Autor Tópico: Fotometria em RAW  (Lida 1795 vezes)

rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Online: 03 de Agosto de 2009, 16:58:47
Olá Pessoas

Tenho minha XT ha algum tempo mas nunca me dignifiquei a fotografar em RAW. Preferi primeiro conhecer o minimo do JPG para poder depois me dedicar algum tempo ao RAW.
tenho lido algumas coisas, baixado alguns ebooks e tal, mas fala-se, em sua maioria, sobre a foto já tirada e dos processos de recuperação.
O que eu queria saber é como proceder na hora do clique. Vi a idéia do "expor para a direita" e que fotometrar em RAW como se fotometra em JPG é perda de tempo já que existe uma gama de possibilidade no tratamento.
Minha pergunta aqui é: como vcs trabalham pessoalmente a fotometria (bem como outros ajustes como WB) na propria camera? Como vcs superexpõem as fotos e baseado em que referencia? Ou não superexpõem? Como fazer para fazer uma fotometria que me permita trabalhar bem os ajustes posteriores?
Dicas e processos tatibitatis serão MUITO bem-vindos!  :hysterical:

Obrigado a todos!


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2009, 17:37:47
Caro Rafael,

Li muito sobre esta questão de expor para a direita (ou superexpor) atravéz do vasto, embasado e dedicado material que nosso colega Ivan de Almeida postou em seu blog. Lá ele explica e fundamenta tudo muito bem, e você já deve ter lido. Parte do princípio de que a captura digital reserva mais informação na altas luzes.
Até ai tudo certo, mas como você pediu uma opinião pessoal, te digo: Isto serve para mim nos trabalhos comerciais. Afinal, não se pode falhar e tudo o que for possível fazer para obter maiores possibilidades de correção, melhor. Fotometria pontual feita, jogo um pouquinho pra cima (com a D300 isso nem é muito necessário, pois ao contrário da outra que uso, a D70s, acho que ela já superexpõe um pouquinho). Fotografo em RAW e JPEG Fine, sempre!

Mas... minha linguagem quando vou fotografar para mim, minhas coisas autorais e etc é outra. Tenho uma tendência pessoal de subexpor, talvez mania adquirida com o filme e gosto de fotos razoavelmente prontas no clique. Coisa minha, minimizar a pós-produção. Pensar na foto como a quero no momento do clique. E quase sempre gosto de valorizar as luzes fechando as sobras, criar gestalts e etc. Não que eu não edite, mas prefiro ter a exposição o mais próximo possível do que quero afinal, pra não dizer, exatamente.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2009, 09:23:19
Rafael, eu fotografo com RAW a pouco tempo, mas antes de começar li as matérias no Ivan que ajudaram bastante.

Atualmente nas minha fotos pessoais eu fotometro sempre nas altas luzes no modo central ou spot, pois as sobras eu acho muito mais fácil de ajustar e recuperar do que as altas luzes; Só quando o contraste é muito forte que acabo fazendo uma média e depois super esponho 1/3 ou 2/3 (ou jogo pra direita como preferir).
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2009, 13:19:41
Marcelo e Gularth

Valeu emsmo pelas dicas. Foram dicas preciosas mesmo!  :ok:


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2009, 15:57:21
Eu tbm fotografo em raw há pouco tempo e tbm faço igual o Gularth: medição nas altas luzes no ponto central.

Desculpem minha ignorância, mas o que é "expor para a direita"?
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2009, 16:10:16

Desculpem minha ignorância, mas o que é "expor para a direita"?


Superexpor um pouco (1/2 ou 1 ponto, depende do equipamento). Isso porque no RAW é mais fácil recuperar informação nas altas-luzes, o que é impossível no jpeg ou mesmo no filme. Então se pode mais facilmente conseguir uma imagem com a exposição equilibrada na hora de converter o raw, uma vez que fez melhor leitura de sombras devido a maior exposição e tem uma possibilidade de conseguir corrigir as altas-luzes no software.

Veja que não se leva em consideração a possibilidade de correção se a exposição for para baixo, uma vez que na captura digital as sombras são um poço de ruídos e muito pouca informação a recuperar.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2009, 17:11:57
Superexpor um pouco (1/2 ou 1 ponto, depende do equipamento). Isso porque no RAW é mais fácil recuperar informação nas altas-luzes, o que é impossível no jpeg ou mesmo no filme. Então se pode mais facilmente conseguir uma imagem com a exposição equilibrada na hora de converter o raw, uma vez que fez melhor leitura de sombras devido a maior exposição e tem uma possibilidade de conseguir corrigir as altas-luzes no software.

Veja que não se leva em consideração a possibilidade de correção se a exposição for para baixo, uma vez que na captura digital as sombras são um poço de ruídos e muito pouca informação a recuperar.

Abraço
Ok Marcelo. Obrigado pela dica.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:33:39
Só fotografo em RAW, até pq fotografo pouco e gosto do trabalho de pós produção.
Minha D90 fica o EV em +0.7 direto.

Mas a highlight da camera sempre ajuda quando eu posso re-bater a foto.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.