Autor Tópico: redução de ruido em iso alto  (Lida 3258 vezes)

gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Online: 11 de Setembro de 2009, 16:53:31
Galera...
Queria confirmar uma duvida que tenho...

A minha xsi tem redução de ruido, se ativo, as fotos em sequencia caem.

Se eu bater em RAW, e aplicar a redução de ruido depois no pc...
por aquele programa da canon que naum lembro o nome... terei o mesmo resultado ?

valeuuu


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2009, 17:19:10
Em teoria, até que alguém diga algo em contrário, sim. Aliás, não.. O resultado de uma foto tirada em RAW e convertida para JPG com o DPP é melhor que a feita em JPG diretamente na camera. Afinal, a camera embora use um processador dedicado, tem centésimos de segundo para ler a informação do sensor, aplicar as rotinas de demosaico, converter em JPG e gravar no cartão, tudo isso com um processador pequeno e pouca memória. No computador, o DPP usa um processador muito mais poderoso, muito mais memória e faz isso mais lentamente. O resultado, com certeza é melhor.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2009, 20:26:12
Gastro, a minha XT tem o Noise Reduction nas "Customs Functions".

A cada foto feita, ele faz outra foto semelhante com a cortina fechada. Uma "foto preta".
O objetivo disso é mapear os hotpixels e ruídos gerados para usar esse mapeamento na redução do estrago existente na primeira foto. Entendeu?

Recentemente fiz uma série de longas exposições de 8 minutos (tópico com as fotos). A cada foto eu esperava outros 8 minutos de processamento, pois era o Noise Reduction agindo ao repetir a exposição. Caso não ativasse, eu poderia conferir a foto logo que era feita. Mas o resultado seria mais complicado de tratar no PC.

Vale a pena ativar o Noise Reduction para Longas Exposições.
Se precisar de velocidade em modo Contínuo, desabilite essa função.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2009, 22:22:43
LuizNdo, acho que a redução de ruído a que o gastro se refere é a redução de ruído de ISO alto. Essa dá prá deixar desligada e tratar no DPP. A redução de ruído de longa exposição dá prá deixar sempre ligada, ela só é ativada em fotos com mais de 1 segundo de exposição e na realidade faz a subtração de um "dark frame"


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460