Autor Tópico: [ARTIGO] Olympus OM-1 : A lendária japonesa  (Lida 95480 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #60 Online: 17 de Outubro de 2009, 01:31:31
A melhor substituta das baterias de mercúrio que eu encontrei em minhas pesquisas é a bateria de silver-oxide (óxido de prata). O problema é que ela tem 1,6V (se eu bem me lembro), então o jeito é comprar o adaptador de um holandês pelo mail battery.adapter@orange.nl. Ele manda da Holanda por carta, chega rápido e custa 16 euros com frete incluso. O adaptador dele corrige a diferença de voltagem.

O "fabricante" inclusive ensina a fazer o adaptador que ele faz no seguinte artigo:
www.butkus.org/chinon/batt-adapt-us.pdf


Depois, a batalha é achar baterias de óxido de prata, indicadas para relógios, calculadoras e instrumentos de precisão. A maioria das lojas só vende as alcalinas comuns de 1,5V (LR44) que deixam a fotometria inconsistente ao longo do ciclo de vida. Eu comprei as minhas (marca Eveready, modelo 357) na Casa das Pulseiras em Porto Alegre. Lojas que vendam relógios caros ou equipamentos médicos/odontológicos talvez tenham.

As zinc-air também são uma saída, porém pelo que eu li possuem baixa autonomia, mas proporcionam uma fotometria com confiabilidade similar às baterias de mercúrio. Também requerem adaptador (sem correção de voltagem).
« Última modificação: 17 de Outubro de 2009, 01:34:58 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 17 de Outubro de 2009, 08:01:08
Olá Ricardo. Parabéns pela câmera "nova". Legal que ela tenha chegado em boas condições. Está gostando do equipo? Sei que ainda falta você ver as fotos mas em relação à máquina, o que achou?

Quanto às funções, eu coloquei um link do manual dela no início do artigo. Dê uma olhada lá para você conhecer melhor a OM-1 que tem nas mãos.

Boas fotos.  :ok:

Abraços

Obrigado Guto.
Em relação ao LInk do manual, foi graças a ele que consegui colocar o filme.rsrsrs
Vou fotografar mais tarde e posto as fotos, inclusive da " adaptação " da bateria.
Abraço


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #62 Online: 17 de Outubro de 2009, 23:34:23
A quem possa interessar, disponibilizei no meu site alguns manuais e literatura técnica sobre as Olympus OM.

www.photomysteries.com

Seção Documentos, manuais e afins


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 19 de Outubro de 2009, 23:00:10
Finalmente foto da OM1.
Tem mais na seção de câmeras de fime
obrigado por tudo, e vamos ver após revelar o primeiro filme :aua:


Abraço a todos


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #64 Online: 26 de Outubro de 2009, 00:24:53
Olá Razinva.
Você usa já usou na tua máquina e constatou que o fotômetro está de acordo? Andei lendo o manual aqui e fala o seguinte:
Bateria: bateria de mercúrio 1,3V (Eveready E625, Mallory RM-625R GE Nº. 625 ou equivalentes)
Se tiver aí, estou interessado.
Abs
PS - Linda máquina a tua.  :ok:

O fotometro está perfeito, sim, não precisei fazer nenhuma compensação , vendo depois as ampliações. Vou falar com o Elizeu, te passo o tel e o endereço, vc é do Rio?  se for, fica fácil.
abcs
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 31 de Outubro de 2009, 11:47:40
Belo artigo!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #66 Online: 01 de Novembro de 2009, 13:30:37
No caso das câmeras que usam a bateria de 1.35V de mercúrio, o mais fácil é usar uma de óxido de prata de 1.55V, como uma SR44 e colocar um resistor em série (na verdade um resistor variável) com a bateria e ajustar para que o valor entregue ao fotômetro seja de 1.35V. É claro que isso só pode ser feito por um técnico ou por quem tenha experiência. Funciona bem, e era assim que eu usaba a minha OM-1N. Pode-se até usar elcalinas de 1.5V mas o problema é que as alcalinas tem uma curva de descarga muito irregular, e depois de um tempo vai perder a calibração. Isto não acontece com as de óxido de prata nem com as de mercúrio.

Não é legal usar alcalina diretamente. Nas 1as OM1 que tinham um galvanômetro mais sensível, isso sem pre foi motivo de queima/dano no mesmo.

aos interessados:

http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/om1manual/index.htm

« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 13:32:25 por afshalders »


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #67 Online: 04 de Novembro de 2009, 20:10:59
No caso das câmeras que usam a bateria de 1.35V de mercúrio, o mais fácil é usar uma de óxido de prata de 1.55V, como uma SR44 e colocar um resistor em série (na verdade um resistor variável) com a bateria e ajustar para que o valor entregue ao fotômetro seja de 1.35V. É claro que isso só pode ser feito por um técnico ou por quem tenha experiência. Funciona bem, e era assim que eu usaba a minha OM-1N. Pode-se até usar elcalinas de 1.5V mas o problema é que as alcalinas tem uma curva de descarga muito irregular, e depois de um tempo vai perder a calibração. Isto não acontece com as de óxido de prata nem com as de mercúrio.

Não é legal usar alcalina diretamente. Nas 1as OM1 que tinham um galvanômetro mais sensível, isso sem pre foi motivo de queima/dano no mesmo.

aos interessados:

http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/om1manual/index.htm


Muito bacana, sem contar que o manual deste site é explicado em detalhes, parabéns pela indicação!
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 24 de Novembro de 2009, 12:14:18
Hoje chegou minha Olympus OM1. Bem inteirona :ok:
Logo depois de abrir a caixa, corri na esquina, comprei um rolo de filme 36 ASA 100, e já dei uns clicks :D
Depois de apanhar muito na regulagem, de bater umas fotos, me lembrei do fotômetro !!! :shock:
Achei uma bateria de aparelho de surdez, conforme a dica do Paulo Machado > http://rick_oleson.tripod.com/index-111.html , 1,4 V 675. A bateria é  menor do que o espaço destinado para ela, então fiz uma calço com uma argolinha de plástico e coloquei em volta da bateria, evitando o movimento dentro do local. Acionei o fotômetro ON  :ok: e depois de alguns segundos ele entrou em funcionamento. Amanhã termino de bater o filme e mando "revelar" a tragédia anunciada :hysterical: :hysterical:

Depois posto fotos...

Abraço e obrigado pelas dicas



Eu tenho usado uma dessas baterias de aparelho de surdez na minha OM-1n MD e não tenho tido problemas. Já fiz uns 4 filmes e tem funcionado bem.

Jack
« Última modificação: 24 de Novembro de 2009, 12:15:42 por jackvidal »
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #69 Online: 16 de Abril de 2010, 20:55:48
Minhas madames:



E alguns acessórios que elas adoram:





 :wub:
Que coisa mais linda. Parabéns!!!!
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


35mm

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • 35mm Fotografia
Resposta #70 Online: 28 de Junho de 2010, 19:52:30
Bela iniciativa Guto! Sou fã desta japa também.
Edson Ferreira
www.35mm.com.br


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #71 Online: 28 de Junho de 2010, 23:45:57
pra quem interessar, disponibilizei varios documentos da Oly no meu site, na seção documentos.


Sylvio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • "Apenas um entusiasta, c/ paixão por fotografia"
    • Fotografia
Resposta #72 Online: 13 de Setembro de 2010, 14:35:41
Parabéns pelo texto Guto, e pelo equipamento .. otima materia.
\"Discutir equipamento é interessante antes de comprar, para decidir o que vai lhe atender melhor, depois o importante é fotografar e apurar o olhar\". http://sylvioalmeida.olhares.com/<br Podcast sobre Fotografia:<br />http://www.pip.fot.br/


mvafer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #73 Online: 20 de Novembro de 2010, 19:07:08
Já tive uma OM1 e a pior coisa que eu poderia ter feito foi ter vendido.
Estava linda, sem marcas, super conservada. O problema agora é achar outra igual !
Saudades da minha !!!
Canon 5D / Grip / Canon 430ex / Canon 50mm 1.8 / Canon 85mm 1.8 / Canon 70-210mm F4 / Helios 50mm 1.8 M6 / Pentacom 50mm 1.8 / canon Eos 5


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 22 de Novembro de 2010, 18:49:55
Já tive uma OM1 e a pior coisa que eu poderia ter feito foi ter vendido.
Estava linda, sem marcas, super conservada. O problema agora é achar outra igual !
Saudades da minha !!!
Eu tenho duas que não vendo. Uma muito novinha. No ebay vc encontra algumas bem conservadas. Aqui é mais difícil mas com sorte também se consegue. Tenho um amigo que está vendendo uma. Dê uma olhada na sala dos classificados.
Parabéns pelo texto Guto, e pelo equipamento .. otima materia.
Obrigado, Sylvio.  :ok:
 
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!