Autor Tópico: [ARTIGO] Olympus OM-1 : A lendária japonesa  (Lida 95444 vezes)

ofsouto

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 13 de Setembro de 2009, 15:38:36
Tive o privilégio de possuir uma Olympus OM-1.
Excelente, prática, leve e com muita qualidade nos resultados.

Obede
Nikon F
Olympus OM-1n
Olympus Trip 35
Ensign Selfix 820


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #46 Online: 15 de Setembro de 2009, 22:56:22
Se alguém tiver interesse, tenho para vender uma objetiva Tamron 28mm/2.8 BBAR Multicoated para a Oly. Construção toda em metal, otica e mecanica impecáveis. Contato por MP.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 30 de Setembro de 2009, 14:55:57
Nossa... lendo tudo isso, fico pensando várias vezes se cancelo meus anúncios do meu kit OM-1 do ML.
Realmente essa máquina é maravilhosa. A Olympus OM-1 é a minha primeira SLR. Meu pai comprou na década de 70 e estava guardada. A uns 5 anos tirei ela do armário e passei a fotografar. Me apaixonei.
Por vários motivos, inclusive o nascimento da minha filha que será em novembro, não estou tendo tempo o suficiente pra me dedicar e usar essa maravilha, comprar filme, revelar, limpar, trocar lentes...
Estou passando para a DSLR, um pouco mais prática. Sei que vou me arrepender, não da compra da DSLR, mas de vender a OM-1.. haha

Caso alguém tenha interesse, meu kit no ML é :):
- Corpo OM-1
- Motor Wider 1 (super conservado, funcionando 100%)
- Zuiko 50mm 41.4 (A mecânica não está muito boa, acho que ficou muito tempo parada)
- Zuiko 75-150mm f4 (Mecânica excelente, com um pouco de fungo)
- Zuiko 200mm f5 (Mecânica excelente, com um pouco de fungo)
- Zuiko 35mm f2 (Vendido)

Abraços,


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 11 de Outubro de 2009, 12:46:59
Excelente artigo, serviu de base para eu escolher a Olympus OM1 como minha primeira câmera de filme :assobi:
Deve estar chegando esta semana, só falta achar o filme :hysterical:

abraço


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #49 Online: 11 de Outubro de 2009, 18:13:08
Olá Razinva. As baterias são 1,35V ? Tenho interesse, se for possível.
Abs

Oi, Guto,
desculpe a demora em responder, não marquei o tópico para ser avisado, :doh:
 então , a bateria é a 625A, não traz nela a marcação da voltagem, mas acho que é a original, ou idêntica a ela. Vou ver com o Elizeu, e aviso aos colegas.
abcs!

aqui a minha :

« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 18:18:58 por Razinva »
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 11 de Outubro de 2009, 20:43:01
Excelente artigo, serviu de base para eu escolher a Olympus OM1 como minha primeira câmera de filme :assobi:
Deve estar chegando esta semana, só falta achar o filme :hysterical:

abraço
Olá, Ricardo.

Já que é sua primeira câmera de filme, vai começar com o pé direito (esquerdo, se for canhoto...rs). A câmera é uma jóia e as lentes são de primeira qualidade. É uma delícia fotografar com ela. Silenciosa, precisa, leve e bonita. Uma cinquentinha 1.4 nela cai bem demais. Pra você que gosta de fotografar pássaros, vale procurar uma 200mm f/4 ou uma 300mm f/4.5. Na BH ainda vende a 300mm NOVINHA. Se empolgar e tiver bala na agulha, quem sabe uma 400mm f/4.5 ou até uma 600mm f/6.5...hehehehe. Você usa Canon digital? Pode aproveitar as lentes na sua DSLR com adaptadores se quiser.

Quanto aos filmes, onde você mora? Se for muito difícil de achar filmes ai na tua cidade você pode comprar pela net. A consigo tem uma grande variedade. Pelo ebay também pode ser vantajoso em compras até 50 dólares (incluindo o frete). Estou esperando chegar uns filmes de lá. Se não cair na receita vai ficar bem mais barato. Além de serem filmes difíceis de encontrar por aqui. O problema maior é a revelação. Se não houver labs que fazem esse tipo de trabalho aí terá que enviar por correiros. Filmes PB, vc pode tentar revelar em casa mesmo. Muita gente aqui faz.
Olha, não é simples igual digital não. Isso é fato. Arrumar os filmes, revelar, escanear, imprimir ou mesmo ampliar vai dá trabalho mas te falo que compensa. Além de ser gostoso trabalhar com filmes, os resultados são excelentes.

Abs
« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 20:46:31 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 11 de Outubro de 2009, 20:53:12
Oi, Guto,
desculpe a demora em responder, não marquei o tópico para ser avisado, :doh:
 então , a bateria é a 625A, não traz nela a marcação da voltagem, mas acho que é a original, ou idêntica a ela. Vou ver com o Elizeu, e aviso aos colegas.
abcs!

aqui a minha :


Olá Razinva.
Você usa já usou na tua máquina e constatou que o fotômetro está de acordo? Andei lendo o manual aqui e fala o seguinte:
Bateria: bateria de mercúrio 1,3V (Eveready E625, Mallory RM-625R GE Nº. 625 ou equivalentes)
Se tiver aí, estou interessado.
Abs
PS - Linda máquina a tua.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 11 de Outubro de 2009, 21:07:39
Obrigado Guto

Eu moro em São Jóse dos Campos, por aqui ainda tem filme e revelação. Minha intensão com fotografia em filme é  preto e branco, fotos das filhas, cotidiano, etc...( meu interesse por fotografia tem se ampliado ) :assobi:
As aves ficam para a digital mesmo.

Estou esperando a câmera chegar, para ver a questão da bateria do fotômetro. Pelo manual que vc postou no artigo, ví que a 625 é uma opção. Estas, acho aqui por 5 reais

quando a câmera chegar, fotografo e posto fotos aqui :ok:

abraço


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 11 de Outubro de 2009, 21:54:46
Razinva e Ricardo,

Essa especificação 625 não é garantia da bateria ser idêntica não. Essa 625 pode ser de 1,5 volts também. A voltagem que é mais importante. É difícil encontrar de 1,3 volts que é a voltagem correta. No ebay encontra similar às de mercúrio antigas. São feitas de zinco se não me engano.

Olhem só: http://cgi.ebay.com/PX625-Mercury-Replacement-Battery-1-35-Volt-PX13_W0QQitemZ270424646922QQcmdZViewItemQQptZFilm_Cameras?hash=item3ef690a50a

Não confundir com essas alcalinas aqui:
http://www.beephoto.com.br/produtos.asp?cod_produto=3829

Para usar essas baterias de 1,5 volts se faz necessário uma adaptação na máquina.

Abs

« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 21:57:50 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 11 de Outubro de 2009, 22:16:55
Guto, acho mais fácil voce usar a bateria alcalina, antes comparando o fotômetro da câmera com uma digital, por examplo, e compensando a exposição na hora das fotos.
As Wein-cell são caras e duram pouco depois de abertas. Uma opção é usar baterias de aparelhos de surdez, também com a tecnologia zinc-air, mas são baratas e facilmente encontráveis por aqui. Tem 1,4V e uma curva de descarga parecida com a bateria de mercúrio.
http://www.visioneletronicos.com.br/loja/produto-30251-5974-bateria_auditiva_l675h__14v__tam_675__cart_com_6__rayovac__cod_do_produto_5974
Com uma adaptação simples ela entra na câmera.
http://rick_oleson.tripod.com/index-111.html
« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 22:23:37 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 15 de Outubro de 2009, 19:22:16
Hoje chegou minha Olympus OM1. Bem inteirona :ok:
Logo depois de abrir a caixa, corri na esquina, comprei um rolo de filme 36 ASA 100, e já dei uns clicks :D
Depois de apanhar muito na regulagem, de bater umas fotos, me lembrei do fotômetro !!! :shock:
Achei uma bateria de aparelho de surdez, conforme a dica do Paulo Machado > http://rick_oleson.tripod.com/index-111.html , 1,4 V 675. A bateria é  menor do que o espaço destinado para ela, então fiz uma calço com uma argolinha de plástico e coloquei em volta da bateria, evitando o movimento dentro do local. Acionei o fotômetro ON  :ok: e depois de alguns segundos ele entrou em funcionamento. Amanhã termino de bater o filme e mando "revelar" a tragédia anunciada :hysterical: :hysterical:

Depois posto fotos...

Abraço e obrigado pelas dicas



Gil.Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #56 Online: 15 de Outubro de 2009, 21:00:43
Excelente artigo. Tive duas OM-1 e nunca falharam!


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 16 de Outubro de 2009, 20:57:34
Mais uma dúvida? :ok:

Me desculpem pela pergunta, mas para serve a chave assinalada pela seta?



obrigado


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 16 de Outubro de 2009, 21:31:47
Self timer, temporizador. Abaixa a alavanquinha e aberta o botão do meio com o obturador armado.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 16 de Outubro de 2009, 23:52:03
Olá Ricardo. Parabéns pela câmera "nova". Legal que ela tenha chegado em boas condições. Está gostando do equipo? Sei que ainda falta você ver as fotos mas em relação à máquina, o que achou?

Quanto às funções, eu coloquei um link do manual dela no início do artigo. Dê uma olhada lá para você conhecer melhor a OM-1 que tem nas mãos.

Boas fotos.  :ok:

Paulo, parece que esse esquema das baterias 1,4 volts pode ser uma solução alternativa mesmo. Vou tentar achar para comprar e testar nas minhas máquinas que usam bateria 1,3 volts. Meu receio era quanto ao tamanho mas parece que o Ricardo conseguiu adaptá-las sem maiores complicações.

Abraços.

Excelente artigo. Tive duas OM-1 e nunca falharam!
Foi para isso que o Maitani levou 6 anos para desenvolver o sistema. Eliminar falhas.
Essa cam é muito boa. Não é só conversa de apaixonado não. Quem tem ou já teve sabe disso. :)

Abraços
« Última modificação: 17 de Outubro de 2009, 00:00:21 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!