical: :hysterical:
Ate colocaram "virtual horizon", para os mamados nao fazerem as imagens tortas,
nao basta o suporte do PS que endireita as fotos!!! :aua: :aua:
Concordo plenamente galera, a coisa esta feia, :eek: :eek: :eek:
So resta aos compradores se informarem e saber bem de que se trata,
estudar para saber que ferramenta precisam para qual uso,
e nao ir atras do consumismo palhaço,
correndo para comprar qualquer tranquera que aparece!!!
abs,
Angelo.
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 03 de Agosto de 2009, 11:24:54
Po ângelo o Horizonte virtual é um super recurso para quem faz foto de arquitetura, eu acho que foi uma das features mais legais implementadas nos últimos anos. Só de não precisar mais do nível de bolinha já vale totalmente a pena rs.

Leandro a idéia mais legal para uma empresa seria a possibilidade de customização total do produto. O problema é que realmente ainda temos traços da indústria que fazem com que o preço disso aumente. Mas isso é uma questão de inovação em processo. Um bom sistema de células consegue ser tão eficiente (ou mais) do que um sistema em linha e possibilita uma ampliação das possibilidades de produção.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.