Autor Tópico: [ARTIGO] Olympus OM-1 : A lendária japonesa  (Lida 95745 vezes)

vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #90 Online: 04 de Dezembro de 2012, 17:09:17
DOT???
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 04 de Dezembro de 2012, 17:14:27
DOT???
Corrigi :)


PS: DOT - Depth Of Turf  :D

putz, quase deixo errado de novo
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 17:19:25 por Carcarah »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #92 Online: 04 de Dezembro de 2012, 22:09:53
Caros, muito obrigado pelas respostas e tentativas de auxílio  :worship:
Acho que vocês mataram a charada. O Foco na OM-10 é pelo bipartido (aquela bolinha dividida em duas, confere?) e quando estava em uma abertura muito pequena, acima de 11 por exemplo, quando usa o preview de DOF o viewfinder fica bem escuro mesmo. Nas maiores aberturas fica claro, em 1.4 por exemplo nem muda nada, porque já está aberto no máximo, agora entendi :D

O que me confundiu é que quando está mais escuro, o foco fica preto, e em volta dele fica uma área acinzentada (seriam os microprismas?) Então pensei que essas "geometrias" escuras e claras definissem algo a respeito do DOF.

Me desculpem incomodá-los com coisas tão básicas, mas é minha primeira câmera de filme com algum controle manual. Estou gostando muito dela. E pretendo adquirir uma OM-1 quando encontrar uma em bom estado com preço camara. Estou de olho no Ebay pra ver se encontro.

Amigos, muito grato pelas elucidações!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #93 Online: 04 de Dezembro de 2012, 23:10:35
Alexandre, o foco por estes tipos de telas despolidas, pode ser feito pelo centro bi-partido ou, pelos micro-prismas em volta dele, o bi-partido, você já deve conhecer, basta alinhar as imagens nele e está em foco, pra facilitar isso, usar linhas retas na vertical por exemplo ajuda a ter um foco mais preciso.
Os micro-prismas, é para quando está com pouca luz, ou quando não se tem certeza se as imagens estão realmente alinhadas, o micro-prisma funciona assim, conforme vai ficando em foco o assunto, os prismas vão sumindo, ficando uniforme, quanto mais fora de foco mais definido fica os prismas...

E o DOF preview, é assim mesmo, ele fecha a lente até a abertura escolhida, e consequentemente o VF fica escuro, se for uma abertura muito pequena e lugar com pouca luz, a visão some...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 04 de Dezembro de 2012, 23:14:40
Sim Alexandre, são estes prismas que auxiliam na focagem. Quanto mais transparentes eles estiverem mais focada está a imagem, o bipartido você ja deve ter visto como funciona. O importante é que o botão de preview não guarda relação com essas guias de focagem, vocês vai perceber se com aquela profundidade de campo dá foco onde vocÊ quer é na tela mesmo. O vidro despolida dá uma noção boa disso. Falar nisso, nunca toque aquele vidro com nada, o cotonete desenvolvido pela tecnologia dos ETs ainda será bruto demais para tocar aquilo.



Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #95 Online: 04 de Dezembro de 2012, 23:50:06
Agora consegui entender perfeitamente  :)

Vixe, esse despolido deve ser sensível mesmo! Mas ele é acessível sem desmontar a câmera? Nunca abri ela.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #96 Online: 05 de Dezembro de 2012, 00:26:14
Sim ao tirar a lente ele fica aparente...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #97 Online: 05 de Dezembro de 2012, 08:19:23


O focusing screen fica bem acima do espelho. Na imagem acima é a peça número cinco.



Veja a variedade de tipos que pode ser colocado na OM-1 (procure saber se a OM-10 pode ser trocado antes de mexer):
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om2/om2manual/scrngroup.pdf
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/shared/accessory/screens/index1.htm

Artigo completo sobre a troca de focusing screen na Olympus OM:
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/shared/accessory/screens/index.htm

Com o tempo, o focusing screen pode ficar escurecido, manchado, sujo, riscado, com fungos, poeiras e etc. Isso dificulta na hora de visualizar/focar. Essas peças podem ser encontradas no ebay para comprar.  Os originais não são muito baratos. Estão na faixa de 35 dólares.

Abs


« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 08:29:55 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #98 Online: 05 de Dezembro de 2012, 10:41:45
Bom saber que tem essas possibilidades Guto!
Esse aqui aparenta estar em ordem, mas quando tiver oportunidade de mostrar pra alguém que entende melhor vou me certificar  :ok:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #99 Online: 17 de Abril de 2013, 18:46:58
Chegou a minha OM-1 com Zuiko 50mm 1.4  :wub:
Precisa de uma limpeza básica, mas está esteticamente muito bela. Logo posto fotos  :ok:


Leonardo SK

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #100 Online: 18 de Abril de 2013, 20:28:39
Quem se interessar:
Recentemente, comprei uma NIKON F2 + 2 lentes via Mercado Livre.
Depois, por email, o vendedor ofereceu-me, também, uma OLYMPUS OM 1.
Baseado na negociação da Nikon, as informações precisas quanto ao estado do equipamento e o cuidado que teve na remessa, posso dizer que o cara é nota 10.
Só não sei se posso informar o nome e o email dele, aqui no fórum. É permitido?

Abraços.
Procurando lentes manuais Nikkor Fish-eye e GA


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 18 de Abril de 2013, 20:44:46
Quem se interessar:
Recentemente, comprei uma NIKON F2 + 2 lentes via Mercado Livre.
Depois, por email, o vendedor ofereceu-me, também, uma OLYMPUS OM 1.
Baseado na negociação da Nikon, as informações precisas quanto ao estado do equipamento e o cuidado que teve na remessa, posso dizer que o cara é nota 10.
Só não sei se posso informar o nome e o email dele, aqui no fórum. É permitido?

Abraços.
Eu me interesso... Se tu quiser, pode me passar por MP.
Abs.  :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Leonardo SK

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #102 Online: 18 de Abril de 2013, 20:55:50
Boa noite.

Enviei MP.

Abraços.
Procurando lentes manuais Nikkor Fish-eye e GA


marciosouzarock

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #103 Online: 14 de Maio de 2013, 14:48:37
Muito bom o post. Gostei do PDF para construir a Câmera em papel. Vou tentar, caso consiga posto aqui. :ok:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #104 Online: 30 de Junho de 2013, 22:50:54
A minha OM-1 não veio com a sapata de flash no corpo da câmera. Teria que ter vindo ou é acessório?  :ponder:

Porém ela veio com um grip que tem a sapata: