Autor Tópico: [ARTIGO] Olympus OM-1 : A lendária japonesa  (Lida 95476 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 15 de Agosto de 2009, 08:59:09
Muito bacana o texto vou imprimir para ler com calma. Parabéns. :ok:
Valeu, Ferrari.  :ok:

Bela coleção, Guto! Quais lentes vc tem?
Vou esperar minhas aquisições mais recentes chegarem pra por uma foto atualizada das minhas OM's. :-)
Alexandre, tenho um set de "prime lens" básicas e alguns acessórios.

Minha coleção:  :wub:

Zuiko 28mm f/2.8
Zuiko 35mm f/2.8
Zuiko 50mm f/1.8
Zuiko 50mm f/1.4 (2 unidades)
Zuiko 50mm f/3.5 MACRO
Zuiko 135mm f/3.5
Zuiko 200mm f/4.0
Tubos extensores Olympus OM nº7, nº14 e nº28
Tele conversor 2x Vivitar
Flash Olympus PS200
Filtros UV em todas as lentes
Filtro polarizador Hoya
Filtros Closeups Hoya +2 e +3
Parassol de borracha para as GAs e um metálico para a 50mm
Cabo disparador
Capa original Olympus em couro
2 corpos da Olympus OM-1
Manuais das câmeras e livreto de lentes Zuiko

Sonho com uma 55mm f/1.2  8-)

Abs





« Última modificação: 15 de Agosto de 2009, 09:00:17 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #31 Online: 15 de Agosto de 2009, 22:33:14
Li o texto e me surpreendeu, realmente muito bacana, gostei tanto que vou ir atrás de uma OM-1, acho que não vai servir para fotografar em estádios (devido precisar de meia-tele na maioria das fotos) pois é meu hobby principal, más para outros tipos de fotos que pretendo fazer acredito ser uma excelente opção e fiquei curioso para ver fotos principalmente à noite com estas lentes... :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 16 de Agosto de 2009, 11:26:20
Muito bom, promovido a Artigo. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ofsouto

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 23 de Agosto de 2009, 13:54:34
Tive a oportunidade de possuir 2 OM-1 e, de certa forma, fiquei arrependido de não mante-las.
É um espetáculo de câmera.
Estou a procura novamente.
Nikon F
Olympus OM-1n
Olympus Trip 35
Ensign Selfix 820


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #34 Online: 29 de Agosto de 2009, 20:40:39
Muito bom, o texto!
Sou novo neste forum. Se tivesse lido seu artigo, nem tinha comentado no outro tópico sobre a OM-1.
Só queria saber uma coisa: que cinquentinha vc usou para as fotos? Eu tenho uma F.Zuiko q, embora não seja considerada a melhor versão, é um show em termos de nitidez. Melhor até que as duas f/1.4 q eu tenho, sério mesmo. Ando atrás da versão "Made in Japan", dizem que ela é a melhor de todas.
Estou aguardando ansioso a chegada de minha nova Oly. A q eu tinha foi roubada - com a 85mm MC nela, acredita nisso? Minha melhor lente!. Comprei as baterias 1,35 no Ebay, tão vendendo ela lá agora, por sinal.
Bom saber q não sou o único, nesse país de nikonzeiros e canonzeiros, a achar a Oly e o sistema OM simplesmente como o melhor já produzido pela indústria japonesa.
Mais uma vez, parabéns pelo ótimo texto!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 30 de Agosto de 2009, 10:40:01
Obrigado, Demian. Nesse texto eu tentei contar um pouco da origem dessa máquina pq é de fato muito interessante a filosofia de qualidade empregada no seu processo de fabricação. Todas as informações que estão ali consegui através de pesquisas em revistas do gênero e em sites relativos à OM.

Quanto à cinquentinha...bem, vamos lá:

Essas são as lentes ditas normais Zuiko OM System:

1) 40mm f/2

2) 50mm f/1.2 / 50mm f/1.8 / 50mm f/1.4 / 50mm f/2 MACRO / 50mm f/3.5 MACRO

3) 55mm f/1.2

Eu possuo a 50mm f/1.4, a 50mm f/1.8 e a 50mm f/3.5 MACRO.

Dessas três que eu tenho, a que apresenta melhor desempenho pelo que pude verificar é a 50mm f/1.4. Em aberturas maiores, o desfoque é muito bonito. Em aberturas menores, a nitidez é formidável em toda a borda. Quase não há aberração cromática.

Foram construídas algumas versões dessa 50mm f/1.4 ao longo do tempo. Segundo informações que já li, as primeiras lentes foram construídas com elementos raros para a construção do vidro. São elementos radioativos (dizem não ser perigosos). Essas lentes costumam amarelar com o tempo o que não interfere no desempenho das mesmas.

As minhas lentes são mais antigas (números de série pequenos) e provavelmente se encaixam nesse tipo de construção.

As últimas versões dessas lentes (nº de séries superiores à 1.100.000) foram fabricadas com outros tipos de vidro. Dizem que são melhores mas isso não é confirmado em nenhuma bibliografia que li. São apenas rumores.

Já a Zuiko 50mm f/1.8 tem versões diferentes de grupos ópticos. O comum é encontrá-la em 5 elementos óticos e 5 grupos mas há versões em 6 elementos óticos e 5 grupos. Estas últimas estão gravadas com os dizeres "MADE IN JAPAN" no anel frontal, como você bem disse.

Vale lembrar que TODAS as lentes Zuiko OM System foram fabricadas no Japão, ou seja, todas são MADE IN JAPAN. Porém somentes essas 50mm f/1.8 (6E 5G) estão marcadas no anel frontal.

Algumas fotos da minha 50mm f/1.4:









A codificação Alfabética das lentes Zuiko:

As Lentes Zuiko são descritas com prefixos alfabéticos e sufixos. Ex: F. Zuiko AUTO-S, AUTO-T, etc. Os prefixos, em órdem alfabética, representam o número de elementos na lente . Então:  "A"=1 elemento, "B"=2 elementos, "D"=4 elementos e etc. A descrição "AUTO" significa diafragma automático. Os sufixos representam os tipos de lentes: "S": Standard, "W" = Wide Angle e "T" = Telefoto.

Curiosidade: A palavra Zuiko significa algo como LUZ FELIZ.  :D

As lentes da Olympus são famosas pela sua qualidade ótica muito antes das lentes OM system. A Olympus tinha reputação muito boa na fabricação de microscópios pois a qualidade ótica desses eram fantásticos. Na verdade, esse era o carro chefe da Olympus antes de desenvolver equipamentos fotográficos. O que a Olympus fez, foi somente aproveitar esse Know-how que tinha na fabricação de lentes p/ microscópios e transferir toda essa qualidade para as lentes fotográficas.

Vale lembrar, que são lentes muito bem construídas externamente também. Toda feita de metal e normalmente são bem compactas.

Abraços





« Última modificação: 30 de Agosto de 2009, 10:50:32 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #36 Online: 30 de Agosto de 2009, 20:46:13
Estranho, vc falar isso da f/1.4 G.Zuiko: essa objetiva não tem boa reputação, em geral, nos foruns da Olympus de q já participei. Interessante é q eu sempre discordei dessa opinião, pq achava as fotos q eu tirava com ela mto boas (embora ainda considere a 1.8 mais nítida, como já disse). A minha tem um número de série bem superior - 707565 - e foi comprada em 1981, mas, acredito, tenha os mesmos componentes ópticos da sua, uma vez q nunca li nenhuma referência a mudanças no seu projeto até o aparecimento das MC (eu tenho uma MC também).
A 50mm 1.8 Zuiko é famosa por sua nitidez. Já vi opiniões na Internet q a emparelham, nesse quesito, às Leitz!
Não é a nitidez o único ponto q me leva a comprar Zuikos, no entanto, mas, como já disse noutro tópico, o "sabor" dessas lentes, realmente diferenciado de tudo quanto vi da Nikon e Canon até hoje.
Estou arrematando uma 28/2.8 no Ebay agora - já tenho a 24/2.8, uma verdadeira pérola. Só faço votos q  a procura pelas digitais faça o preço das lentes Zuiko abaixar (o q ainda não aconteceu - a 21/2 pela qual procuro ainda está acima dos 1 mil dólares, e não pude ainda substituir a 85/2 roubada porque o preço dessa objetiva parece ter aumentado, da época em q a adquiri para cá).
No mais, valeu pelas explicações.
Abraços olyzeiros!
« Última modificação: 30 de Agosto de 2009, 20:47:36 por Demian »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 30 de Agosto de 2009, 21:15:14
Com essas novas câmeras 4/3 e micro 4/3 da Olympus e mais os adaptadores, a tendência é aumentar a procura por lentes manuais Zuiko. Acho que dificilmente o preço dessas lentes irão abaixar.

Quanto à 50mm f/1.4, normalmente eu a uso com f/5.6 onde o rendimento é melhor em matéria de nitidez. A 50mm f/1.8 é muito boa também. Na verdade já li muita coisa à respeito dessas lentes. Já li, inclusive, pessoas falando que o desempenho da 50mm f/1.4 é melhor que a 55mm f/1.2. Ou melhor...que o custo/benefício da 1.4 é melhor que da 1.2. Vai saber na realidade.

Eu ainda quero ter uma f/1.2 para experimentar. Gosto de lentes claras.

Abraços
« Última modificação: 30 de Agosto de 2009, 21:20:19 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #38 Online: 31 de Agosto de 2009, 14:20:25
Onde vc encontrou essa 1.4 da foto? Ela parece estar praticamente sem uso. Pelo menos daqui, não consegui identificar nem os pontos de poeira típicos de lentes da Zuiko mais antigas (e a sua é uma "silver noise", um item de colecionador!).
Quase tudo o q eu comprei de Zuiko foi pelo eBay. A única objetiva q não adquiri por lá foi a 1.4 G.Zuiko, q veio junto com a câmera, qdo meu pai a comprou em 1981, na Zona Franca de Manaus.
Agora, nada do que comprei no site de leilões americano estava no estado de novo q essa abjetiva aí está.
Vc encontrou ela no eBay tbm, ou foi noutro local? Se puder me passar a dica, sou todo ouvidos.

Abraços

« Última modificação: 31 de Agosto de 2009, 14:23:49 por Demian »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 31 de Agosto de 2009, 16:02:35
Demian;

Essa cinquentinha da foto eu comprei de um cara que anunciou no Mercado Livre. A lente nunca tinha sido usada antes de mim. O pai desse rapaz que me vendeu tinha uma loja de equipamentos fotográficos. Essa lente foi uma das que restaram do estoque antigo dele. O vendedor anunciou como produto novo. Na hora eu achei que fosse piada mas nas perguntas que fiz, ele se mostrou muito honesto. Resolvi confiar na história que ele contou e me dei bem. Quando a lente chegou eu não acreditei. Nova mesmo, no case de couro com o manual e dentro da caixa original. Tem até um folhetinho de garantia da Olympus...rs.

As outras lentes que eu tenho, saí garimpando. Algumas comprei de um amigo que sempre pega no ebay e através de fóruns gringos de astrofotografia. Elas estão semi novas. Nenhuma tem fungos ou arranhões. Eu tenho uma outra 50mm f/1.4 que veio numa das máquinas. Ela está mais "detonada" com marcas externas de uso mas o vidro está conservado. A minha segunda máquina (que é bem novinha) eu comprei no Mercado Livre com vários acessórios e 3 lentes, inclusive a 50mm MACRO.

O negócio é ficar de olho nas ofertas que aparecem por aí. Sempre tem um "doido" anunciando algumas "raridades". Por outro lado, sempre tem um maluco querendo comprar...hehehehe.

Quanto à questão de ser "silver noise" ou "white noise", eu confesso que nunca entendi direito isso. Já tinha ouvido falar desse termo para lentes de telescópio.

Li, que se identifica a lente "silver noise" pela coloração "âmbar" do coating quando a luz é refletida no vidro. Não sei se é verdade. Você pode até explicar-me essa questão com detalhes.

Quanto às diferenças técnicas, dizem que um entrega resultados mais contrastantes que o outro mas realmente não sei definir essa diferença.

Abs
« Última modificação: 31 de Agosto de 2009, 16:13:10 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #40 Online: 31 de Agosto de 2009, 16:53:11
Guto, dá uma olhada neste site:

http://zuserver2.star.ucl.ac.uk/~rwesson/esif/om-sif/lensgroup/lensterms.htm

Eu tinha escrito errado - 'noise' -. A expressão é "silver nose", e se refere às lentes do começo da década de 70 lançadas pela Zuiko. Elas trazem esse cromado na frente das objetivas, ao contrário das q viriam depois, que é todo em preto.

O site explica direitinho, vale a pena dar uma olhada.

Abs


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 31 de Agosto de 2009, 17:47:03
Guto, dá uma olhada neste site:

http://zuserver2.star.ucl.ac.uk/~rwesson/esif/om-sif/lensgroup/lensterms.htm

Eu tinha escrito errado - 'noise' -. A expressão é "silver nose", e se refere às lentes do começo da década de 70 lançadas pela Zuiko. Elas trazem esse cromado na frente das objetivas, ao contrário das q viriam depois, que é todo em preto.

O site explica direitinho, vale a pena dar uma olhada.

Abs
Perfeito, Demian.  :ok:
 
O que parece então é que essa questão da cor do anel das lentes não é um simples detalhe externo da lente. Serve também para identificar se a lente é de fabricação antiga. Desse modo, faz sentido as coisas que já li. Ou seja, sendo "silver nose", o vidro das lentes são mais antigos e deixam o coating amarelo com o tempo (coloração "âmbar").

Legal o link que passou. Muito bacana as informações.

Navegando em busca de informações sobre esses assuntos encontrei esse comparativo:

http://photo.net/olympus-camera-forum/00CXSG

Abraços.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2009, 17:48:31 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #42 Online: 31 de Agosto de 2009, 18:48:50
Achei estes sites sobre as 50mm Zuiko:


http://photo.net/bboard/q-and-a-fetch-msg?topic_id=23&msg_id=000HsR

http://photo.net/olympus-camera-forum/00BTkj

http://forum.manualfocus.org/viewtopic.php?id=9298


Verá q há mais discordâncias do que acordo em relação a elas - e mto especialmente em relação às 50/1.4!

O Gary Reese fez testes científicos das lentes Zuiko, porém, q podem ser encontrados neste site:

http://zone-10.com/cmsm/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=10&id=45&Itemid=97

Aqui, verá que as versões MC da 50mm 1.4 são superiores às SC - às mais antigas, sem "multi-coating" (SC= single coating).

Eu tenho ambas, como já disse, e não noto muita diferença assim entre elas. Para algumas situações, prefiro até a SC à MC, por achá-la menos contrastada q esta última (há situações em q altos contrastes são indesejáveis, pelo menos pra mim).

Ainda segundo os testes, a 50mm 1.8 MC bate a 1.4 MC. Taí: eu tenho a versão antiga dessa lente e a considero melhor que a 1.4 MC q eu tenho... Vai saber o porquê!

Já li q há lentes e lentes de um mesmo "lote"... Como acontece com os carros... Não sei até q ponto isso é verdade, mas, pelo menos no meu caso - e, tenho certeza, no de outros também - isso parece ser uma realidade.

Questões como essa, no entanto, envolvendo lentes Zuiko, lentes de excelência, é como discutir qual nadador é o melhor, se o que chegou 1 centésimo de segundo antes ou depois do outro... Acabam sendo irrelevantes, na prática.

Eu uso todas elas com mta satisfação, e dou pouca atenção aos testes - na verdade, só os consulto na hora de arrematar alguma pela qual esteja atrás nos leilões da Internet - e só como referência, não como fator de decisão pela compra.

Espero que os sites e os testes ajudem como orientação pra vc tbm.

Abs


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #43 Online: 08 de Setembro de 2009, 08:31:16
GutoVilaça,
Eu sei que esse lance das baterias de mercúrio não são uma exclusividade da Olympus.
Agora se não dá mais para encontrar essas baterias para comprar, é necessário adaptações ou compensações para fazer o fotômetro operar bem; e isso é sim um problema.

Dá pra fotografar com ela adaptada?
Dá, mas não é como colocar uma bateria de mercúrio e sair nos clicks.

Sem querer comparar câmeras (afinal a OM-1 é um espetáculo), as Nikons da serie FM são de tirar o chapéu. Sempre usaram duas pilhas pastilhas de óxido de prata (1,5v cada). Essas baterias são encontradas em qualquer relojoeiro ou camelô, a preço de banana (ou melhor, mais barato que banana.. eheheheh). :ok:


Detalhe: No ebay ainda encontram-se destas baterias da OM-1 para vender.
Sai barato e compensa já mandar trazer um monte. ;)


Ola, amigos,
Também tenho essa máquina, maravilhosa, quase vendi , mas desisti depois que vi os filmes revelados, uma beleza. Quanto ás baterias, ralei um pouco para achar, mas consegui no Rio, no Elizeu, da ELIZOOM, peguei duas baterias logo. Já estou usando há mais de um ano e estão ok. Não posso prometer nada, mas qdo estiver no Rio, posso confirmar se ele ainda tem, e pegar alguma bateria pra galera da OM-1.

abcs!
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 08 de Setembro de 2009, 08:46:15

Ola, amigos,
Também tenho essa máquina, maravilhosa, quase vendi , mas desisti depois que vi os filmes revelados, uma beleza. Quanto ás baterias, ralei um pouco para achar, mas consegui no Rio, no Elizeu, da ELIZOOM, peguei duas baterias logo. Já estou usando há mais de um ano e estão ok. Não posso prometer nada, mas qdo estiver no Rio, posso confirmar se ele ainda tem, e pegar alguma bateria pra galera da OM-1.

abcs!
Olá Razinva. As baterias são 1,35V ? Tenho interesse, se for possível.
Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!