Autor Tópico: [ARTIGO] Olympus OM-1 : A lendária japonesa  (Lida 95463 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #15 Online: 06 de Agosto de 2009, 16:51:15
Elmo, você chegou a bater um cromo com a Canonet com a bateria de 1.5?
"Film is not dead, it just smells funny."



GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Agosto de 2009, 16:57:25
Guto, vou bater um cromo com a Canonet pra ver se o fotometro ta certinho. Se der alguma sub/super exposição eu quero pedir um adaptador desses, aí te dou um toque.
Essas fotos aí em cima você fez com a Sunny 16 ou com o fotometro da Oly mesmo?
Albert, não me lembro precisamente em qual dessas fotos usei tabela mas sempre estou usando. Quando não é uma fotometria muito complicada, dá para estimar com certa precisão. Nas férias eu levei uma digital e a Oly na viagem. As vezes eu fazia a fotometria com a digital e comparava com a tabela. Na maioria das situações batia na mosca.
Eu estou afim mesmo é de comprar um fotômetro de mão. Pode ser até usado e analógico, desde que esteja calibrado. Assim, todos os problemas acabam.
Se resolver comprar esse adaptador fora, dê-me um toque então.
Abs.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 17:07:30 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Agosto de 2009, 17:03:35
Eu uso a 625 substituindo as de mercúrio em minhas câmeras e não noto nada de errado nas mesmas. Fiz um adaptador usando um diodo de germânio resgatado de uma antiga televisão para baixar a tensão da bateria para próximo de 1,35 V e comparando com a de 1,55 V usualmente encontrada no mercado, e verifiquei diferença nenhuma no funcionamento na medida de luz da Canonet.

Dessa forma, tomei por mim dispensável adaptadores e baterias especiais pra esse fim.
Lembro-me que vc tinha falado sobre isso.
Além do mais se notar alguma alteração na exposição para mais é só compensar com o ASA.
Exemplo: Se tiver usando um filme ASA 200 e notar que com a bateria 1.5 as fotos estão ficando superexpostas. Pode-se colocar o dial da velocidade do filme para ASA 100 (num filme ASA 200) e "enganar" o fotômetro, fazendo essa compensação.
Ou seja...são alternativas. Não é o ideal, volto a dizer, mas deixar de fotografar por falta de bateria eu não fico mesmo...kkkkkkk.

Abs
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 17:06:04 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #18 Online: 06 de Agosto de 2009, 17:11:39
Albert, não me lembro precisamente em qual dessas fotos usei tabela mas sempre estou usando. Quando não é um fotometria muito complicada, dá para estimar com certa precisão. Nas férias eu levei uma digital e a Oly na viagem. As vezes eu fazia a fotometria com a digital e comparava com a tabela. Na maioria das situações batia na mosca.
Eu estou afim mesmo é de comprar um fotômetro de mão. Pode ser até usado e analógico, desde que esteja calibrado. Assim, todos os problemas acabam.
Se resolver comprar esse adaptador fora, dê-me um toque então.
Abs.

Pois é Guto, acho que a melhor solução é um fotometro de mão mesmo. Acabei de olhar no Brfoto e tem um anuncio com 4 deles, dá uma olhada lá depois. O anuncio chama "Geral em Casa n 1".


Lembro-me que vc tinha falado sobre isso.
Além do mais se notar alguma alteração na exposição para mais é só compensar com o ASA.
Exemplo: Se tiver usando um filme ASA 200 e notar que com a bateria 1.5 as fotos estão ficando superexpostas. Pode-se colocar o dial da velocidade do filme para ASA 100 (num filme ASA 200) e "enganar" o fotômetro, fazendo essa compensação.
Ou seja...são alternativas. Não é o ideal, volto a dizer, mas deixar de fotografar por falta de bateria eu não fico mesmo...kkkkkkk.

Abs

Sobre a compensação no ASA, será que não dá pra simplesmente pedir pra quem for revelar que revele puxando 1 ponto (ou o quanto estiver expondo errado) pra mais ou pra menos?
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 17:13:41 por albertgr »
"Film is not dead, it just smells funny."



Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #19 Online: 06 de Agosto de 2009, 17:14:11
Elmo, você chegou a bater um cromo com a Canonet com a bateria de 1.5?

Sim, vários. Tudo perfeito!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Agosto de 2009, 19:22:37
Lembro-me que vc tinha falado sobre isso.
Além do mais se notar alguma alteração na exposição para mais é só compensar com o ASA.
Exemplo: Se tiver usando um filme ASA 200 e notar que com a bateria 1.5 as fotos estão ficando superexpostas. Pode-se colocar o dial da velocidade do filme para ASA 100 (num filme ASA 200) e "enganar" o fotômetro, fazendo essa compensação.
Ou seja...são alternativas. Não é o ideal, volto a dizer, mas deixar de fotografar por falta de bateria eu não fico mesmo...kkkkkkk.

Abs
Cometi um ato falho. É o contrário. Deve-se colocar o dial para ASA 400 (num filme ASA 200). Assim o fotômetro ficará mais sensível à luz e ao fotometrar por ele estaremos na realidade expondo de maneira correta pois teremos que diminuir 1 ponto (ou na velocidade ou abertura) para zerar o fotômetro. Tudo isso, caso as fotos fiquem superexpostas no dial correto ao usar uma bateria com voltagem superior.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 19:27:29 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Agosto de 2009, 19:55:10
Pois é Guto, acho que a melhor solução é um fotometro de mão mesmo. Acabei de olhar no Brfoto e tem um anuncio com 4 deles, dá uma olhada lá depois. O anuncio chama "Geral em Casa n 1".


Sobre a compensação no ASA, será que não dá pra simplesmente pedir pra quem for revelar que revele puxando 1 ponto (ou o quanto estiver expondo errado) pra mais ou pra menos?
Albertgr...acho que não. Na realidade não tenho certeza. Só testando mas acho que o ideal e expor de maneira correta na hora da foto.
Na revelação os contrastes podem ser acentuados pelo processo que vc citou mas caso a foto saia muito superexposta provavelmente será impossível reduzir os danos. O contrário também é verdade.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 19:55:35 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Agosto de 2009, 21:41:22
Triste notícia... :(

Acabei de ler que o Sr. Maitaini faleceu no dia 30 de julho desse ano aos 76 anos de idade. Exatamente nesse dia, eu estava fazendo umas fotos com a minha Oly.

http://asia.cnet.com/crave/2009/07/31/olympus-pen-creator-yoshihisa-maitani-76-passes-away/

O gênio deixou história.

 :worship: :worship: :worship: :worship:
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 21:43:03 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #23 Online: 07 de Agosto de 2009, 17:34:12
 :worship: :worship: :worship:

Simplesmente perfeito, o texto, as fotos... qualidade e nitidez absurdas!!!  :worship:  :clap: :worship:

O gênio fez história.

 :worship: :worship: :worship:


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 07 de Agosto de 2009, 21:04:21
Caro Guto só hoje vi seu post, gostei muito do texto e das fotos.

OM-1 sempre.

Um abraço,

Geovanny
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #25 Online: 08 de Agosto de 2009, 12:38:52
Muito legal mesmo!
Quem curte a linha OM sabe o gênio que foi Maitani.
Abs
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Agosto de 2009, 17:33:20
:worship: :worship: :worship:

Simplesmente perfeito, o texto, as fotos... qualidade e nitidez absurdas!!!  :worship:  :clap: :worship:

O gênio fez história.

 :worship: :worship: :worship:
A nitidez dessa cinquentinha Zuiko é muito bacana. Nessas fotos da praia estava muito claro e tive que usar pequenas aberturas ao fotometrar mas com aberturas maiores o DOF é muito bonito. Depois vou ver se escaneio outras fotos para mostrar.

Caro Guto só hoje vi seu post, gostei muito do texto e das fotos.

OM-1 sempre.

Um abraço,

Geovanny
Hehehehehe. Valeu Geovanny mas você é suspeito pra falar.

Muito legal mesmo!
Quem curte a linha OM sabe o gênio que foi Maitani.
Abs
O Maitani merece todos os créditos. Ele foi o primeiro em falar sobre portabilidade em câmeras sem perder a qualidade das imagens. Hoje é exatamente isso que a Olympus está fazendo com as suas digitais.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Agosto de 2009, 17:47:10
Minhas madames:



E alguns acessórios que elas adoram:





 :wub:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #28 Online: 13 de Agosto de 2009, 21:03:04
Muito bacana o texto vou imprimir para ler com calma. Parabéns. :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #29 Online: 14 de Agosto de 2009, 14:41:13
Bela coleção, Guto! Quais lentes vc tem?
Vou esperar minhas aquisições mais recentes chegarem pra por uma foto atualizada das minhas OM's. :-)
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.