Autor Tópico: Como deve ser o foco?  (Lida 2727 vezes)

mnautico

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Feminino
Online: 04 de Agosto de 2009, 20:25:53
Gosto de usar o foco central ao invés dos 9 pontos para não ter perigo de errar. A minha dúvida é quando vou fotografar 2 ou mais pessoas. Como deve ser o foco?


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2009, 01:00:27
Uso apenas o foco central em 99,9% do que fotografo.

Você deve sempre porcurar fazer o foco no olho de uma das pessoas que vc está fotografando e uma vez focado (pressionando o botão de disparo até a metade), recompor a cena ao seu agrado e somente então terminar de apertar o botão e fazer a foto.
Quando os olhos estão focados, o observador da foto sempre terá a impressão de que foto está nítida.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2009, 01:01:47 por Davi Sato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


fp2008

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2009, 00:16:29
Geralmente se as 2 pessoas estão em planos diferentes, o foco fica melhor na pessoa mais proxima a camera.


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2009, 07:15:44
Os colegas acima já disseram tudo. Foco central em uma das pessoas, compor a cena e disparar. E, na grande maioria das vezes, foco na pessoa mais próxima.
Eu uso o foco central em pelo menos 99% das fotos - salvo uma paisagem bem aberta, como um pôr-de-sol, por exemplo.

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2009, 08:36:41
        A minha opnião é em relação ao uso do ponto central nas teles de 400 e 500mm, além de ser a opnião de um amador, ok?
        Eu costumo usar o ponto central para focalizar os pássaros; no entanto tenho a impressão que ao recompor o quadro, às vezes o foco se perde um pouco, talvez pela mudança no ângulo? Pode ser que isto ocorra mais em situações onde uso aberturas grandes, na qual a mínima alteração de posicionamento da câmera pode levar a erro de foco, devido a pequena profundidade de campo.
         Baseado nisto, ultimamente tenho tentado usar os outros pontos de foco, já praticamente estabelecendo a composição e o foco juntos, portanto sem grandes oscilações e movimentos. Na prática isto é relativo, até porque os pássaros não costumam ajudar o fotógrafo em  qualquer que seja o ponto de foco escolhido.
         Em termos de comparação, sinceramente ainda não consegui determinar qual dos dois métodos permite menos erro de foco.
         Acho que não ajudei muito, né mnautico? Aliás acho que até deixei mais dúvidas. rsrsrs.
Abraço.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 08:42:04 por Ricardo Leite »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2009, 08:40:18
Gosto de usar o foco central ao invés dos 9 pontos para não ter perigo de errar. A minha dúvida é quando vou fotografar 2 ou mais pessoas. Como deve ser o foco?

foca na mas perto,
influencia muito a profundidade de campo.
So uso foco central.
Existem muitos recursos "modernos",
que na realidade nao sao necesarios,
ou sao muito especificos para uma certa situaçao.
Abs.
Angelo.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2009, 08:54:39
tenho usado muito foco manual.

foto em estúdio com tripé e composição fica, muitas vezes o ponto de foco fica fora de um dos pontos da camera, então tenho usado bastante o foco manual com o live view, que é ultra preciso.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2009, 08:57:51
...é de cada um.

Só usava o central até uns dois anos atrás, mas começou a me incomodar a ocasional imprecisão em algumas fotos com grandes aberturas em assuntos muito próximos ou no uso de tele (a recomposição sempre vai descrever uma parábola em relação ao assunto focado). Hoje estou viciado no "joystick". Com a  prática fica quase ou tão rápido quanto recompor. Mas, cada deve fazer da forma como achar mais confortável e prático. :ok:

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2009, 09:39:31
Como Marcelo disse, é de cada um.
Eu uso todos os pontos de foco que a camera tem, componho a foto e uso os pontos onde quero focar.
Agora o foco no ponto central é mais sensível que os outros, assim qdo os outros pontos não focam por falta de luz, contraste, etc; ai uso ele, recomponho e disparo.

Abs

SBC - SP   FLICKR


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:24:39
Como Marcelo disse, é de cada um.
Eu uso todos os pontos de foco que a camera tem, componho a foto e uso os pontos onde quero focar.
Agora o foco no ponto central é mais sensível que os outros, assim qdo os outros pontos não focam por falta de luz, contraste, etc; ai uso ele, recomponho e disparo.

Abs


E isso dai galera,
ha varias formas de fazer o mesmo.
O central so e mas preciso e rapido.
depende do gosto do consumidor!! :hysterical:
Abs.Angelo.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2009, 14:23:25
Eu sempre ouvi que nunca se deve fazer o foco e depois recompor a cena. Isso acarretaria em uma certa perda de nitidez no ponto focado. :ponder:
"Film is not dead, it just smells funny."



mnautico

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2009, 14:32:12
albertgr, o que você falou é uma grande novidade pra mim. Será que ao reposicionar a nitidez é realmente afetada?


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2009, 14:53:03
albertgr, o que você falou é uma grande novidade pra mim. Será que ao reposicionar a nitidez é realmente afetada?

Depende, claro, da profundidade de campo.
Mas foi o que eu disse, ao reenquadrar depois do foco, você descreve uma parábola (as vezes mínima) com o plano focal. Então não será exatamente a mesma distância do momento em que foi feito o foco.

abç
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2009, 15:00:01
Depende, claro, da profundidade de campo.
Mas foi o que eu disse, ao reenquadrar depois do foco, você descreve uma parábola (as vezes mínima) com o plano focal. Então não será exatamente a mesma distância do momento em que foi feito o foco.

abç

Exatamente! :ok:
Acho que qualquer movimento mínimo que você faz após fixar o foco já altera pelo menos um pouco a nitidez no ponto de foco. Acho que pra ter um foco perfeito mesmo, só com tripé.
Mas acho que pra maioria das fotos essa perda de nitidez não é tão crítica a ponto de alterar muito a foto.
"Film is not dead, it just smells funny."



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2009, 15:00:26
Depende, claro, da profundidade de campo.
Mas foi o que eu disse, ao reenquadrar depois do foco, você descreve uma parábola (as vezes mínima) com o plano focal. Então não será exatamente a mesma distância do momento em que foi feito o foco.

abç
Exato Marcelo
vai depender da profundidade de campo,
se for alguma coisa muito justa, com certeza va a mudar
f/2.8, 3.5,ou mais aberto, agora 8, 11 da muita margem.
depende tambem da distancia focal
35mm da mas margem que 400mm.
Isto de um modo bem geral.
abs.
Angelo