Autor Tópico: Novas Sony DSC WX1 e TX1 com back-illuminated CMOS  (Lida 13158 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 06 de Agosto de 2009, 10:22:59
A Sony lançou suas primeiras câmeras compactas com a tecnologia back-illuminated CMOS, tida como uma das principais inovações em sensores disponíveis no mercado atual.
Esta tecnologia possibilita entre 200% e 400% de ganho de sensibilidade em relação aos sensores convencionais, fazendo destas câmeras uma promessa significativa em termos de desempenho com pouca luz.

Especificações DSC TX1:
Sensor: 1/2.4" Exmor R CMOS
Resolução: 10.2 million effective pixels
Filma em até: 1280 x 720 @ 30fps
Lente: Carl Zeiss Vario-Tessar 6.18-24.7mm f/3.5-4.6, equivalente a 35-140mm em 135.
Foco mínimo: Wide: 8cm - Tele: 50cm
Zoom digital: 5.6x
Estabilização de imagem ótica
Sensibilidade de ISO 125 a ISO 3200.

Especificações DSC WX1:
Sensor: 1/2.4" Exmor R CMOS
Resolução: 10.2 million effective pixels
Filma em até: 1280 x 720 @ 30fps
Lente: Sony G 4.25-21.25mm f/2.4-5.9, equivalente a 24-120mm em 135.
Foco mínimo: Wide: 5cm - Tele: 50cm
Zoom digital: 5x
Estabilização de imagem ótica
Sensibilidade de ISO 80 a ISO 3200.

Para mais informações sobre a tecnologia back-illuminated visite: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=34785.0
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 10:52:10 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:34:52
Muito bom, finalmente algo interessante na area de sensores.....agora quero saber qual será o melhor sensor das compactas o da Panasonic LX3 ou da Sony DSC-WX1...

Eles estão comentando que o ganho é de 02 pontos certo? Então teoricamente teremos um ISO100 dela muito próximo de um ISO200 de uma reflex, uma vez que hoje um ISO100 de uma compacta equivale a um ISO800 de uma reflex.....caramba um ISO200 de reflex está otimo. Será que chegaremos a esse nível?



Se ela tiver um desempenho superior ao das outras compactas em ISO até 400 vou pegar uma dessa. Pro pessoal que tem essa linha W da Sony tem como brincar com o Exp.Comp e deixar uma exposição de 1/20s por f2.8 por ISO400 num ambiente que precisaria no 0.0 de 1s de exposição para ISO400? Ela permite algum controle manual?

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:41:35
Eu li um negocio que achei interessante, na verdade os ganhos não são somente na maior area dos photodiodos, existe um ganho significativo no isolamento dos circuitos, pois como agora eles ficam na traseira do sensor e assim eles podem ser agora mais robustos, melhorando também o ruído.  

Preço da WX1 será de U$350,00 e da TX1 de U$380,00 pra outubro/09.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 10:53:04 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:58:14
Leandro esta sua comparação está em ganho apenas, você precisa comparar ganho x ruído para saber como estão os ISO das compactas em relação ao das SLR. Comparar apenas ganho é coparar apenas metade do pacote.
Sim Leandro, mas o problema ai é que mora o problema, o potencial da tecnologia é incrível (estamos falando de aplicações críticas com mais de 1600% de ganho em relação a tecnologia iluminada pela frente), mas o problema é que não é de graça, os custos para sanar certos problemas desta tecnologia são muito altos. O milagre da Sony está em ter conseguido resolver grande parte dos problemas a um custo comercialmente viável. Por isso que a tecnologia que ela mostrou ainda não é tão boa quanto a usada em aplicações críticas, porém já se torna uma resolução na atual condição do mercado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2009, 13:05:34
Leandro esta sua comparação está em ganho apenas, você precisa comparar ganho x ruído para saber como estão os ISO das compactas em relação ao das SLR. Comparar apenas ganho é coparar apenas metade do pacote.

Sim eu fiz algumas outras comparações comparando sensores de mesma resolução, exemplo o da Sony de 14Mp APS (A350) com o de 14Mp da Nikon P6000 e da Canon G10. Dessa forma completamos o pacote, sinal-ruído. Certo?

E pensando nessa comparação abaixo, teríamos essa WX1 encostando em alguma DSLR das mais antiguinhas, tipo D40/D50, XT? Se realmente ela ganhar 02 pontos como estão anunciando.



Abaixo um melhor ainda comparando dois sensores de 10Mp, sendo que o sensor da compacta é quase do tamanho do sensor da WX1...com esse gráfico abaixo poderíamos concluir que ela terá um ISO100 próximo de um ISO200 de uma reflex, ou um ISO400 próximo do 800 da reflex e assim por diante (01 pontinho de diferença)....caramba.

« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 13:16:22 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 19:03:34 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2009, 20:09:50
Olha que interessante essa tecnologia da base da camera com a detecção de face.
http://www.youtube.com/watch?v=kYZZ8i5e-08


gbuarque

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2009, 23:09:13
Bem interessante.

Olha que interessante essa tecnologia da base da camera com a detecção de face.
http://www.youtube.com/watch?v=kYZZ8i5e-08


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2009, 20:42:00
Bem interessante.

Bem interessante, mas deve ser bem caro tambem. Eu achei o precinho dela salgado, chega ser U$100,00 acima da Sony W290 que eh a mais parecida com a WX1, eu lamento essa linha da Sony nao ter controles manuais.

Ate o momento nao achei nada de imagem...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2009, 22:38:47
Nossa, se isso funcionar mesmo, será incrível.
Mas com certeza será o olho da cara mesmo, será mais fácil contratar um fotógrafo para a festa rs


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:17:44
Nossa, se isso funcionar mesmo, será incrível.
Mas com certeza será o olho da cara mesmo, será mais fácil contratar um fotógrafo para a festa rs

Hehehe...boa.

Ele deve utilizar o detector de rosto e aí ele vai tentando enquadrar todos os rostos encontrados e no angulo que ele não encontrar rostos ele vai virando até achar....bem bolado o esquema, apesar de ser inutil pra quem gosta de fotinhos bem feitas.




dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #12 Online: 11 de Agosto de 2009, 09:43:39
Não gostei das imagens... (ainda) Não são comparáveis às reflex com 1 ponto de diferença. Acho que pode ser por conta das lentes Sony (ao invés das CZ).
Mesmo nas diurnas e ISO 160. ACHO que deve ser por conta das pequenas aberturas (ao menos na minha compacta da Sony em pequenas aberturas -menores que F/4,5 - as imagens ficam piores, mesmo em ISO 100).
Ela tem imagem boa para uma compacta, mas não chega perto (ainda) a uma reflex, mesmo das mais antigas (tipo D50 ou XT).
Bom, isso tudo na minha humilde opinião.
Eu esperava mais (quem sabe com uma CZ o que eu esperava se concretize?).


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2009, 09:47:46
Dei uma rapida olhada nessas imagens e não acredito por elas num ganho de 02 pontos de sensibilidade para um sensor de 1/2.4" (10Mp)...Tomara que essas imagens sejam fake.

Comparando com o baseline (Panasonic LX3) a diferença ainda é muito grande....eu acho.

Sony WX1


Panasonic LX3


Nikon D40 (minha referencia em RAW)




Ps. Por incrivel que parece uma das coisa que mais me incomoda é o ruído quando o céu está bem azul anil...rsrs
« Última modificação: 11 de Agosto de 2009, 09:58:43 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Agosto de 2009, 09:58:05
Não gostei das imagens... (ainda) Não são comparáveis às reflex com 1 ponto de diferença. Acho que pode ser por conta das lentes Sony (ao invés das CZ).
Mesmo nas diurnas e ISO 160. ACHO que deve ser por conta das pequenas aberturas (ao menos na minha compacta da Sony em pequenas aberturas -menores que F/4,5 - as imagens ficam piores, mesmo em ISO 100).
Ela tem imagem boa para uma compacta, mas não chega perto (ainda) a uma reflex, mesmo das mais antigas (tipo D50 ou XT).
Bom, isso tudo na minha humilde opinião.
Eu esperava mais (quem sabe com uma CZ o que eu esperava se concretize?).

Sim é verdade. :ok: Pelo Mkt da Sony ganhariamos 02 pontos de sensibilidade se comparado a um sensor de mesmo tamanho (1/2.4@10Mp), pegando como exemplo a Panasonic FZ28 (1.2.5@10Mp) e reduzindo 02 pontos ficaríamos exatamente a 01 ponto de uma reflex de entrada (DXOMARK)....também não achei todo esse ganho, pois nem mesmo na LX3 ela chegou perto, o que seria um ganho de 01 ponto somente.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2009, 10:01:21 por Leandro Federsoni »