Autor Tópico: [ARTIGO] Olympus OM-1 : A lendária japonesa  (Lida 45983 vezes)

vrsilva

• Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #90 Online: 04 de Dezembro de 2012, 17:09:17
DOT???
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7

Carcarah

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #91 Online: 04 de Dezembro de 2012, 17:14:27
DOT???
Corrigi :)

PS: DOT - Depth Of Turf  :D

putz, quase deixo errado de novo
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 17:19:25 por Carcarah »
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

Alexandre Ricci

• Trade Count: (31)
  • Referência
    • Flickr Alexandre
Resposta #92 Online: 04 de Dezembro de 2012, 22:09:53
Caros, muito obrigado pelas respostas e tentativas de auxílio  :worship:
Acho que vocês mataram a charada. O Foco na OM-10 é pelo bipartido (aquela bolinha dividida em duas, confere?) e quando estava em uma abertura muito pequena, acima de 11 por exemplo, quando usa o preview de DOF o viewfinder fica bem escuro mesmo. Nas maiores aberturas fica claro, em 1.4 por exemplo nem muda nada, porque já está aberto no máximo, agora entendi :D

O que me confundiu é que quando está mais escuro, o foco fica preto, e em volta dele fica uma área acinzentada (seriam os microprismas?) Então pensei que essas "geometrias" escuras e claras definissem algo a respeito do DOF.

Me desculpem incomodá-los com coisas tão básicas, mas é minha primeira câmera de filme com algum controle manual. Estou gostando muito dela. E pretendo adquirir uma OM-1 quando encontrar uma em bom estado com preço camara. Estou de olho no Ebay pra ver se encontro.

Amigos, muito grato pelas elucidações!

vrsilva

• Membro Ativo
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #93 Online: 04 de Dezembro de 2012, 23:10:35
Alexandre, o foco por estes tipos de telas despolidas, pode ser feito pelo centro bi-partido ou, pelos micro-prismas em volta dele, o bi-partido, você já deve conhecer, basta alinhar as imagens nele e está em foco, pra facilitar isso, usar linhas retas na vertical por exemplo ajuda a ter um foco mais preciso.
Os micro-prismas, é para quando está com pouca luz, ou quando não se tem certeza se as imagens estão realmente alinhadas, o micro-prisma funciona assim, conforme vai ficando em foco o assunto, os prismas vão sumindo, ficando uniforme, quanto mais fora de foco mais definido fica os prismas...

E o DOF preview, é assim mesmo, ele fecha a lente até a abertura escolhida, e consequentemente o VF fica escuro, se for uma abertura muito pequena e lugar com pouca luz, a visão some...
Vinícius Ribeiro
----------------------------------------------------------------------------------

Carcarah

• Membro Ativo
Resposta #94 Online: 04 de Dezembro de 2012, 23:14:40
Sim Alexandre, são estes prismas que auxiliam na focagem. Quanto mais transparentes eles estiverem mais focada está a imagem, o bipartido você ja deve ter visto como funciona. O importante é que o botão de preview não guarda relação com essas guias de focagem, vocês vai perceber se com aquela profundidade de campo dá foco onde vocÊ quer é na tela mesmo. O vidro despolida dá uma noção boa disso. Falar nisso, nunca toque aquele vidro com nada, o cotonete desenvolvido pela tecnologia dos ETs ainda será bruto demais para tocar aquilo.

平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

Alexandre Ricci

• Referência
    • Flickr Alexandre
Resposta #95 Online: 04 de Dezembro de 2012, 23:50:06
Agora consegui entender perfeitamente  :)

Vixe, esse despolido deve ser sensível mesmo! Mas ele é acessível sem desmontar a câmera? Nunca abri ela.

vrsilva

• Membro Ativo
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #96 Online: 05 de Dezembro de 2012, 00:26:14
Sim ao tirar a lente ele fica aparente...
Vinícius Ribeiro

GutoVilaça

• Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
Resposta #97 Online: 05 de Dezembro de 2012, 08:19:23

O focusing screen fica bem acima do espelho. Na imagem acima é a peça número cinco.

Veja a variedade de tipos que pode ser colocado na OM-1 (procure saber se a OM-10 pode ser trocado antes de mexer):
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om2/om2manual/scrngroup.pdf
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/shared/accessory/screens/index1.htm

Artigo completo sobre a troca de focusing screen na Olympus OM:
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/shared/accessory/screens/index.htm

Com o tempo, o focusing screen pode ficar escurecido, manchado, sujo, riscado, com fungos, poeiras e etc. Isso dificulta na hora de visualizar/focar. Essas peças podem ser encontradas no ebay para comprar.  Os originais não são muito baratos. Estão na faixa de 35 dólares.

Abs

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 08:29:55 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!

Alexandre Ricci

• Referência
    • Flickr Alexandre
Resposta #98 Online: 05 de Dezembro de 2012, 10:41:45
Bom saber que tem essas possibilidades Guto!
Esse aqui aparenta estar em ordem, mas quando tiver oportunidade de mostrar pra alguém que entende melhor vou me certificar  :ok:

Alexandre Ricci

• Referência
    • Flickr Alexandre
Resposta #99 Online: 17 de Abril de 2013, 18:46:58
Chegou a minha OM-1 com Zuiko 50mm 1.4  :wub:
Precisa de uma limpeza básica, mas está esteticamente muito bela. Logo posto fotos  :ok:

Leonardo SK

• Conhecendo
  • *
Resposta #100 Online: 18 de Abril de 2013, 20:28:39
Quem se interessar:
Recentemente, comprei uma NIKON F2 + 2 lentes via Mercado Livre.
Depois, por email, o vendedor ofereceu-me, também, uma OLYMPUS OM 1.
Baseado na negociação da Nikon, as informações precisas quanto ao estado do equipamento e o cuidado que teve na remessa, posso dizer que o cara é nota 10.
Só não sei se posso informar o nome e o email dele, aqui no fórum. É permitido?

Abraços.
Procurando lentes manuais Nikkor Fish-eye e GA

Lordakner

• Trade Count: (14)
  • Referência
Resposta #101 Online: 18 de Abril de 2013, 20:44:46
Quem se interessar:
Recentemente, comprei uma NIKON F2 + 2 lentes via Mercado Livre.
Depois, por email, o vendedor ofereceu-me, também, uma OLYMPUS OM 1.
Baseado na negociação da Nikon, as informações precisas quanto ao estado do equipamento e o cuidado que teve na remessa, posso dizer que o cara é nota 10.
Só não sei se posso informar o nome e o email dele, aqui no fórum. É permitido?

Abraços.
Eu me interesso... Se tu quiser, pode me passar por MP.
Abs.  :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/

Leonardo SK

• Conhecendo
  • *
Resposta #102 Online: 18 de Abril de 2013, 20:55:50
Boa noite.

Enviei MP.

Abraços.
Procurando lentes manuais Nikkor Fish-eye e GA

marciosouzarock

• Novato(a)
Resposta #103 Online: 14 de Maio de 2013, 14:48:37
Muito bom o post. Gostei do PDF para construir a Câmera em papel. Vou tentar, caso consiga posto aqui. :ok:

Alexandre Ricci

• Referência
    • Flickr Alexandre
Resposta #104 Online: 30 de Junho de 2013, 22:50:54
A minha OM-1 não veio com a sapata de flash no corpo da câmera. Teria que ter vindo ou é acessório?  :ponder:

Porém ela veio com um grip que tem a sapata: