Autor Tópico: [ARTIGO] Olympus OM-1 : A lendária japonesa  (Lida 95454 vezes)

Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #75 Online: 01 de Dezembro de 2012, 13:19:02
Dando um up neste excelente tópico.

Nem adianta vir com pá de ouro 

Esse artigo precisa ser sempre lembrado por quem gosta dessa fantástica câmera  :D


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 01 de Dezembro de 2012, 19:46:33
Dando um up neste excelente tópico.

Nem adianta vir com pá de ouro 

Esse artigo precisa ser sempre lembrado por quem gosta dessa fantástica câmera  :D
Uma pena eu ter excluído algumas fotos. Minha conta no imageshack tava lotada e tive que faxinar lá.
Li que vc tá com uma OM10. Aproveite. Vc vai gostar.
Abs.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #77 Online: 01 de Dezembro de 2012, 20:13:57
Valeu Guto  :ok:


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 01 de Dezembro de 2012, 21:28:33
Tenho um balaio de OMs.
Repetidas tenho OMs 10.
Caso alguém se interesse por TROCAS ( não vendo ) é só me mandar mp.
Todas as minhas OMs foram revisadas no Morsani BH e estão funcionando perfeitamente, além de uma estética muito boa.
São jóias raras e estão muito contentes com o tratamento que lhes dispenso.
 :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 01 de Dezembro de 2012, 22:03:00
Tenho um balaio de OMs.
Repetidas tenho OMs 10.
Caso alguém se interesse por TROCAS ( não vendo ) é só me mandar mp.
Todas as minhas OMs foram revisadas no Morsani BH e estão funcionando perfeitamente, além de uma estética muito boa.
São jóias raras e estão muito contentes com o tratamento que lhes dispenso.
 :D
Tem alguma zuiko 55mm 1.2 no seu balaio? Repetidas só tenho a Zuiko 50mm 1.4 (4 unidades). 2 são novas, 1 bem conservada e uma velhinha. OM1 tenho dois corpos. Uma nota 9 e outra nota 7. Tenho uma pancada de acessórios originais OM. Tubos extensores, cabo disparador e outras tralhas. Meu set atual: 28mm f2.8, 50mm f1.4, 50mm f1.8, 50mm f3.5 macro, 135mm f3.5, 135mm f2.8, 200mm f4. Já tive a oportunidade uma vez de comprar a 55mm 1.2 mas deixei escapar. Agora tá difícil encontrar.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #80 Online: 01 de Dezembro de 2012, 23:22:40
Pessoal que conhece o sistema OM, eu (semi-leigo) queria entender como funciona o botão de preview de DOF. Eu vejo que fica uma bola escura no meio do viewfinder, às vezes fica meia bola, às vezes tudo escuro, às vezes tudo claro... Podem me dar uma luz por favor? Valeu!  :ok:


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 02 de Dezembro de 2012, 01:18:45
Tem alguma zuiko 55mm 1.2 no seu balaio? Repetidas só tenho a Zuiko 50mm 1.4 (4 unidades). 2 são novas, 1 bem conservada e uma velhinha. OM1 tenho dois corpos. Uma nota 9 e outra nota 7. Tenho uma pancada de acessórios originais OM. Tubos extensores, cabo disparador e outras tralhas. Meu set atual: 28mm f2.8, 50mm f1.4, 50mm f1.8, 50mm f3.5 macro, 135mm f3.5, 135mm f2.8, 200mm f4. Já tive a oportunidade uma vez de comprar a 55mm 1.2 mas deixei escapar. Agora tá difícil encontrar.
Quem me dera ter uma 50tinha f1.4... Tenho duas f1.4   (nota 8), três f1.8 (nota 9} e uma f.1.8 NA CAIXA.
Corpos: OM 1silver, OM-1n silver, OM2 silver & black, OM2n silver, 10 silver (x3) & black, OM G (aka OM20), OM F (aka OM30), OM40 ti, OM 2000
Zuikos: 24mm, 28mm, 135mm, 35-70mm, 65-200mm, 50mm MC, 200mm f4 (x2).
Vivitar: 24mm, 28mm, Vivitar Komine....
Uma Orestergor Gorlitz que mandei adaptar uma baioneta OM
Uma Kenko 480-800mm!!! (com adaptador)
E mais algumas que não lembro agora (não estou em casa)
Tranqueiras e mais tranqueiras.
Depois te mando a relação completa. :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #82 Online: 02 de Dezembro de 2012, 10:25:06
Pessoal que conhece o sistema OM, eu (semi-leigo) queria entender como funciona o botão de preview de DOF. Eu vejo que fica uma bola escura no meio do viewfinder, às vezes fica meia bola, às vezes tudo escuro, às vezes tudo claro... Podem me dar uma luz por favor? Valeu!  :ok:
De uma olhada nesses sites,Alexandre.Tem alguns manuais.
http://www.butkus.org/chinon/
http://www.photomysteries.com/


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #83 Online: 03 de Dezembro de 2012, 15:40:57
Durante, obrigado pela dica, ótimos sites!

Porém eu já tinha baixado o manual da OM-10. No Manual diz que ali naquele botão faz o preview o DOF, maravilha. Mas não tem uma legenda explicando o que significa cada imagem que aparece no viewfinder quando a gente aperta ele entende? Isso não tem no manual  :( (já li inteiro).

Obrigado!


De uma olhada nesses sites,Alexandre.Tem alguns manuais.
http://www.butkus.org/chinon/
http://www.photomysteries.com/


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:06:16
Eu não tenho nenhuma experiência com a OM-10 mas dê uma olhada nisso:

http://www.amateurphotographer.co.uk/forums/showthread.php?86242-Olympus-OM-10
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #85 Online: 04 de Dezembro de 2012, 15:09:59
Guto, eles estão falando que a camera do moço devia estar com a bateria descarregada e ele nem sabia onde ia bateria na camera hahahahaha
Mas não é o caso da minha cam, aparentemente tá tudo bem com ela. Eu só não sei "ler" o que aparece no viewfinder quando aperto o botão de DOF Preview. No manual não tem legenda sobre isso  :(


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 04 de Dezembro de 2012, 16:16:00
Guto, eles estão falando que a camera do moço devia estar com a bateria descarregada e ele nem sabia onde ia bateria na camera hahahahaha
Mas não é o caso da minha cam, aparentemente tá tudo bem com ela. Eu só não sei "ler" o que aparece no viewfinder quando aperto o botão de DOF Preview. No manual não tem legenda sobre isso  :(
Não entendi muito bem sua dúvida. Achei que poderia ser problema nas baterias mesmo pelo que discutiram lá. Esse botão do DOF que vc fala é na lente né? A única coisa que vai acontecer quando vc pressiona ele é que o diafragma vai fechar até a abertura que vc selecionou (F stop) e você vai poder visualizar essa profundidade de campo na tela verificando que a imagem escurece ou fica mais clara. Aquela tela (focusing screen) que aparece no viewfinder pode ser trocada na OM-1. Não sei como é o esquema na OM-10. Sei que existem vários tipos. Alguns são mais difíceis de visualizar. São para lentes específicas. Tem o standard (que é o da minha OM1). O Foco é feio pelo círculo bipartido. Na sua máquina é assim? Infelizmente não sei como lhe ajudar sem ver o que está acontecendo.

Dê uma lida nesse artigo para vc entender melhor como funciona esse DOF preview na OM:
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/basic.htm
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 16:35:45 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 04 de Dezembro de 2012, 16:40:44
Alexandre, já tive uma OM-10 e não entendo o que você está dizendo. O visor da OM-10 só mostra o flash e a velocidade, além de um led, se bem em lembro.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 04 de Dezembro de 2012, 16:56:22
O botão DOF Preview, como o Guto disse, apenas fecha o diafragma para a abertura selecionada na lente, para quer você visualize a profundidade de campo obtida. Nada além disso, não há nada para ser "interpretado" no viewfinder :)

O que acontece é que a partir de uma determinada abertura e condição de luz, começam a aparecer áreas escuras no viewfinder, por causa dos microprismas e da área bipartida. Isto é uma característica do tipo de despolido, e não uma indicação a ser interpretada.

Por conta disso, este tipo de despolido não é recomendado para quem precisa utilizar a função DOF Preview.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 04 de Dezembro de 2012, 17:02:44
O botão DOF Preview, como o Guto disse, apenas fecha o diafragma para a abertura selecionada na lente, para quer você visualize a profundidade de campo obtida. Nada além disso, não há nada para ser "interpretado" no viewfinder :)

O que acontece é que a partir de uma determinada abertura e condição de luz, começam a aparecer áreas escuras no viewfinder, por causa dos microprismas e da área bipartida. Isto é uma característica do tipo de despolido, e não uma indicação a ser interpretada.

Por conta disso, este tipo de despolido não é recomendado para quem precisa utilizar a função DOF Preview.
aaaahh! essa é a charada!! Deve estar falando dos micro prismas que ficam em volta do bipartido. Realmente quando você pressiona o botão de DOF preview aparecem pontos escuros neles. 
Não quer dizer nada Alexandre, é só uma característica ótica. essa zona em volta do centro é apenas para você fazer um ajuste fino do foco. É excelente, aliás.

« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 17:10:55 por Carcarah »